10 coisas que você precisa saber sobre Scott Lang, o Homem-Formiga!
10 coisas que você precisa saber sobre Scott Lang, o Homem-Formiga!
Criminoso ou herói… todos amam ele!
Enquanto Hank Pym pode ser o Homem-Formiga mais lembrado das HQs, é justamente Scott Lang que está estampando o manto do herói no Universo Cinematográfico da Marvel, assim como nos quadrinhos mais recentes da Casa das Ideias.
O herói tem uma história de origem e uma jornada bem diferente de seu antecessor, e é uma figura adorada pelos fãs, mostrando o potencial que a “Família-Formiga” tem nos quadrinhos. Então, se você ainda não o conhece, aqui vão 10 coisas que você precisa saber sobre Scott Lang!
Créditos: Divulgação
Primeira aparição e criadores
Surgido nos quadrinhos em 1979, Scott Lang apareceu pela primeira vez em Avengers #181, de março. Contudo, ele não chegou de cara já como Homem-Formiga. Sua estreia "heroica" se deu apenas no mês seguinte, nas páginas de Marvel Premiere #47.
O herói é uma co-criação de David Micheline, um autor famoso por revistas dos Vingadores e do Homem de Ferro, junto com John Byrne, o icônico desenhista de HQs. Juntos, eles definiram sua personalidade, história de origem e até mesmo seu papel como o segundo Homem-Formiga.
Quem é?
Uma vez um brilhante engenheiro eletrônico, Scott Lang começou a sofrer vários revezes em sua vida profissional, e acabou ficando desempregado. Desesperado pelo bem-estar de sua filha, Cassie, ele acabou se tornando um ladrão, o que fez com que ele fosse preso e acabasse divorciado de sua esposa, Peggy Rae.
Quando ficou livre da cadeia, ele tentou se tornar um homem melhor, e chegou a conseguir um emprego nas Indústrias Stark. Porém, quando sua filha foi diagnosticada com uma séria doença cardíaca, ele roubou a roupa original do Homem-Formiga, para poder salvar um médico que estava sendo feito de refém por um vilão, para que ele pudesse ajudá-lo.
Primeiras desventuras
Hank Pym, o Homem-Formiga original, descobriu toda a história enquanto investigava o sumiço de seu traje. Na época, ele havia se tornado o Jaqueta Amarela, e se compadeceu pela história de Scott, permitindo que ele ficasse com o traje, sob a condição de que usaria seus talentos para o bem e não retornaria para a vida criminosa.
Assim sendo, nascia a segunda encarnação do Homem-Formiga. Aos poucos, Scott se tornou mais reconhecido no meio heroico, chegando a se tornar aliado do Quarteto Fantástico. Ele foi convidado para integrar os Heróis de Aluguel e os Vingadores. Anos depois, Lang também teve um breve relacionamento com Jessica Jones.
Homem-Formiga: A Queda
Contudo, a felicidade do herói não durou muito tempo. Após uma visita à Mansão dos Vingadores que acabou colocando Cassie em perigo, ele se envolveu em uma difícil batalha judicial com sua ex-esposa pela custódia da criança. Posteriormente, Cassie também foi sequestrada por um vilão, mas acabou sendo resgatada pelo Valete de Copas, que morreu na missão.
Enquanto fazia parte dos Heróis Mais Poderosos da Terra, ele foi uma das primeiras vítimas do surto da Feiticeira Escarlate em Vingadores: A Queda. Sua morte foi ainda mais trágica, já que ele acabou sendo explodido pelo Valete de Copas, que havia "milagrosamente" voltado dos mortos.
Ressurreição
Anos depois, durante a Cruzada das Crianças, Scott Lang acabou retornando dos mortos de uma forma surpreendente: através de viagem no tempo. Para seu espanto, ele foi resgatado por ninguém menos que sua filha, que havia se tornado a Estatura e se juntado aos Jovens Vingadores.
