10 coisas que você precisa saber sobre os Selvagens, de Game of Thrones!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre os Selvagens, de Game of Thrones!

Por Márcio Jangarélli

Os Selvagens, ou Povo Livre, estão entre os grupos mais curiosos, misteriosos e interessantes de Game of Thrones.

Aqueles que viviam atrás da Muralha, nas terras de Inverno, se recusando a se ajoelhar perante os Reis do Sul, enquanto eram conhecidos, no restante dos reinos, por boatos de selvageria, crueldade e ocultismo. Basicamente, eles são os inimigos palpáveis que a humanidade tomou para si depois que começou a desacreditar nos Outros.

Para explorar um pouco mais a história desses habitantes mais “rústicos” de Westeros, separamos aqui 10 coisas que você precisa saber sobre os Selvagens, de Game of Thrones!

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Povo Livre

Conhecidos principalmente como Selvagens ou o “povo além da Muralha”, o Povo Livre são os habitantes das terras no extremo Norte de Westeros, depois da Muralha, que não pertencem aos Sete Reinos e vivem em conflito com a Patrulha da Noite.

Em Westeros, por conta de seus constantes embates com a Patrulha e imensa diversidade de tribos e culturas, são conhecidos como assassinos primitivos, estupradores, ladrões, sem leis, que ultrapassaram a Muralha para derrubar os Reis e espalhar o caos por todo continente.

Imagem de capa do item

Descendentes dos Primeiros Homens

Mas a coisa não é bem assim. O Povo Livre, assim, como boa parte do Norte e outros cantos de Westeros, é descendente dos Primeiros Homens - os primeiros habitantes humanos do continente.

Mais que o povo do Norte, porém, o Povo Livre manteve suas raízes o mais intactas possíveis, alinhadas com as crenças, magia e cultura de seus ancestrais, principalmente por viverem em uma terra onde ainda existem seres sobrenaturais como os Caminhantes Brancos, as Crianças da Floresta, Gigantes e tudo mais.

Tanto é que não é incomum encontrar habilidades como troca-peles e visão verde entre eles, coisas quase extintas no Sul.

Imagem de capa do item

Escravizados

Outra coisa que não é contada tão bem é que algumas cidades da Baía dos Escravos costumam - ou costumavam - viajar até o Norte da Muralha para capturar Selvagens e vendê-los como escravos.

Os mestres de escravos de Tyrosh, uma ilha ao sul de Braavos, tinha o costume de ir até as terras de Inverno para capturar não apenas Selvagens, mas outros seres. É dito que alguns senhores da ilha possuíam Gigantes em suas coleções de escravos.

Imagem de capa do item

História limitada

Também, a história que Westeros e o resto do mundo conhece sobre o povo além da Muralha é completamente limitada.

O próprio Martin já afirmou que a principal fonte de conhecimento sobre os Selvagens é a Patrulha da Noite e poucos foram os soldados que realmente se aventuraram no Norte da Muralha para contar algo realmente concreto.

Tudo que se sabe vem dos grupos Selvagens mais próximos, agressivos e que sempre estão em guerra com a Patrulha, além de boatos que vão se modificando com e tempo e se fundindo com histórias antigas, até com a dos Outros.

Imagem de capa do item

Velhos costumes

Como dissemos, eles seguem os costumes dos Primeiros Homens e em grande parte cultuam os Velhos Deuses - os mesmos dos Starks, com os Represeiros. Porém, nem todos.

Alguns grupos dos Povos Livres cultuam outras divindades e possuem costumes ainda mais distintos e obscuros.

É dito que povos que vivem nos lugares mais gelados possuem seus próprios deuses, que são divindades congeladas e obscuras que vivem naqueles cantos. Em outras partes, existem deuses caranguejo, deuses do gelo e da neve, lugares onde Represeiros nem existem.

Imagem de capa do item

Os vários grupos

Isso é possível porque os Selvagens não são apenas o grupo do Mance Rayder. Existem tribos e mais tribos do Povo Livre, espalhados por todos os cantos das Terras de Inverno, com diferentes culturas, línguas e visões de mundo.

Várias tribos comunicam-se entre si, sim. Mas algumas se abstém e permanecem isoladas e violentas em seu canto.

Imagem de capa do item

Parceria pelo bem maior

Uma história que muita gente confunde com o Rei da Noite da série é a lenda do "Night’s King", que não é o mesmo personagem. Esse é um ser que contou com a reunião do Rei-Para-Lá-da-Muralha e do Rei do Norte para ser derrotado.

Night’s King, que vamos chamar aqui de “Rei Noturno”, foi o 13º Lorde Comandante da Patrulha da Noite, que se apaixonou por uma Caminhante Branca, tomou-a como esposa e começou um reinado de terror em Forte Noite, fazendo até mesmo sacrifícios humanos - acredita-se que algo parecido com o que o Craster fazia.

Ele reinou por vários anos, até que o Joramun, o primeiro Rei-Para-Lá-da-Muralha, e Brandon, o Quebrador, o Rei Stark da época, se juntaram e derrubaram Rei e Rainha de Forte Noite.

Arte

Imagem de capa do item

O Berrante de Joramun

Falando no Joramun, os Selvagens possuem uma lenda muito interessante que não chegou ir para a série. Segundo o mito, esse mesmo Joramun possuía o Berrante de Inverno, que, quando soprado podia “acordar os gigantes da terra”.

Mais especificamente, o Povo Livre acreditava que esse Berrante poderia derrubar a Muralha quando soprado, algo bem épico e que muita gente queria ver na série. Nos livros, inclusive, o Mance diz ter o Berrante, mas depois ele se revela falso.

Imagem de capa do item

Teoria maluca do Tormund

Existe uma teoria muito maluca que envolve o Tormund e a pequena Lyanna Mormont, Lady da Ilha dos Ursos. Ninguém sabe a paternidade da menina e, segundo esse raciocínio, o ruivão seria o pai da moça mais badass de Westeros.

Nos livros, Tormund é conhecido como “Marido dos Ursos”, enquanto a mãe da Lyanna recebe o codinome de “Grande Ursa”. O Selvagem conta que, uma noite, ele ficou bêbado e foi à procura de uma mulher que ele já havia conhecido uma vez. Ele a encontra, eles fazem sexo, mas quando ele acorda no outro dia, seu corpo está todo cortado, com arranhões de pata de urso, e um pouco de pelo e pele de ursa no chão.

Mesmo que isso não seja verdade, é uma teoria divertida, quando a Ilha dos Ursos fica muito próxima da Muralha, enquanto as mulheres Mormont são conhecidas por não se casarem, além da passagem: “Mulheres Mormont são troca-pele. Nós nos transformamos em ursas e procuramos parceiros na floresta. Todos sabem disso”.

Imagem de capa do item

Bael, o Bardo

Por fim, uma história bizarra dos Selvagens com os Stark. Conta-se que, certa vez, Bael, o Bardo, um Rei-Para-Lá-da-Muralha, se infiltrou em Winterfell como um cantor andarilho e, no meio da noite, sequestrou a filha do Rei do Norte da época, Brandon Stark (outro).

Meses se passaram sem nenhuma notícia da moça. Isso até ela retornar ao castelo, tempos depois, carregando um filho. Esse filho acabou se tornando Rei do Norte no futuro e foi ele quem matou o Bael. Quando sua mãe descobriu o caso, ela acabou se suicidando também. Uma tragédia Stark.

Arte: Roman Papsuev