10 coisas que você precisa saber sobre os Deviantes, os inimigos dos Eternos
10 coisas que você precisa saber sobre os Deviantes, os inimigos dos Eternos
Uma raça importantíssima para o Universo Marvel!
No ano que vem, veremos o Universo Cinematográfico da Marvel alcançando novos ares com Eternos, um filme que promete contar a história de uma raça superpoderosa que está vivendo na Terra há milhões de anos, muito antes do surgimento dos Vingadores.
O filme também vai nos apresentar os maiores rivais dessa raça, os Deviantes – um grupo que, apesar de obscuro, tem grande importância dentro da Marvel Comics. E para que você saiba tudo sobre essas criaturas antes do filme sair, listamos aqui 10 coisas que você precisa saber sobre os Deviantes!
Fonte: Marvel Comics
Qual é a origem dos Deviantes?
Os Celestiais são uma raça de deuses cósmicos tão antigos quanto o próprio universo, que viajam pelo cosmos julgando se os planetas merecem ou não continuar "vivos" e sempre trazem consigo "criações" para os locais que visitam. Eles são os responsáveis pela criação dos Eternos e dos Deviantes, e até mesmo do Gene-X Mutante.
Durante sua Primeira Expedição à Terra, um dos Celestiais capturou uma tribo de Homo erectus e realizou vários experimentos neles, criando assim os Deviantes, uma raça instável que serviu como "protótipo" para as criações posteriores dessas entidades. A raça Deviante é caracterizada taxonomicamente como Homo descendus.
Diferenças raciais
Já de cara é possível perceber as diferenças entre os Deviantes e outros seres humanoides que habitam a Terra.
Os Deviantes (Homo descendus) são criaturas amorfas e instáveis, cujo DNA desestabilizado provoca diversas mutações.
Os Eternos (Homo immortalis) são criações perfeitas e super-poderosas, que representam o maior estágio da evolução humana.
Por sua vez, os humanos normais (Homo sapiens) acabam ficando no meio-termo disso, embora alguns subgrupos, como os mutantes (Homo superior) tenham características dos dois grupos anteriores.
Uma raça violenta e poderosa
Os Deviantes não possuem características próprias e comuns, já que cada criatura difere estruturalmente da outra por conta de seu DNA instável. No entanto, era de se esperar que uma espécie assim fosse capaz de respeitar e tolerar as diferenças - mas esse não é bem o caso.
Os Deviantes são uma raça extremamente violenta e controladora, que conquista seus oponentes na base da força bruta e dos massacres. Eles são extremamente impulsivos e subjugam completamente os indivíduos e raças que consideram "mais fracas", o que os colocou em uma rota de colisão direta com os Eternos.
A guerra eterna contra os Eternos
Os Eternos e os Deviantes nunca se deram bem por uma série de motivos. Se, por um lado, os Deviantes sempre tiveram inveja da vida "perfeita" dos Eternos, por outro, a Raça Eterna sempre teve planos de exterminar seus adversários, que acreditavam ser uma "mancha" na história da humanidade.
Isso levou a vários conflitos sanguinários ao longo dos anos, com os Eternos sempre tentando rechaçar os ataques sanguinários dos Deviantes. Com o tempo, alguns membros das duas espécies chegaram a interagir entre si, percebendo que havia formas de estabelecer uma coexistência pacífica.
Kro: Um Deviante fora do padrão
Nesse sentido, é importante falar de Kro, um dos maiores líderes dos Deviantes - e um dos poucos que não é declarado categoricamente como um vilão. Kro era um general forte e impulsivo, às vezes até violento, mas que sempre foi um líder muito justo para seu povo. Entre suas muitas habilidades, ele tinha grande longevidade.
Isso fez com que ele fosse monarca dos Deviantes durante séculos, sempre mudando de identidade para que sua "imortalidade" não fosse descoberta por seus inimigos. Ele foi apaixonado por Thena, uma das integrantes mais poderosas dos Eternos, e juntos eles viveram um longo romance proibido.
Os responsáveis pela queda de Atlantis
Muitos não sabem, mas os Deviantes foram os principais responsáveis pela queda de Atlantis. Eles ocupavam o território da Lemúria - que é considerada a "capital" de Atlantis, e durante a Segunda Expedição dos Celestiais. Eles atacaram a nave das divindades cósmicas e foram bombardeados em retaliação.
Como resultado, a cidade afundou, levando consigo milhares de Deviantes. A partir daí, os que sobreviveram se mudaram para cidades subterrâneas e outros esconderijos, e milhares de anos depois a população atlante passou a ocupar o território da lendária cidade afundada. Suspeita-se que os atlantes são criações dos Deviantes.
Poderes e habilidades dos Deviantes
É difícil falar de poderes e habilidades para a espécie, uma vez que todos os membros são muito diferentes entre si, graças ao DNA da raça. No entanto, eles são propensos a diversos tipos de mutação genética, o que faz com que todos eles desenvolvam vários poderes diferentes.
Por exemplo, muitos membros são conhecidos por sua inteligência, longevidade, super-força e até mesmo dons mais "refinados", como voo e disparo de energia. Eles diferem bastante dos Eternos, que por sua vez possuem uma grade de poderes bem específica e que é comum a todos os membros.
Deviantes de outras raças
Vale mencionar que não foi apenas na Terra que os Celestiais conduziram seus experimentos cósmicos, criando Eternos e Deviantes. Eles também já passaram em diversos outros planetas, desenvolvendo variantes das raças que encontraram. O exemplo mais claro disso são os Skrulls.
No entanto, em Skrullos - o planeta natal dessa raça metamórfica -, a seleção natural se deu de forma bem diferente. Em vez da raça "comum" prevalecer, foram justamente os Deviantes que se tornaram supremos, exterminando todos os que consideravam fracos. Por conta disso, os Skrulls que conhecemos hoje são todos Deviantes.
Thanos: O legado dos Eternos e dos Deviantes
Quem conhece o personagem pelos cinemas pode não saber, mas Thanos é, na verdade, um membro da raça Eterna. Ele é filho do Mentor e neto de Kronos, dois poderosos Eternos da Terra que migraram para Titã, uma das luas de Saturno. No entanto, o Titã Louco nasceu com o que chamam de "Síndrome do Deviante".
Isso explica sua pele roxa e suas deformidades, além de justificar seu nível descomunal de força e uma psicopatia latente desde que era apenas uma criança. Por ser vítima dessa doença, Thanos era excluído pelos Eternos de Titã, e foi renegado até mesmo por sua mãe, Sui-San.
Nos cinemas...
Conforme já foi confirmado por Kevin Feige, o filme dos Eternos vai trazer grandes elementos cósmicos para o Universo Cinematográfico da Marvel. No filme, veremos a chegada dos Celestiais e até mesmo a criação dos Deviantes, que devem ser os principais inimigos da equipe.
Ainda não sabemos como será o visual dos Deviantes e sequer sabemos quais atores serão escalados para interpretá-los. No entanto, graças ao longo romance dos quadrinhos, muitos fãs especulam que Kro estará no filme, como um interesse amoroso para Thena (que será interpretada por Angelina Jolie).