10 coisas que você precisa saber sobre os Comensais da Morte

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre os Comensais da Morte

Por Gus Fiaux

No Mundo Bruxo de Harry Pottero grande vilão conhecido como Lord Voldemort possui seu próprio exército de seguidores, os chamados Comensais da MorteAqui, contamos um pouco mais sobre essa ordem, para que você possa conhecer mais das curiosidades e da história dos portadores da Marca Negra!

Imagem de capa do item

Nem todos os Comensais são sangue-puro

Apesar da causa principal por trás dos Comensais da Morte ser a extinção imediata de bruxos que não são puro-sangue, é explicado que nem todos os Comensais poderiam ter uma linhagem "pura". Basta lembrar que o próprio Voldemort é um bruxo mestiço, assim como outros comensais como Snape.

Em O Enigma do Príncipe, Hermione explica como isso acontece: "Os Comensais da Morte não podem ser todos puro-sangue. Não há tantos bruxos puro-sangue restantes. Eu creio que boa parte deles são mestiços fingindo ser puro-sangue. Eles odeiam apenas os nascidos-trouxa."

Imagem de capa do item

Cavaleiros de Walpurgis

O nome "Comensais da Morte" está atrelado ao fato deles se banquetearem com a morte e sofrimento alheios, uma vez que "comensal" significa "aquele que come". A expressão passa a ideia de uma reunião formal entre os servos e seu mestre. Contudo, originalmente, a ordem teria um nome muito diferente nos livros.

O plano inicial de J.K. Rowling era chamá-los de Cavaleiros de Walpurgis, fazendo uma referência à Noite de Walpurgis, uma data do folclore alemão (30 de abril) onde todas as bruxas e demônios se reúnem em uma festa sádica. De acordo com a autora, os Comensais surgiram a partir desse grupo de bruxas, mas acabaram seguindo um rumo diferente junto a Voldemort.

Imagem de capa do item

Pyrites

Nos primeiros rascunhos de Harry Potter e a Pedra Filosofal, J.K. Rowling criou um personagem que acabaria sendo descartado da versão final, cujo nome é Pyrites. Ele seria o servo mais leal de Voldemort, tendo estado presente até mesmo no assassinato de Tiago e Lílian Potter e que se encontraria com Sirius Black nos primeiros capítulos do livro.

De acordo com Rowling, o personagem teria um visual bem elegante e requintado, usando luvas brancas que "ocasionalmente se sujariam com sangue dos inimigos". Contudo, a autora acabou removendo-o da versão final da franquia e não há nenhuma menção ao personagem ao longo dos sete livros.

Imagem de capa do item

Hierarquia dos Malfoy

Apesar de serem os exemplos mais proeminentes de Comensais da Morte dentro da franquia, a Família Malfoy era muito mal vista por Voldemort e o resto de seus exército. Isso acontecia desde que Lúcio renunciou o Lorde das Trevas quando ele foi derrotado, mas tudo piorou quando Draco falhou ao matar Dumbledore em O Enigma do Príncipe.

Pouco após, Lúcio foi libertado de Azkaban (onde estava desde o final de A Ordem da Fênix), e sua família pôde voltar intacta à Mansão dos Malfoy. Mas a partir daí, o próprio Voldemort caçoava e humilhava todos os membros da família, já que ele os considerava fracos e insignificantes. Ainda assim, Draco, Narcisa e Lúcio sobreviveram à Batalha de Hogwarts.

Imagem de capa do item

Traição

Parte do que explica o item anterior está no fato de Lúcio Malfoy ser um homem extremamente inteligente e astuto. Quando o Lorde das Trevas sofreu sua primeira derrota, ao tentar matar Harry Potter ainda bebê, a ordem dos Comensais fugiu com medo da captura. Lúcio, por um lado, sempre teve várias artimanhas para livrar a si próprio e sua família da prisão.

