10 coisas que você precisa saber sobre Sirius Black, de Harry Potter

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Sirius Black, de Harry Potter

Por Gus Fiaux

Sirius Black é um entre os diversos personagens da saga Harry PotterIntroduzido pela primeira vez em O Prisioneiro de Azkabanele se tornou muito querido pelos fãs ao longo da franquia, sendo interpretado nos cinemas por Gary Oldman. 

Agora, separamos algumas curiosidades que você precisa saber sobre o padrinho de Harry!

Imagem de capa do item

O que significa o nome Sirius?

Sirius foi o último descendente vivo da família Black, uma longa linhagem de bruxos que acreditavam na ideologia da dominação dos puro-sangue sobre trouxas. Como todos em sua família, o nome de Sirius tem origem nas estrelas.

Trata-se de uma grande estrela, também conhecida como "estrela do cão" - uma referência à sua forma como animago -, a mais brilhante da constelação Cão Maior. Todos os seus parentes também possuem nomes de estrelas, constelações ou galáxias, como Orion (seu pai), Andromeda (sua prima) ou Régulo (seu irmão).

Imagem de capa do item

A família de Sirius Black

Como dissemos anteriormente, Sirius pertence à família Black, uma das famílias mais tradicionais do mundo bruxo, que sempre acreditou no ideal de superioridade dos feiticeiros com puro-sangue. Isso fez com que, ao longo dos anos, eles casassem seus herdeiros com primos e parentes próximos.

Sirius é filho de Orion e Walburga Black, e irmão mais velho de Régulo. Como primas, ele possui três personagens importantes na franquia: Andromeda, a mãe de Ninfadora Tonks; Belatriz Lestrange, uma das mais importantes Comensais da Morte de Voldemort e Narcisa Malfoy, que é mãe de Draco Malfoy.

Imagem de capa do item

Grifinória

Black sempre teve uma personalidade muito diferente de sua família. Enquanto seus pais tinham completa repulsa por trouxas e por seus interesses, Sirius era justamente o oposto, nutrindo um interesse por motocicletas e garotas trouxas. Além disso, ele não era ambicioso como seus pais, mas era um rapaz extremamente corajoso e leal.

Quando foi mandado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, ele foi selecionado para a Grifinória, mesmo que toda sua família sempre tivesse pertencido à Sonserina. Em sua casa, ele tinha pôsteres e cartazes da Grifinória em seu quarto, para irritar seus pais e provar como era diferente do restante de sua família.

Imagem de capa do item

Marotos

Em Hogwarts, ele se uniu a três outros jovens bruxos: Remo Lupin, Pedro Pettigrew e Tiago Potter (que logo se tornou seu melhor amigo). Juntos, os quatro formaram um grupo popular conhecido como Os Marotos. Quando descobriram que Remo era um lobisomem que precisava se transformar todos os meses, eles estudaram para se tornarem animagos (bruxos que se transformam em animais).

Após longos anos, eles conseguiram. Sirius, mais precisamente, se tornava um grande cão negro e passou a atender pelo apelido "Almofadinhas". Nessa época do colégio, ele era um rapaz extremamente impulsivo e arrogante, o que fez com que ganhasse uma grande inimizade com Severo Snape.

Imagem de capa do item

Os Potter

Sirius sempre foi o braço direito de Tiago Potter. Aos dezesseis anos de idade, ele fugiu de casa e passou a morar junto com a família Potter. Anos depois da escola, quando Tiago se casaria com Lílian Evans, ele foi chamado para ser o padrinho de seu melhor amigo.

Black também foi escolhido pelo casal para ser o padrinho de Harry Potter, o jovem filho dos dois. Foi Sirius quem deu a primeira vassoura de brinquedo para Harry e sempre se provou um padrinho muito carinhoso e atencioso. Por isso, a morte de Tiago e Lílian foi um ponto vital que mudou sua vida para sempre.

Imagem de capa do item

Ordem da Fênix

Quando Voldemort começou a ascender ao poder, em meados da década de 70, boa parte da família Black mostrou apoio ao bruxo, principalmente devido ao seu gosto por artes das trevas e pelos ideias de superioridade racial. Contudo, Sirius sempre se mostrou contrário a esses ideais.

Por conta disso, ele se aliou à Ordem da Fênix durante a Primeira Guerra Bruxa, lutando diretamente contra Voldemort e seus seguidores. E isso nunca mudou, tanto que, mesmo após sua prisão e fuga de Azkaban, ele se juntou à Ordem novamente durante o prelúdio da Segunda Guerra Bruxa.

Imagem de capa do item

Régulo Arturo Black

Ao contrário dele, o irmão mais novo de Sirius, Régulo Arturo Black se tornou um aliado de Voldemort, entrando para a irmandade dos Comensais da Morte. Muito jovem, ele era um aliado fervoroso do vilão, que o incumbia de tarefas macabras e cruéis.

Com 18 anos, ele foi um dos primeiros a descobrir o segredo sobre as Horcruxes de Voldemort. Arrependido de tudo que fizera, ele levou o elfo doméstico Monstro para a caverna onde o vilão escondia o Medalhão de Slytherin e roubou o original, deixando uma cópia no lugar. Ali, ele pediu que Monstro fugisse, levando consigo a horcrux e tentasse destruí-la, enquanto ele próprio ficaria para trás e seria morto pelos Inferi que protegiam o artefato.

Imagem de capa do item

Prisão

Uma vez que Voldemort passou a perseguir Lílian e Tiago Potter devido a uma profecia vazada por Severo Snape, o casal precisou se esconder para fugir do vilão. Isso fez com que eles confiassem em Pedro Pettigrew como fiel do segredo para a localização de sua casa em Godric's Hollow.

Contudo, Pedro os traiu para Voldemort, que matou o casal. Ao descobrir a traição do amigo, Sirius foi atrás de Pettigrew, que forjou a própria morte dando a entender que fora o próprio Sirius que havia traído os Potter e o matado. Isso fez com que Sirius fosse levado à prisão de Azkaban, condenado à sentença perpétua, mesmo que fosse inocente.

Imagem de capa do item

Fuga

Sirius quase ficou louco em Azkaban, atormentado pela presença dos Dementadores. Contudo, a certeza de sua inocência fez com que ele pudesse resistir e continuar se transformando em um cão - o que fazia com que ele não fosse detectado pelos guardas da prisão. Certa vez, ele recebeu um jornal do próprio Ministro da Magia e reconheceu Pedro Pettigrew em sua forma animal ao lado da Família Weasley em uma fotografia na primeira página.

A partir daí, ele desviou todos os seus esforços para fugir da prisão, se tornando o primeiro bruxo conhecido a fazer isso (embora Bartô Crouch Jr. já tivesse fugido antes). Fugindo pela Inglaterra, ele foi atrás de Pedro em Hogwarts e reencontrou Harry no processo, contando toda a verdade a ele.

Imagem de capa do item

Morte e Herança

Após sua fuga, Sirius foi inocentado por Alvo Dumbledore, embora a única prova que pudesse inocentá-lo perante ao Ministério (o próprio Pedro) tinha fugido. Isso fez com que ele retornasse ao Largo Grimmauld, nº 12, a mansão de sua família e vivesse em segredo. Nessa época, ele se uniu mais uma vez à Ordem da Fênix.

No verão de 1996, ele foi resgatar Harry no Departamento de Mistérios e enfrentou diversos Comensais da Morte. Durante o conflito, ele foi assassinado por sua prima, Belatriz Lestrange. Como herança, ele deixou todas as suas posses para Harry, incluindo sua casa e o elfo doméstico que cuidava dela, Monstro.