10 coisas que você precisa saber sobre os Celestiais, os Deuses Espaciais da Marvel
10 coisas que você precisa saber sobre os Celestiais, os Deuses Espaciais da Marvel
Tudo sobre os Celestiais!
Desde o início do Universo Marvel, seres cósmicos existiam e exploravam as galáxias em busca da evolução das espécies. Nisso entram os Celestiais, gigantes criaturas que, mais de uma vez, interviram no desenvolvimento da Terra e de outras civilizações. Aqui você irá descobrir um pouco mais sobre eles!
O objetivo da lista é trazer à tona um pouco mais dos Celestiais, desde sua criação nos bastidores, sua importância no Universo Marvel e alguns de seus membros mais importantes. Não há critério na seleção e ordenação dos itens dessa lista.
Imagens: Divulgação
Quem criou os Celestiais?
Os Celestiais surgiram pela primeira vez em Eternals #1, de julho de 1976. Seu criador não poderia ser outro se não Jack Kirby. O autor criou toda uma mitologia espacial que seria reaproveitada por outros autores como Neil Gaiman e Jim Starlin.
Suas primeiras aparições eram estritamente ligadas aos Eternos, mas com o tempo, a raça foi tendo mais contato com o Planeta Terra, de modo que apareceram em revistas como a do Thor.
Quem são os Celestiais?
Os Celestiais são uma raça de seres cósmicos extremamente poderosos, que influenciaram a Terra e outros planetas em momentos chaves de sua evolução.
Não há uma história clara e definida para o surgimento da espécie, e acredita-se que eles são tão antigos quanto o próprio universo. Seu nível de poder é absurdo e age de formas diferentes, podendo manipular matéria e energia em níveis subatômicos. Sua armadura é extremamente poderosa e pode aguentar impactos colossais.
Quem são os Eternos?
Talvez, a maior contribuição dos Celestiais para a história da Terra tenha sido os Eternos. Quando o planeta ainda se encontrava em sua era pré-histórica, no alvorecer do homem, os Celestiais chegaram e interviram, fazendo um grupo seleto ter um passo evolutivo muito maior.
Daí surgiram duas raças diferentes: os Eternos e os Deviantes. Ambos precursores dos mutantes, eles eram hominídeos alterados geneticamente. Os Eternos representavam mutações simultâneas e proveitosas, enquanto os Deviantes representavam o lado "ruim" da mutação, o que fazia as duas raças entrarem em choque.
Gene X
Apesar de muitos não saberem, foram os Celestiais que inseriram o Gene X na história do Planeta Terra, como uma forma de acelerar o processo evolutivo - algo pelo qual esses deuses sempre lutaram.
Além de basicamente criarem a raça mutante, eles inseriram na Terra uma espécie de algoritmo nos seus habitantes, de modo que as mutações que eles sofressem pudessem ser as mais proveitosas possíveis - o que explica o fato de Bruce Banner ter se tornado o Hulk, e não morrido quando atingido pela bomba gama.
A relação dos Celestiais com Apocalipse
O primeiro mutante da Terra era Apocalipse, um ser extremamente poderoso, que sobreviveu durante eras e acredita puramente na sobrevivência do mais forte.
Ele teve contato direto com os Celestiais, especialmente Eson, que por sua vez propôs ao vilão o uso de sua própria tecnologia celestial. Apocalipse aceitou, e bastante de seus aparatos tecnológicos - como sua armadura e sua nave - tem origens celestiais.
Quais são os principais membros dos Celestiais?
Tiamut
Chamado de Sonhador, Tiamut é o Celestial mais presente na história terrestre. Encantado com os Deviantes e revoltado com a ideia dos outros Celestiais de os destruírem, ele se voltou contra os membros de sua própria raça, o que o fez ser aprisionado na Terra.
Anos depois, ele seria ressuscitado pelos Deviantes e Eternos, e acabaria sendo fixado, como uma estátua, à cidade de São Francisco.
Único Sobre Todos
Apesar de haver uma espécie de divindade total chamada One Above All no Universo Marvel, esse também foi um nome dado ao Celestial que liderou sua raça durante todos essas eras.
Ele raramente é encontrado, mas tem como base fixa a nave-mãe dos Celestiais, onde já foi visitado por astronautas, Deviantes e até mesmo Thor.
Nezarr
Conhecido como Calculador, Nezarr esteve presente nas quatro visitas dos Celestiais ao Planeta Terra, numa das quais chegou a ser atacado pelo exército russo.
Ele foi parte vital do grupo que entrou em guerra contra os Vigias, e, certa vez, ao confrontar os Asgardianos, teve um dos braços decepado pelo Destruidor.
Arishen
Chamado de Juiz, Arishen foi o líder de todas as expedições Celestiais no Planeta Terra, bem como foi o líder do grupo que entrou em conflito com os Vigias.
Ele está estritamente ligado à capacidade de julgar quais civilizações podem continuar vivas e quais devem morrer, o que lhe atribuiu o título de Juiz.
Deuses Espaciais
Os Celestiais foram criados por Kirby com a ideia filosófica de Deuses Espaciais na cabeça. Isso significa que, para elaborar tais personagens, o autor teve de se debruçar em estudos e teses de que os nossos deuses, os seres superiores que geraram vida no Planeta Terra eram, na verdade, alienígenas.
Isso vai de encontro direto com a teoria da Panspermia, além de elaborar uma trama na qual os Celestiais são vistos como divindades de uma religião cósmica dentro da Marvel, o que de fato acontece.