10 coisas que você precisa saber sobre os Kree!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre os Kree!

Por Lucas Rafael

Cada vez mais o Universo Cinematográfico da Marvel abrange a raça Kree, sendo que ela já apareceu nos filmes e até mesmo nos seriados da editora. Que tal, então, conhecer um pouco mais sobre suas raízes nos quadrinhos?

Nesta lista, trazemos algumas informações sobre os Kree, passando pela sua origem, a maneira como sua sociedade funciona, seu papel no Universo Marvel, a rivalidade com os Skrulls e como eles foram adaptados até agora. Faltou alguma informação que você julga vital sobre a raça? Fala pra gente nos comentários!

Imagem de capa do item

Quem são e de onde vieram

A raça dos Krees conta mais de 6 milhões de anos de idade, no decorrer do qual ergueram um vasto império que abrange mais de mil mundos presentes na nuvem de Magalhães.

Embora não sejam persongens extremamente populares da Marvel, eles são uma parte indispensável da mitologia deste universo, sendo catalizadores e participantes de diversas histórias da casa das ideias.

Os Krees são conhecidos por serem uma raça avançada em termos de ciência, tecnologia e militarismo, sendo nativos do planeta Hala. Sua aparência física é parecida com a dos humanos, exceto por uma questão de coloração.

Além disso, os Krees possuem mais força do que os humanos devido à gravidade de seu planeta natal, Hala. Aqui na Terra eles respiram com dificuldade por causa da composição do oxigênio.

Imagem de capa do item

Krees Pele Azul e Pele Rosa

Existem dois tipos de Kree, os de pele azul, considerados puros e integrantes de uma minoria poderosa, os de coloração rosada, ou branca, que podem se parecer com seres-humanos caucasianos. Estes Kree advém de procriação com outras espécies e experimentos que visavam evoluir a raça Kree.

Enquanto os Kree Azuis são normalmente vistos em posições governamentais e de autoridade, os Krees pele rosa integram o exército da raça.

Imagem de capa do item

O primeiro Capitão Marvel era um Kree

O primeiro Capitão Marvel, ou melhor, Mar-Vell era, na verdade, um Kree.

Embora a raça geralmente figure como antagonista em história, eles contam com seu eventual arsenal de mocinhos, incluindo Mar-Vell. Aqui, o herói era um Kree Rosa, e sua aparência quase humanoide permitia que ele se camuflasse entre os humanos da Terra.

A primeira aparição do herói nos quadrinhos se deu em 68, um ano após a estreia dos Krees, que foi em 67.

Imagem de capa do item

Guerras contra os Skrulls

O universo cósmico da Marvel é marcado pelo embate contínuo entre as raças Skrull e Kree. A rivalidade despontou por causa da natureza combativa dos Kree, que lançaram o primeiro ataque aos Skrull, despontando uma guerra que reverberaria por milhares de anos.

Existiu uma primeira grande guerra entre os Skrull e os Kree, que chegou até mesmo a envolver a Terra e os Vingadores. Após isso, existiram alguns conflitos entre as raças, sendo que alguns deles foram expansivos o suficiente para serem taxados de guerras.

Além disso, os Kree já entraram em guerra também contra o império Shi'ar, outra raça proeminente do universo Marvel.

Imagem de capa do item

O Império Kree é uma ditadura

O império Kree se enquadra muito no conceito de distopia sombria, sendo controlado pela Inteligência Suprema, um ditador tão absoluto que é reverenciado como um deus entre os Kree, o que atenua bastante a linha entre religião e governo.

Toda religião fora aquela que enaltece a Suprema Inteligência é proibida, embora exista uma minoria de pacifistas Krees que creem na religião Cotati, eles geralmente são expulsos do império.

O foco da raça Kree, em geral, é manter-se forte e imaculada nas tentativas de expandir o império cada vez mais através da galáxia.

Imagem de capa do item

Primeira aparição nos quadrinhos

A primeira vez que os Krees apareceram nos quadrinhos foi em uma história do Quarteto Fantástico, em 1967, criados por Stan Lee e Jack Kirby.

Os Krees aparecem como vilões na história, após o Quarteto Fantástico abater um robô Kree inserido na Terra para monitorar a evolução do planeta. Quem aparece para julgar o que deve ser feito a respeito da tecnologia Kree é ninguém menos que Ronan, o acusador. Além dele, a Inteligência Suprema também aparece, embora sejam sobrepujados pelo Quarteto.

Imagem de capa do item

Criaram os Inumanos

Agradeçam aos Krees pelos Inumanos.

Em suas tentativas de forçar a evolução da espécie, os Kree conduziram diversos experimentos genéticos que acabaram gerando não apenas os Kree de pele rosa, como também os Inumanos.

Os Inumanos surgiram de experimentos Kree em humanos primitivos, mas acabaram ganhando independência e formando sua própria sociedade na qual prosperaram.

Imagem de capa do item

Eles quase foram extintos por uma mega-bomba arquitetada pelo seu próprio líder

Em um dos momentos mais memoráveis de raça nos quadrinhos, os Kree quase foram extintos pela explosão de uma bomba detonada em seu território após uma série de eventos que envolveram até os Vingadores.

A radiação e poder destrutivo da bomba foi tão forte que eliminou metade dos Kree. No entanto, o pior foi a descoberta de que a bomba foi arquitetada pela Inteligência Suprema para um plano que previa forçar a evolução da raça.

Até funcionou por um tempo, visto que os Krees evoluíram para os Ruul, ainda que só temporariamente.

Imagem de capa do item

As mulheres Krees são especiais

As fêmeas da raça Kree nascem com poderes especiais de natureza mental, fazendo com que sejam capazes de influenciar homens, provocar desejos neles e em alguns casos até mesmo drenar a força vital através de beijos.

Para que a sociedade Kree continue no trilho, as mulheres passam por um processo cirúrgico durante a infância, que destrói o centro de prazer do cérebro. Algumas Krees tentam escapar clandestinamente da operação.

Imagem de capa do item

Nos filmes Marvel e séries Marvel

No Universo Cinematográfico Marvel, os Krees já foram adaptados através de Guardiões da Galáxia, através de personagens como Ronan, o Acusador.

Além disso, a raça foi essencial para o desenrolar de eventos de Agentes da S.H.I.E.L.D., e com a chegada de Capitã Marvel em breve, quem sabe não seja uma questão de tempo até que eles ganhem uma participação maior nas telonas.