10 Coisas que você precisa saber sobre a Psylocke!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre a Psylocke!

Por Leo Gravena

Comumente negligenciada pelos escritores, Psylocke é uma favorita dos fãs e se destaca ao mostrar um diferenciado set de habilidades. Conheça aqui mais sobre a personagem.

Imagem de capa do item

Origem

Irmã do Capitão Britânia, Elizabeth “Betsy” Braddock era uma modelo inglesa com habilidades precognitivas. Quando ela passou a começar a ter pequenos flashes do futuro, passou a trabalhar para a divisão psíquica do S.T.R.I.K.E., uma versão inglesa da S.H.I.E.L.D. tendo algumas aventuras como tentar se infiltrar no Clube do Inferno e salvar diversos agentes psíquicos de um serial killer.

Algum tempo depois, Brian Braddock, o irmão gêmeo de Betsy, conheceu uma mutante, se apaixonou e decidiu abandonar o manto de Capitão Britânia para sua irmã, que recebeu seus poderes e tomou seu lugar. Contudo, Betsy acaba enfrentando o Mestre dos Assassinos que a derrotou brutalmente e a cegou. Brian - devido a telepatia de Betsy e uma ligação especial que ambos têm - percebeu que sua irmã estava em perigo, correu até o local e matou o vilão. Porém Betsy já estava cega.

Ela recebeu a proposta de usar glóbulos oculares robóticos, porém preferia confiar em sua telepatia. Foi pedida em casamento por Gabriel, outro agente da STRIKE com quem estava namorando por um tempo. Eles decidiram ir para os alpes suíços e descansar, antes de voltar e planejar o casamento.

Imagem de capa do item

Psylocke

Contudo, Betsy não conseguiu realmente descansar, já que ela foi sequestrada por Mojo e Espiral assim que chegou nos Alpes. Os vilões deram a ela novos olhos artificiais, e Mojo passou a controlar Betsy psiquicamente, a transformando na estrela de seu novo reality show e dando a ela o nome de “Psylocke”. Após ser resgatada pelos Novos Mutantes, Betsy decidiu ficar na Mansão de Xavier.

Após um tempo nos X-Men, Psylocke ganha uma armadura especial de Wolverine, ajuda Vampira a lidar com a mente de Carol Danvers que está em seu corpo, posa nua para Colossus. Porém, após uma missão, Betsy tem uma premonição de que, se a equipe voltar para sua base na Australia, serão mortos pelo grupo de vilões “Carniceiros”. Betsy usa seus poderes para convencer seus colegas de equipe a usarem o “Portal do Destino”, que julga a vida e concede uma segunda chance para quem atravessá-lo.

Imagem de capa do item

Lady Mandarim

Após passar pelo portal, os membros da equipe se encontram em diferentes locais do mundo, cada um sem memória do que aconteceu. Psylocke, contudo, foi quem teve a maior mudança. Já que, após isso, a personagem nunca mais seria, física e psicologicamente, a mesma.

Psylocke acorda sem memórias em uma praia na China e é encontrada por Mats’uo Tsurayaba, que pretende trocar a mente de Psylocke com a de sua amante, Kwannon, que está em um coma após um acidente. E isso causa, até hoje, muitas questões entre os fãs. Mats’uo queria que apenas as mentes fossem trocadas, porém ele pediu a ajuda de Espiral, que louca de ódio por Betsy, decidiu fazer uma pequena brincadeira e misturou o corpo e mente de ambas. Criando dois novos corpos, cada um com características psíquicas e físicas das duas. Além de semelhantes (não idênticas), elas dividiam os poderes telepáticos de Psylocke e as habilidades de combate de Kwannon.

Psylocke passou a ser controlada mentalmente e adotou o título de “Lady Mandarim”, pois Mats’uo acreditava que ela era a verdadeira Kwannon. Psylocke foi resgatada por Wolverine e Jubileu, que encontraram a moça em suas aventuras no oriente e a livraram do controle mental. Assim, Betsy retornou para os X-Men

Imagem de capa do item

Romances

De volta para os X-Men, Psylocke entrou para a “equipe Azul”, liderada por Ciclope e ficou atraída por ele, passando a flertar com o líder. Betsy chegou até mesmo a influenciar Scott em um baixo nível, fazendo com que eles dividissem um beijo. Quando Jean foi confrontá-la, Psylocke a esfaqueou com uma de suas adagas-psíquicas.

Após um tempo, Betsy passou a ter um romance com o X-Men original, Anjo. O romance durou até Betsy começar a ter sentimentos pelo Pássaro Trovejante. Quando voltou para a X-Force, Betsy e Warren, o Arcanjo, voltaram a ter um relacionamento, até Warren perder todas as suas memórias. Após isso, Betsy passou a ter um romance com Fantomex e suas diversas versões... E as coisas não ficaram muito boas para a moça - no quesito relacionamentos - a partir dali. E é melhor acabar esquecendo todo o segundo volume da Fabulosa X-Force.

Imagem de capa do item

Enfrentando o Passado

Pouco após seu flerte com Scott, Kwannon encontrou Psylocke na Mansão e lutou com a moça. Kwannon dizia ser a verdadeira Betsy Braddock. Na troca, aparentemente, Kwannon ficou com mais características ocidentais, enquanto Betsy acabou ficando com mais características orientais. O que fez com que algumas pessoas realmente acreditassem em Kwannon.

