10 coisas que você precisa saber sobre as Relíquias da Morte

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre as Relíquias da Morte

Por Gus Fiaux

No Mundo Bruxo de J.K. Rowling, as Relíquias da Morte são objetos lendários que carregam consigo um extremo poder, capaz de superar a própria morte.

Elas são o ponto central do sétimo livro da saga e também possuem importância na franquia Animais Fantásticos e, aqui, separamos alguns fatos e curiosidades sobre os três objetos encantados.

Imagem de capa do item

O Conto dos Três Irmãos

A maior fonte a respeito da história das Relíquias da Morte se encontra em Os Contos de Beedle, o Bardo, um livro infantil para crianças bruxas. Nele, há O Conto dos Três Irmãos, que narra a história de três irmãos bruxos que, certo dia, ao criarem uma ponte para cruzar um rio, se deparam com a encarnação da própria Morte.

A Morte, irada por não ter conseguido afogar os três irmãos, mas astuta, oferece um presente a cada um deles, de acordo com suas próprias escolhas. Embora essa seja a lenda, Alvo Dumbledore acredita que as Relíquias foram desenvolvidas pelos próprios irmãos e todo o resto é parte de uma construção mítica acerca da família e dos objetos.

Imagem de capa do item

Antíoco Peverell

O primeiro irmão a ganhar algo foi Antíoco Peverell. Sendo o mais velho e o mais impulsivo dos três, pediu por uma varinha que fosse capaz de aniquilar qualquer inimigo. A Morte então arrancou um galho de árvore próximo e o encantou, formando a Varinha das Varinhas.

Quando os irmãos se separaram, Antíoco visitou uma vila bruxa, onde matou um feiticeiro com quem teve uma discussão uma vez. Ele então se gabou do poder da varinha, o que gerou rumores e inveja entre os habitantes locais. Certa noite, ao dormir, a sua garganta foi cortada e a varinha, roubada, gerando um legado de morte para seus donos.

Imagem de capa do item

Cadmo Peverell

O segundo irmão se chamava Cadmo Peverell e era o mais arrogante dos três. Segundo a lenda, ele quis humilhar ainda mais a Morte e pediu por um objeto que fosse capaz de trazer de volta à vida pessoas que já morreram. A Morte, por sua vez, ajoelhou-se e pegou uma pedra da margem do rio, transformando-a na Pedra da Ressurreição.

Cadmo então voltou para sua casa e tentou ressuscitar sua amada, que havia morrido recentemente. A mulher voltou, porém, apesar de ressuscitada, ela não pertencia mais ao mundo dos vivos, o que enlouqueceu Cadmo, que acabou se suicidando. A Pedra, por sua vez, começou a passar pelas gerações de seus descendentes.

Imagem de capa do item

Ignoto Peverell

O mais novo dos irmãos era também o mais sábio. Ignoto Peverell ficou desconfiado da "bondade" da Morte e pediu apenas um meio de fugir dela sem ser notado. A entidade rasgou um pedaço de sua própria capa e deu ao irmão, criando assim uma Capa de Invisibilidade resistente e que não se desgastava, como outras capas que usavam feitiços.

Por muitos anos, Ignoto fugiu da Morte usando a Capa. Quando chegou a uma idade avançada, ele deu a capa ao seu filho e partiu junto com a Morte, recebendo-a como uma velha amiga - aliás, ele foi enterrado em Godric's Hollow, no mesmo cemitério que as famílias de Harry e Dumbledore. Desde então, a Capa é passada de pai para filho.

Imagem de capa do item

Varinha das Varinhas

A Varinha das Varinhas é um objeto curioso, por muitos fatores. Primeiramente, ela é composta por madeira de sabugueiro, que é considerada uma árvore que traz azar na fabricação de varinhas. Além disso, seu núcleo é diferente das demais varinhas, tendo como base pelos de testrálios, criaturas que só podem ser vistas por quem já viu alguém morrer.

