10 coisas que você precisa saber sobre os Dementadores de Harry Potter
10 coisas que você precisa saber sobre os Dementadores de Harry Potter
Feche os olhos e pense na sua lembrança mais feliz!
Apresentados pela primeira vez em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, os Dementadores são algumas das criações mais complexas de J.K. Rowling para o seu Mundo Bruxo. Cruéis e assustadores, eles figuram como uma das maiores ameaças para Harry e seus aliados, e listamos dez coisas que você precisa saber sobre os guardas da prisão de Azkaban!
Créditos: Divulgação (Warner Bros., Pottermore); Varreaux (DeviantArt).
Qual é a origem dos Dementadores?
Os Dementadores surgiram em um lugar curioso, onde se mantiveram por boa parte de sua história: a ilha que abrigaria a Prisão de Azkaban. Antes de se tornar uma penitenciária bruxa, o lugar era a morada de um bruxo das trevas chamado Ekrizdis, que praticava as mais obscuras formas de magia negra em seu castelo.
Quando Ezkridis morreu, o Ministério da Magia investigou seu território e descobriu um edifício infestado por Dementadores, que até então nunca haviam sido vistos na história da comunidade bruxa. Temendo uma retaliação por parte dos seres, o Ministério deixou eles viverem no local e, anos depois, transformou o castelo em uma prisão onde seus habitantes viraram "guardas".
Como é a aparência dos Dementadores?
Nos livros, os Dementadores são descritos como criaturas espectrais e encapuzadas, que chegam a atingir até três metros de altura. Sua pele é acinzentada e apodrecida e, por baixo do capuz, há um ser miserável, sem olhos e com um buraco onde se encontraria a boca, por onde eles fazem o Beijo do Dementador.
Contudo, nos filmes, sua aparência mudou um pouco ao longo dos anos. Em O Prisioneiro de Azkaban, ainda podemos ver as criaturas com capuzes e o rosto mais recoberto, mas a partir de A Ordem da Fênix, eles são mais viscerais, como se vivessem sem seus mantos negros.
Quais são as habilidades dos Dementadores?
Em termos de habilidades, vale lembrar que os Dementadores são cegos, mas ainda assim podem sentir a presença de seres humanos por suas emoções. Eles rastejam perto do chão e conseguem alterar o clima ao seu redor, tornando tudo mais frio e até mesmo apodrecendo matéria orgânica próxima. Vale lembrar que eles não podem ser vistos por trouxas.
Porém suas habilidades mais terríveis estão na capacidade de sugar a felicidade das pessoas ao seu redor, fazendo-as relembrar de seus traumas mais profundos e tendo a capacidade de fazê-las perder momentaneamente a esperança. E tudo isso leva ao seu ato mais desprezível e hediondo: o Beijo do Dementador.
O que é o beijo do Dementador?
Quando enfraquece sua vítima o suficiente e lhe é dada a oportunidade, o Dementador faz seu ato final: ele retira seu capuz do rosto e beija seu oponente, sugando completamente sua alma. Depois do ataque, a criatura deixa no lugar um corpo vazio, como se fosse a casca de algum animal, um destino considerado por muitos como sendo "pior que a morte".
O Ministério da Magia autorizava que os Dementadores beijassem os bruxos que cometiam crimes hediondos, quase como um análogo à sentença de morte no mundo trouxa. A partir dali, esses criminosos viviam sem conseguir sequer pensar e sem a possibilidade de se recuperarem.
Os Dementadores não são animais e nem seres humanoides...
No sistema de classificação do Departamento de Regulamento e Controle das Criaturas Mágicas, os Dementadores são descritos como "aparições espirituais não-humanas", ou "não-seres". Essa classificação também engloba os Bichos-Papões e os Poltergeists.
Isso significa que eles não são considerados animais mágicos e nem seres humanoides, mas apenas criaturas fantasmagóricas. Inclusive, seu nascimento se dá de forma espontânea e eles não se reproduzem (ainda que Cornélio Fudge já tenha usado o termo para se referir à proliferação dos Dementadores.)
... contudo, possuem um parente animal
Apesar de não serem animais, os Dementadores - conforme especulam alguns bruxos - possuem como parente distante uma criatura fantástica: a Mortalha-Viva. Tratam-se de seres que se parecem como uma grande capa negra, rastejam pelo chão e matam suas vítimas enquanto elas dormem, asfixiando-as e as consumindo.
Essa relação se dá, em parte, pela forma como as duas entidades são repelidas: através do Feitiço do Patrono. Além disso, a aparência espectral e os movimentos rastejantes também são indícios de relação parental entre as duas diferentes espécies de criaturas.
Conflitos com o Ministério da Magia
Embora fossem comumente utilizados pelo Ministério da Magia, os Dementadores já tiveram vários conflitos com a organização britânica. Desde que foram instaurados como guardas de Azkaban, eles acabaram sendo visto com maus olhos por alguns funcionários do Ministério.
Mais especificamente, o ministro da magia Eldritch Diggory visitou Azkaban e ficou horrorizado com a condição de vida dos prisioneiros e o uso de Dementadores como guardas. Ele chegou a abrir um inquérito para encontrar soluções alternativas, mas morreu de Varíola de Dragão e desde então, o Ministério se tornou negligente com a presença das criaturas, permitindo sua proliferação, representando ameaças aos bruxos e trouxas.
Os Dementadores foram aliados de Voldemort
Conforme Dumbledore sempre avisou ao Ministério, os Dementadores não eram criaturas confiáveis, uma vez que não tinham lealdade definida e só serviam a quem lhes desse mais almas para torturar e consumir. E com o passar do tempo, eles se aliaram a Voldemort durante a Segunda Guerra Bruxa.
Foram eles que permitiram a entrada dos Comensais da Morte no Ministério da Magia e foram peças fundamentais no regime opressor na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e em outros lugares do mundo bruxo, chegando a atuar firmemente durante a Batalha de Hogwarts, ao lado dos bruxos das trevas.
Os Dementadores após a Segunda Guerra Bruxa
Após a derrota de Voldemort e seus seguidores, o Ministério da Magia - agora comandado por Kingsley Shacklebolt - passou por intensas reformas em sua base, para que pudesse se adequar à nova ordem social do Mundo Bruxo.
A partir daí, os Dementadores deixaram de ser usados como guardas de Azkaban e foram substituídos por aurores, que viviam de tempos em tempos sendo substituídos para que não se corrompessem. Com isso, as criaturas passaram a diminuir no mundo, e - apesar de serem incapazes de morrer -, deixaram de se proliferar e de existir, em maioria.
Quais são os significados e as alegorias por trás dos Dementadores?
Curiosamente, os Dementadores têm um significado extra fora dos livros. Eles foram criados pela autora J.K. Rowling como uma forma de representar a severa depressão pela qual ela passou anos antes do sucesso com o lançamento da saga. Sua aparência é inspirada por alguns pesadelos que Rowling tinha quando menor.
Por essas e outras, por exemplo, que um dos métodos usados para aliviar os ataques de Dementadores é comer chocolate, já que funciona como um método de aliviar tristeza e depressão. E também é uma alegoria bem forte quando notamos que eles só podem ser afastados com a presença de lembranças e memórias de momentos felizes.