10 Coisas que você precisa saber sobre Sakura Card Captors!
10 Coisas que você precisa saber sobre Sakura Card Captors!
Sakura Card Captros foi muito aclamado por uma geração quando passou na TV Brasileira e agora ele foi publicado na Netflix dos EUA, o que indica que, muito em breve, ele pode vir para o catálogo brasileiro. Então, por isso, vamos lembrar algumas curiosidades sobre o anime.
De família
Por mais que tenhamos acompanhado as aventuras da pequena Sakura, o cargo de Card Captor é algo que já está na família da personagem há um tempo. O avô da Sakura (pai da Nadesiko) já foi um card Captor. Esses poderes foram para a mãe dela, que embora não tenha sido uma Card Captor, tinha poderes mágicos. É por isso que seus filhos (Toya e Sakura) podem usar a magia.
Cortes na TV Brasileira
Assim como praticamente todo anime que passou na TV aberta no Brasil, Sakura Card Captors sofreu alguns cortes. Por exemplo: ao final de cada episódio do anime, no Japão, existia um segmento chamado “Kero-chan ni Omakase” que significa algo como “Deixe com Kero” (aqui usaram “Seção Kero”). Nele Kero descreve alguns objetos dos episódios. Outro segmento que foi cortado no Brasil é uma pequena animação que aparece antes dos comerciais. Porém, esqueceram de tirá-la no segundo episódio. Alguns desses segmentos foram exibidos no Brasil quando o anime foi para o Cartoon Network.
Mudanças nos EUA
Se você acha que esses cortes no Brasil foram desnecessários, nos EUA a empresa que trouxe a série para o país, fez vários cortes e modificações. Pra você ter uma ideia, o anime começou a ser exibido a partir do episódio 8 e pularam vários episódios. Mudaram vários nomes, como Yukito Tsukishiro para Julian Star, Tomoyo Daidouji para Madison Taylor, Kaho Mizuki para Layla Mackenzie, Sakura Kinomoto para Sakura Avalon. A justificativa deles foi que os cortes foram feitos para se adequar ao público americano e os nomes foram alterados para facilitar a pronúncia
Jogos
O anime fez bastante sucesso no mundo todo e, por conta disso, obviamente, recebeu um bom número de jogos de videogame. No total são 10 jogos.
2 de Game Boy Color: Cardcaptor Sakura: Forever with Sakura-chan e Cardcaptor Sakura: Tomoe Elementary School Battle Athletes.
3 de Playstation: Animetic Story Game 1: Cardcaptor Sakura, Cardcaptor Sakura: Clow Card Magic e Tetris with Cardcaptor Sakura: Eternal Heart.
2 de Gameboy Advanced: Cardcaptor Sakura: Sakura Card Mini-Game e Cardcaptor Sakura: Sakura Card Edition: Sakura Card and Friend).
Cardcaptor Sakura: Tomoyo's Video Battle para Dreamcast Cardcaptor Sakura: Play with Sakura-chan para Playstation 2 e Cardcaptor Sakura: Sakura and the Mysterious Clow Card para WonderSwan.
Publicação
Sakura Card Captors foi criado pelo grupo CLAMP. A editora também é responsável por outros mangás e animes famosos aqui no Brasil, como, por exemplo, Guerreiras Mágicas de Rayearth. Ela foi publicada na revista Nakayoshi, com 12 volumes, de 1996 a 2000. Foi o estúdio Madhouse, que transformou o mangá em anime somando 70 episódios (divididos por três temporadas), 2 filmes e 3 especiais (OVA).
Syaoran Card Captors
Vocês lembram quando eu havia dito que, nos EUA, a empresa responsável pela distribuição fez alguns cortes no anime? Foi muito mais do que isso. A Nelvana adaptou toda a série, mudando sua cronologia, enredo, trilha sonora e foi resumida a 39 episódios. Ela foi rebatizada de Cardcaptors e seu foco principal seria no personagem Syaoran, visto que a empresa queria atingir o público masculino.
As Cartas Clow
As cartas são objetos criados pelo Mago Clow, mas de certa forma, elas são como seres vivos possuidores de um grande poder mágico onde cada uma delas possui apenas um tipo de poder. Quando o mago veio a falecer, ele confinou as cartas em um livro e botou seus dois guardiões para tomar conta do livro, Kerberus e Yue.
Assuntos "adultos" sutis
Mesmo sendo um anime que passou em TV aberta, Sakura Card Captors tinha alguns temas abordados que podem ser considerados um pouco "adultos" aqui no ocidente. Mas esses temas eram tratados de maneiras muito sutis, que as crianças praticamente não perceberam, como o interesse homoafetivo de Tomoyo em Sakura ou de Yukito em Toya.
Nomes
Você já parou para pensar o significado dos nomes de cada personagem presente em Sakura Card Captors?
Sakura Flor de cerejeira
Toya Flor de pessegueiro
Yukito Tsukishiro Coelho de neve do castelo da lua
Nadeshiko (Mãe da Sakura) Flor de roseira
Yue Lua (em chinês)
Nakuru Akizuki Lua vermelha (em chinês)
Shaoran Pequeno lobo (em chinês).
Dubladores
Assim como em muitos animes famosos no Brasil, o público é muito apegado às vozes brasileiras entregues aos personagens pela equipe de dublagem no Brasil. Você conhece os principais dubladores que participam de Sakura Card Captors no Brasil?
São eles: Sakura – Daniela Piquet Touya – Vagner Fagundes Tomoyo – Bullara Shaoran – Fábio Lucindo Kero/Kerberus – Ivo Roberto Yukito Tsukishiro/Yue – Rodrigo Andreatto