Ao longo da história, a Varinha ganhou um legado sangrento, já que seus donos sempre eram mortos por quem desejava tê-la. Com o passar dos tempos, ela chegou a ser de Gregorovitch, Grindelwald, Alvo Dumbledore, Draco Malfoy e Harry Potter, embora tenha caído nas mãos de Voldemort após a morte de Dumbledore - ainda que ele não possuísse sua lealdade.

Imagem de capa do item

Pedra da Ressurreição

A Pedra da Ressurreição é possivelmente a mais traiçoeira das Relíquias, uma consequência da arrogância de Cadmo ao desejar humilhar a Morte. Após diversas gerações, a Pedra caiu nas mãos de Servolo Gaunt, que a colocou em um anel.

Voldemort, que não conhecia ou não tinha interesse em todas as Relíquias - apenas na Varinha das Varinhas - acabou usando o anel de seu avô como uma de suas horcruxes e, anos depois, ela foi destruída por Alvo Dumbledore, que passou a Pedra para Harry.

Imagem de capa do item

Capa da Invisibilidade

Não é difícil encontrar capas de invisibilidade no mundo bruxo. Algumas são feitas com feitiços de desilusão e isso faz com que, com o tempo, elas percam sua utilidade. Entretanto, a Capa da Invisibilidade de Ignoto sempre foi potente o suficiente e nunca teve defeitos como outras capas. Ela passou de geração em geração aos descendentes do irmão mais novo.

Após longos anos, ela caiu nas mãos de Tiago Potter, que por algum motivo, a emprestou para Alvo Dumbledore pouco antes de morrer - embora Dumbledore não precisasse de capas ou feitiços para ficar invisível - e o diretor de Hogwarts deu a Capa de presente para Harry no seu primeiro Natal na escola.

Imagem de capa do item

Gerardo Grindelwald

Embora boa parte da comunidade bruxa pensasse que as Relíquias da Morte eram apenas objetos de um conto infantil, alguns feiticeiros realmente pensaram na possibilidade dos artefatos existirem e alguns partiram em busca delas. O mais famoso deles foi Gerardo Grindelwald, que fez da jornada pelas Relíquias a meta de sua vida, chegando a por as mãos na Varinha das Varinhas.

Grindelwald se tornou tão obcecado com essa busca que o símbolo das Relíquias da Morte ficou diretamente ligado com a história do bruxo, de uma forma similar a que a suástica se tornou um símbolo do nazismo apesar de sua conotação histórica. Esses pontos devem ser mais abordados nos próximos filmes de Animais Fantásticos.

Imagem de capa do item

Senhores da Morte

Em toda a saga do Mundo Bruxo, só se conhece duas pessoas que foram donos das três Relíquias da Morte. O primeiro deles foi Alvo Dumbledore, que chegou a possuir a Varinha das Varinhas e a Capa da Invisibilidade ao mesmo tempo - embora a Capa fosse emprestada e, portanto, não era sua - e anos depois, a Pedra da Ressurreição.

O segundo a conseguir a façanha foi o próprio Harry Potter, que por sua vez, chegou a ser o Senhor da Morte, ainda que não pudesse ter unido as três Relíquias ao mesmo tempo - ele descartou a Pedra da Ressurreição horas antes de conseguir a Varinha das Varinhas, embora a lealdade dela já fosse sua.

Imagem de capa do item

Descendentes dos Peverell

Curiosamente, vale notar uma coisa: Tanto Harry quanto Voldemort são descendentes diretos dos Peverell. Harry veio da linhagem de Ignoto, recebendo a Capa da Invisibilidade de seus ancestrais e Voldemort, por sua vez, era descendente de Cadmo, que deu origem à família dos Gaunt.

Há uma teoria curiosa que relaciona Harry, Voldemort e Snape aos três irmãos. Voldemort era como Antíoco, morrendo por sua sede de poder. Snape, assim como Cadmo, perdeu a vida por amor, e Harry, da mesma forma que Ignoto, cumprimentou a Morte como uma velha amiga.