Quando tudo falhou, Lúcio usou a última carta de sua manga: ele passou a entregar outros Comensais da Morte que haviam fugido, na esperança de que fosse livrado da perseguição dos Aurores. O plano dele deu certo e o vilão passou um bom tempo sem conhecer Azkaban. Isso é o que faz com que ele seja tão odiado em meio aos outros Comensais.

Imagem de capa do item

Comandante das tropas

Treinada pessoalmente pelo próprio Lorde das Trevas, Belatriz Lestrange foi uma das Comensais favoritas de Voldemort e sua crueldade em batalha a fez ser classificada como uma das principais generais dos exércitos de Comensais da Morte. Assim sendo, a vilã não apenas matava suas vítimas, como também tinha grande prazer ao torturá-las.

Na peça de teatro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, que "continua" a história de Harry depois do epílogo do sétimo livro, é revelado que ela chegou a ter uma filha com Voldemort, chamada Delphi, que foi criada em segredo e se tornaria a "Criança Amaldiçoada" do título. Contudo, muitos fãs ignoram essa trama.

Imagem de capa do item

Comensal não-oficial

Tendo ganhado grande destaque a partir do sexto livro da série, O Enigma do Príncipe, Narcisa Malfoy, a mulher de Lúcio e mãe de Draco, nunca foi considerada uma Comensal da Morte oficialmente, ao contrário, por exemplo, de sua irmã Belatriz.

Apesar de se importar com a pureza de sangue, Narcisa nunca ganhou a Marca Negra e nunca foram dados muitos motivos do porquê. Porém, como sabemos pelo final de As Relíquias da Morte, no qual ela "salva" Harry, já é de se imaginar que a moral da personagem é bem diferente do que a dos outros servos de Voldemort.

Imagem de capa do item

A Marca Negra

Falando no que torna ou não um bruxo em Comensal da Morte, podemos citar uma das principais formas de se identificar um dos súditos de Voldemort: a Marca Negra. Trata-se de uma tatuagem representada por uma cobra saindo da boca de uma caveira - um símbolo que também é conjurado no céu para identificar o local onde os Comensais mataram alguém.

A marca serve como conexão direta entre o mestre e seus seguidores e ela acaba dando sinais físicos (ardência e escurecimento da tatuagem) toda vez que Voldemort se manifesta. Ela também pode ser usada para chamar o Lorde das Trevas, bastando um toque do bruxo que a detém. Apenas Comensais da Morte oficiais possuem a marca, o que explica porque bruxos como Narcisa Malfoy e Fenrir Greyback não são marcados.

Imagem de capa do item

Visual nos filmes

Nos filmes, os Comensais da Morte tiveram várias inspirações diferentes e seu visual foi modificado ao longo dos filmes. Eles aparecem pela primeira vez em O Cálice de Fogo, trajando capuzes inspirados pela Ku Klux Klan, devido à similaridade entre as ideias de superioridade racial dos dois grupos. Porém, isso foi deixado de lado no quinto filme da franquia.

A partir de A Ordem da Fênix, a ordem passou por uma completa repaginada visual. Aqui, o artista conceitual Rob Bliss e a figurinista Jany Temime criaram vários trajes diferentes para cada Comensal, se adequando às suas personalidades do livro. E as máscaras de caveira foram substituídas por máscaras inspiradas por arte arabesca da Dinastia Mogul.

Imagem de capa do item

Eles queriam que Harry fosse um Voldemort melhor

Apesar de ser o grande mestre por trás dos Comensais da Morte, Voldemort tinha planos bem diferentes que seus súditos. Quando Draco oferece sua amizade a Harry em A Pedra Filosofal, é especulado que isso era um plano arquitetado por Lúcio Malfoy para trazer o jovem bruxo para o lado das trevas.

Ao longo da franquia, há indícios de que os Comensais queriam que Harry pudesse subir ao poder e se tornar um Lorde das Trevas mais poderoso e melhor que Voldemort. Porém, como o lado heroico do bruxo sempre foi mais aflorado, eles logo desistiram disso para tentar matar o Menino que Sobreviveu.