Kwannon se tornou uma X-Men, chamada Revanche, porém morreu logo após, sendo infectada pelo vírus Legado.

Imagem de capa do item

Morte e Ressureição

Em uma missão na Espanha, Psylocke foi morta pelo vilão Vargas. Após um ano, Betsy retorna, no mesmo local. Aparentemente, o irmão mais velho dela e de Brian, Jamie Braddock a trouxe de volta a vida para que ela o ajudasse a derrotar o “Primeiro Cadente”, uma poderosa criatura cósmica.

Após o evento, ela acabou se juntando aos Exilados, lutou em diversas diferentes dimensões e foi trazida para a terra-616 pela Rainha Vermelha. E após derrotar ela e a “Irmandade das Mutantes” ela volta para os X-Men

Imagem de capa do item

Fabulosa X-Force

Após Ciclope ordenar o fim da X-Force, Wolverine decide criar uma nova equipe, com menos membros e mais mortífera. Eles lutam contra um ressurgido Apocalipse e Betsy volta a ter um relacionamento com Warren. Porém o Arcanjo acabou entrando em contato com uma semente do Apocalipse, que junto da semente da Morte em seu corpo, fez com que ele, aos poucos, fosse se tornando um novo Apocalipse.

Betsy acabou esfaqueando e matando Warren com uma semente da vida Celestial. Após ficar de luto pelo amor de sua vida, Betsy descobre que Warren voltou dos mortos, porém sem qualquer memória do que aconteceu. Ela tenta voltar a ter um relacionamento, porém desiste quando percebe que a pessoa que ela amava, se foi para sempre.

Imagem de capa do item

A Cabra

Fantomex e Psylocke foram sequestrados pela Corporação dos Capitães Britânia e levados para o “Otherworld”. A X-Force foi em busca dos dois e a equipe acabou descobrindo que o Otherworld estava sendo invadido por forças interdimensionais que pretendiam usar o poder no local para destruir o multiverso.

Betsy e Brian acabaram descobrindo que o culpado de tudo era Jamie, seu irmão mais velho que estava sendo manipulado por Horoam’ce, uma cabra diabólica e maligna que pretendia destruir todo o Multiverso. Brian, como Capitão Britânia, estava lutando com Jaime e Betsy disse que o irmão deles já estava condenado, e a única maneira de salvar milhões de almas seria o matando. Brian não conseguiu fazer isso, então Psylocke controlou o corpo do Capitão Britânia e quebrou o pescoço do próprio irmão, dando fim a estranha e emotiva história. Betsy não ficou nada feliz e disse a Brian que:

“Milhões de almas estavam sendo consumidas a cada segundo. Não havia outro jeito e você sabia disso. Mas você me fez fazer aquilo. Para que você pudesse continuar sendo o cara bonzinho”

Imagem de capa do item

Abandonando a X-Force

Após os eventos no “Otherworld”, Psylocke diz para Wolverine que ela vai sair da equipe. Porém, antes mesmo que possa assinar a carta de demissão, ela é sequestrada pelo Rei das Sombras, é mandada pro futuro. Volta para o presente, é mandada pra Genosha, luta novamente com o Rei das Sombras, a Irmandade dos Mutantes e salva Evan de se tornar o Apocalipse.

Quando Fantomex é dividido em três, ele descobre que o time acabou, ele e Psylocke se beijam. Seis meses depois, Betsy volta para a escola, já que seu relacionamento com Fantomex acabou de forma misteriosa.

Imagem de capa do item

Fabulosa X-Force Vol. 2

Vamos fingir que isso nunca aconteceu. A Marvel, pelo menos, está fingindo. Porque a trama era ruim, a arte interior era ruim, o texto era simplesmente péssimo. Mas se você quer ver Psylocke pegando a “irmã/Clone” de Fantomex, assaltando bancos, tentando matar Espiral, ajudando um cara que tentou matar um bebê por anos e basicamente não sendo a Psylocke que você sempre conheceu. Aqui é um bom lugar.

A revista, contudo, não foi de todo o mal: Psylocke ganhou um ótimo novo uniforme - criado pelo Kris Anka - além da capa ao lado, com Betsy sendo tatuada - também obra do fantástico Kris Anka.

Imagem de capa do item

Poderes

Quando Jamie Braddock trouxe Betsy de volta dos mortos, ele a trouxe de uma forma “melhor”, já que Jamie tinha a habilidade de alterar a realidade através de “linhas invisíveis”.

Ao fazer isso, Psylocke perdeu algum de seus poderes e ganhou outros. Seu potencial foi liberado totalmente pela Jean Grey da “Era do Apocalipse” e Betsy, atualmente possui telecinese, que a permite criar armas, campos de força e aumentar seu potencial físico; e uma telepatia tão poderosa que se assemelha a de Emma Frost e Jean Grey; além de ser uma mutante Ômega.

Mesmo tendo perdido seus dons precognitivos, ela vez ou outra tem um sonho com pequenos flashes do futuro.

Imagem de capa do item

Filmes

Psylocke também apareceu em X-Men: Apocalipse. No filme, a personagem foi uma das Cavaleiras do Apocalypse, porém, não teve muito destaque.

Segundo os rumores, ela também deve aparecer em X-Men: Fênix Negra.