Porém, mais uma vez, sua alegria não durou muito. Pouco depois de ter sido trazido para a linha temporal presente, ele acabou testemunhando a morte de Cassie Lang pelas mãos do Doutor Destino, furioso com a libertação da Feiticeira Escarlate. Mais uma vez, ele caía em desgraça, dessa vez sem seu bem mais precioso no mundo.
De volta à ativa: Fundação Futuro
Aos poucos restaurando sua vida heroica, Scott teve que se livrar de sua depressão e se juntar novamente a outras equipes de super-heróis. Ele aproveitou essa decisão para integrar brevemente os Defensores, jurando se vingar do Doutor Destino pela morte de sua filha.
Isso ficou ainda mais nítido quando ele integrou a Fundação Futuro, um grupo de substitutos do Quarteto Fantástico quando a equipe estava presa em outra realidade. Nessa época, ele chegou a nutrir um relacionamento com sua colega de equipe, Darla Deering, e também derrotou Victor Von Doom, o que tirou um grande peso de seus ombros.
Soluções de Segurança do Homem-Formiga
Meses depois, a vida de Scott Lang tomaria outro rumo inesperado. Durante a saga EIXO, vários heróis passaram a ser vilões e vice-versa. Motivado por sua nova jornada heroica, o Doutor Destino usou seus poderes para ressuscitar Cassie Lang, o que deixou Scott muito alegre. Contudo, sua vida profissional mais uma vez não ia muito bem.
Assim, ele acabou fundando as Soluções de Segurança do Homem-Formiga: uma empresa formada apenas por ex-vilões de quinta categoria que, assim como ele, queriam uma vida melhor. Contudo, várias traições internas acabaram fazendo o projeto falir. Por outro lado, ele virou parceiro de combate de Cassie, que assumiu um novo título heroico: Ferroada.
Novas aventuras
Meses sem nenhuma grande aventura em seu currículo, Scott foi vítima dos efeitos do Império Secreto. Ele chegou a mandar sua filha para a França, para que ela ficasse segura. Porém, quando a HIDRA ameaçou a menina, ele traiu os Vingadores, o que resultou em um grande atentado terrorista. Posteriormente, ele acabou sendo perdoado pela equipe.
Entretanto, o próprio Scott teve problemas em lidar com a culpa. Envergonhado por suas ações, ele deixou a Terra e se juntou aos Guardiões da Galáxia, e participou de algumas missões da equipe espacial. Mais recentemente, ele retornou ao planeta e junto da nova Vespa - Nadia Van Dyne -, se envolveu em uma missão no Microverso.
Poderes e habilidades
Em termos de habilidades, Scott Lang possui todos os poderes que o Homem-Formiga original possuía: alteração de tamanho, além do controle de formigas, que é acessado através do capacete do herói. Diferente de Hank Pym, no entanto, ele não é nenhum gênio, e possui uma inteligência "comum".
O que mais diferencia os dois heróis é a forma como seus poderes são acessados. Scott é capaz de encolher graças ao seu traje, que possui alguns dispositivos especiais equipados com as cápsulas de Partículas Pym. Já Hank precisava inalar um gás ou substância para poder encolher, em suas histórias originais.
No cinema
Scott Lang é o protagonista da série de filmes do herói diminuto no Universo Cinematográfico da Marvel. Ele é interpretado por Paul Rudd, um astro da comédia, e já apareceu em três longas-metragens: Homem-Formiga, Capitão América: Guerra Civil e, mais recentemente, Homem-Formiga e a Vespa.
Sua história de origem é mais ou menos similar com a das HQs. Aqui, no entanto, sua filha não sofre de nenhum problema cardíaco, e em vez de roubar o traje de Hank Pym por opção, ele é "atraído" pelo próprio cientista, para que possa realizar uma missão e derrotar o Jaqueta Amarela, um impiedoso rival de Hank que havia roubado sua tecnologia de encolhimento.