10 Coisas que você precisa saber sobre Poder Sem Limites!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre Poder Sem Limites!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Sinopse

Primeiramente, a história.

Andrew (Dane DeHaan) é um garoto tímido e problemático que vive com sua mãe adoecida e seu padrasto abusivo. Ele e seu primo Matt (Alex Russell) decidem ir para uma festa, onde encontram Steve (Michael B. Jordan), candidato à presidência do grêmio estudantil de sua escola. No meio da festa, os três rapazes descobrem um poço nos arredores do local onde estavam, e ao adentrarem lá, encontram um objeto que lhes dá poderes especiais.

Como quaisquer adolescentes normais, eles passam a utilizar poderes de formas irresponsáveis... Mas até quando isso acabará tendo graves consequências?

Imagem de capa do item

Direção

Esse foi o filme de estreia de Josh Trank como diretor. O rapaz já tinha servido como editor e ator em filmes anteriores, mas foi aqui que ele fez sua grande estreia e chamou atenção do mundo.

Logo após isso, a Fox o contratou para dirigir o reboot cinematográfico do Quarteto Fantástico.

Imagem de capa do item

Roteiro

O roteiro saiu pelas mãos de Max Landis, baseado num argumento do próprio Landis em parceria com Trank.

Antes de Chronicle, o rapaz só havia escrito um episódio da série Antologia do Medo. Atualmente, ele está envolvido em projetos independentes com grande potencial, como Me Him Her e American Ultra.

Imagem de capa do item

Continuação

Depois do estrondoso sucesso do filme, a Fox contratou Landis para escrever o roteiro de uma continuação, que supostamente seria focada no mistério por trás do objeto que deu poderes aos personagens principais.

Entretanto, a Fox assumidamente não ficou contente com o roteiro e o descartou, retirando Landis do projeto e passando o encargo do roteiro para as mãos de Jack Stanley, um rapaz novato no ramo.

Imagem de capa do item

O Duende...

O filme é claramente inspirado em histórias de super-heróis. E depois que Dane DeHaan despontou no papel vilanesco de Andrew, não é surpresa que ele tenha sido chamado para outro papel em filmes de heróis.

Assim sendo, em 2013, o ator foi contratado para interpretar Harry Osborn, o Duende Verde de Espetacular Homem-Aranha 2.

Imagem de capa do item

... e o Tocha

Já Michael B. Jordan foi aproveitado em outro papel igualmente importante: ele é atualmente o Tocha Humana do reboot de Quarteto Fantástico. E tudo isso porque Trank insistiu pelo elenco que queria.

O próprio Miles Teller (atual Senhor Fantástico) chegou a fazer audições para um papel não especificado no filme.... E bem, só falta o Alex Russell despontar em algum filme de heróis...

Imagem de capa do item

Sucesso comercial

Do ponto de vista financeiro, Chronicle é um sucesso. Sua bilheteria gira em torno de 126 milhões mundialmente. Pouco? Em um mundo de blockbusters, sim....

Porém, o filme custou "apenas" 12 milhões. O seu retorno foi bem maior do que o esperado.

Imagem de capa do item

Fotografia

O filme é feito no estilo found-footage. Isto é, ele é todo gravado através de câmeras dentro do filme. Sabe, como em Atividade Paranormal e A Bruxa de Blair?

Porém, apesar de algumas cenas exageradas, muito da fotografia faz sentido. Quando os personagens desenvolvem poderes telecinéticos, a câmera passa a flutuar ao seu redor, gerando uma naturalidade muito maior. E a grande sequência de luta foi apresentada como se tivesse sido gravada por curiosos e por câmeras de vigilância.

Imagem de capa do item

Sucesso de família

Max Landis, escritor do filme, é filho de ninguém menos que John Landis, famoso cineasta, especialmente no ramo de horror. Seus filmes incluem Twilight Zone: The Movie e Um Lobisomem Americano em Londres. Ele também já fez papéis menores, inclusive aparecendo em Homem-Aranha 2.

Porém, seu trabalho mais notável deve ser o curta-metragem/clipe de Thriller, de MIchael Jackson.

Imagem de capa do item

Confinamento

O diretor Josh Trank obrigou Dane DeHaan, Alex Russell e Michael B. Jordan a passarem quinze dias confinado em uma casa para que criassem um verdadeiro vínculo, de modo que sua amizade no filme fosse a mais palpável possível.

E não é só isso. Dane DeHaan chegou a se casar com uma das atrizes do filme. No longa, a moça protagoniza uma constrangedora cena com Andrew após uma festa.