10 Coisas que você precisa saber sobre Overwatch!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre Overwatch!

Por Mike Sant'Anna
Imagem de capa do item

Lore

Overwatch se passa na Terra em um futuro próximo, anos após o fim da crise global "Omnic". Essa crise colocou a humanidade sob a ameaça da inteligência artificial "Omnic", o que levou à revolta dos robôs em todo o mundo e um grande conflito em escala global.

Para por um fim a esse conflito, uma força-tarefa internacional chamada "Overwatch" foi formada pelas Nações Unidas para proteger a humanidade e acabar com a Crise.

Nos anos que se seguiram, a Overwatch manteve-se como uma força de pacificação, mas após múltiplos incidentes de atividade criminosa terem surgido em todo o mundo, acusações de corrupção e de sedição começaram a surgir. As pessoas voltaram-se contra aqueles que as haviam salvado. Uma vez considerados heróis, os membros da Overwatch passaram a serem vistos com desconfiança.

Então, um dia, a sede da Overwatch de repente foi destruída, aparentemente, devido a um acidente. Oficialmente, o ataque tirou a vida do líder da Overwatch, Jack Morrison e do segundo-em-comando, Gabriel Reyes. Após este evento, a força-tarefa foi finalmente dissolvida. Alguns acreditam que a causa da queda da Overwatch foi devido, na verdade, a uma elaborada conspiração por aqueles que queriam ver o fim da organização, embora nada tenha sido confirmado oficialmente pela ONU. Hoje, nós sabemos que Morrison e Reyes são o Soldado 76 e Reaper respectivamente.

Imagem de capa do item

Gameplay

Caso você ainda não tenha tido a oportunidade de ver ou jogar Overwatch, você precisa saber que, no jogo, você controla um de vários heróis em partidas competitivas de tiro em equipes de 6 pessoas. Ao contrário de jogos como League of Legends ou Dota, eliminar pessoas do time inimigo não te garante experiência ou itens, tudo com o que você conta é sua habilidade e com o seu time.

Você precisa focar única e exclusivamente no objetivo daquele mapa, com 4 tipos diferentes de objetivos: "Ataque" onde um time tenta tomar dois pontos específicos do mapa, enquanto outro time defende; "Escolta" onde um time deve escoltar uma carga até um ponto e o outro time tem que impedir; "Controle" onde duas equipe lutam para saber quem domina um ponto específico; "Ataque/Escolta" Um mapa que começa como objetivo de ataque e depois libera a carga de escolta.

O jogo tem diversos pacotes de preços, mas você pode conseguir o mais básico por R$160,00. Em questões de gameplay, os pacotes não diferenciam entre si, apenas os itens cosméticos adicionais de cada pacote. Quando você compra o jogo, tem direito a todos os mapas e personagens que existem e todos que serão lançados.

Você tem diversas funções entre os personagens: Ofensivo, Defensivo, Tank e Suporte, sendo cada uma delas tão importante quanto a outra.

Imagem de capa do item

Titan

Durante um bom tempo, uma equipe da Blizzard se juntou para fazer um jogo chamado Titan (não, nada a ver com Titan Fall), porém o jogo sempre sofria com adiamentos, problemas criativos e, mesmo que eles tivessem uma equipe incrível, o projeto nunca saía do papel. Então decidiram mudar completamente a ideia do jogo, indo para uma das vertentes que Titan abordava, e de repente nós tínhamos Overwatch.

Imagem de capa do item

Representatividade

Overwatch desde o início mostrou que estava apostando na diversidade de corpos para os personagens masculinos, tendo personagens altos, baixos, magros, gordos, atléticos. Mas o mesmo não se aplicava às personagens femininas, já que todas era bastante esbeltas. Obviamente, a comunidade reclamou disso nos fóruns e a Blizzard ouviu. Não muito tempo depois tivemos o lançamento de Zarya, uma bodybuilder Russa. Além disso, também temos Mei representando as mulheres mais curvilíneas.

A Blizzard tomou o cuidado de se preocupar em ter personagens de todos os tipos, para que todos seus fãs pudessem se sentir representados no jogo. Por isso temos personagens morenos, negro, caucasianos e, inclusive, a empresa já afirmou que irá revelar um personagem LGBT em breve.

Imagem de capa do item

PTR

Assim como diversos outros jogos, Overwatch tem uma área reservada apenas para testes das suas atualizações que estão para vir, o famoso PTR (Public Test Region). Mas diferentemente de outros jogos, o PTR de Overwatch fica dentro do próprio Launcher do jogo.

Para acessar, você precisa ter Overwatch instalado no seu computador, reiniciar o app Battle.Net, ir para o menu na esquerda na aba Overwatch, selecionar PTR na sessão "Região/Conta", instalar e apertar play.

Imagem de capa do item

Atualizações de competitivo

Estamos vivendo em uma época onde as partidas ranqueadas nos jogos online são extremamente importantes para os jogadores, já que vivemos na época dos e-sports.

Atualmente, Overwatch já está na sua terceira temporada de partidas ranqueadas, mas o mais interessante é que a Blizzard está constantemente ouvindo o feedback da comunidade gamer e está fazendo atualizações de como as suas partidas competitivas irão funcionar.

Imagem de capa do item

Cenário profissional

Overwatch ainda é um jogo muito recente e, mesmo que tenha vindo da conceituada Blizzard, ainda é um jogo que está "engatinhando" se comparado aos demais.

Isso significa que o cenário profissional de Overwatch deveria ser praticamente inexistente. Porém, como citado no começo dessa lista, Overwatch já ganhou diversos prêmios, dentre eles, o prêmio de Melhor E-Sport. Isso tudo se deve, principalmente, ao próximo item que falaremos. Mas o que importa é que, aos poucos, o cenário profissional de Overwatch está crescendo e, mesmo que ainda não tenha ocorrido um campeonato mundial oficial da Blizzard, grandes empresas como a Old Spice, por exemplo, já estão apostando em criar seus próprios campeonatos com premiações enormes em dinheiro.

Imagem de capa do item

Liga Overwatch

Combinando a tradição de eSports da Blizzard com as melhores práticas dos grandes esportes profissionais, a Liga Overwatch vai focar em estabilidade de longo prazo para as equipes, assim como oportunidades para que os jogadores estabeleçam os tipos de carreiras profissionais como nos esportes tradicionais.

“A Liga Overwatch representa não apenas o ápice do competitivo de Overwatch, mas também uma oportunidade de carreira genuína para os jogadores mais habilidosos de Overwatch”, afirmou Mike Morhaime, CEO e cofundador da Blizzard Entertainment. “Estamos construindo uma liga que será acessível para jogadores e fãs, além de sustentável e emocionante para todos os envolvidos.”

Essa Liga garantirá uma estabilidade financeira para os jogadores e uma troca justa de players entre as equipes (o famoso Draft).

Imagem de capa do item

Teve uma Graphic Novel cancelada

Overwatch tem o costume de geralmente expandir seus conteúdos para animações e quadrinhos. Inclusive, iriam fazer uma Graphic Novel muito aguardada. A graphic novel iria contar mais sobre o passado dos membros originais de Overwatch e suas primeiras aventuras. Estes incluem Gabriel Reyes (Reaper), Jack Morrison (Soldado: 76), Ana Amari, Reinhardt Wilhelm, Torbjörn Lindholm, Angela Ziegle (Mercy) e outros.

Michael Chu, chefe de roteiro da Blizzard explicou no fórum oficial que eles pretendem levar a história em outra direção. “A ideia original da graphic novel aconteceu no início do desenvolvimento do game e do nosso desejo de contar sobre a fundação de Overwatch durante a Crise Omnic. Ao longo dos anos, nós desenvolvemos bastante o universo e suas histórias. Apesar do conceito central da história se manter, nós mudamos e expandimos os eventos que se passaram no passado”.

Imagem de capa do item

Ganhou o GOTY

E aqui nós citamos o real motivo dessa lista. Todo ano, temos a The Game Awards que é basicamente o Oscar dos jogos eletrônicos. E todo ano gamers de todo mundo ficam ansiosos para saber quem será coroado o Game Of The Year (Jogo do Ano) pois é uma das maiores conquistas que um jogo pode alcançar atualmente.

Em 2016, ao lado de vários outros indicados como Uncharted 4 e Titanfall 2, Overwatch se consagrou o vencedor como Jogo do Ano de 2016.