10 coisas que você precisa saber sobre o Ultra Instinct, de Dragon Ball Super!
10 coisas que você precisa saber sobre o Ultra Instinct, de Dragon Ball Super!
A tão falada nova técnica do Goku em Dragon Ball Super, que deixa o protagonista super badass e com olhos prata, ganhou mais detalhes nos últimos episódios e podemos dizer que ela funciona de uma maneira bem curiosa.
O Ultra Instinct – que muita gente está chamando de Instinto Superior por aqui, mas ainda não possui tradução oficial – foi um grande evento em DBS e ainda estamos descobrindo todas as suas facetas de poder.
Nesta lista, separamos tudo que já foi revelado sobre a habilidade, suas raízes na história de Super e o que os rumores indicam que veremos no desenvolvimento da técnica.
Imagens: Divulgação;
Foi apresentado no começo da história;
O episódio 116 de Dragon Ball Super -quando o Goku despertou o Ultra Instinct novamente para lutar contra a Kefla- trouxe várias informações interessantes sobre a habilidade. Entre elas, descobrimos exatamente onde a técnica foi citada pela primeira vez.
Por incrível que pareça, Super está construindo o Ultra Instinct a mais tempo do que imaginávamos. Em um flashback, o Vegeta retoma uma cena do episódio 18 do anime, quando o Whis desafiou ele e o Goku para um duelo pela primeira vez.
Depois de derrotar os dois, o Anjo fala que os pupilos precisam de velocidade em sua resposta aos ataques e cita essa técnica misteriosa pela primeira vez, sem dizer nomes nem nada do tipo, mas fica claro que aquele era o começo do treinamento do Ultra Instinct.
Aparentemente, é uma técnica dos Anjos;
Algo que é interessante notar - vale à pena assistir o capítulo novamente, galera - é que o Whis afirma lá atrás que domina essa técnica, ainda sem nome. Quando o Goku atingiu o Ultra Instinct no Torneio, diferente de todos os outros personagens, o Whis e os Anjos se mostraram animados e intrigados com o acontecimento.
Todas as ligações deixam implícito que a habilidade é algo superior aos próprios Deuses da Destruição, vindo diretamente dos Anjos. Ainda não vimos nenhum Anjo lutando DE VERDADE, mas nem em seus estágios mais fortes Goku e Vegeta foram um mínimo de ameaça para o Whis, por exemplo, assim podemos dizer com quase certeza que essa é apenas uma das faces do poder angelical.
Nem todos os Deuses da Destruição dominam;
Isso nós já tínhamos descoberto há algum tempo, de nem todos os Deuses da Destruição dominarem o Ultra Instinct, porém, o episódio 116 deu uma nova clareza para a coisa.
No 116, com o Goku acessando o poder mais uma vez em tão pouco tempo, vemos vários Deuses desconfortáveis, inclusive de universos salvos, como o Geene do 12.
Isso mostra com mais certeza que não são somente Beerus e Champa que não possuem total controle sobre a habilidade, mas até mesmo Deuses de alto nível.
Não é uma transformação;
E estamos usando as palavras técnica e habilidade aqui por um motivo bem específico: até agora, pelo menos, o Ultra Instinct não conta como uma transformação. Ele está na categoria de uma habilidade de aumento de força e reflexos, como o Kaioken.
Alguns rumores apontam que talvez o Goku use o Ultra Instinct com suas transformações, assim como ele faz com o Kaioken, elevando-as de nível mais uma vez. Mas nunca se sabe o que pode acontece com o UI no futuro.
Não é exclusiva dos Saiyajins;
Também é importante lembrar que, diferente de muita coisa que nós conhecemos de Dragon Ball, o Ultra Instinct não é algo exclusivo dos Saiyajins. Sim, é uma técnica que, por enquanto, só o Goku - e talvez o Vegeta - no 7 podem executar, mas isso não significa que pare neles.
O Ultra Instinct parece requerer, porém, acesso ao ki divino. Isso é apenas uma especulação ainda, mas pensando na evolução dos poderes do Goku, é o a resposta mais simples.
Técnica de memória muscular e reflexos;
Enfim, o Ultra Instinct se caracteriza como uma técnica de memória muscular e aumento de reflexos - tudo na forma mais insanamente Dragon Ball de ser. Segundo o Whis, quem domina essa habilidade com perfeição nunca será atingido por nada.
Ela consiste em treinar seu corpo e, principalmente, seus membros para responderem sozinhos em uma situação de perigo/batalha, quando o tempo de transmissão do comando do cérebro para o corpo em combate reduz a velocidade do guerreiro. Por isso, todos os movimentos do Goku mudam durante o UI, quando ele não está mais, necessariamente, usando artes marciais.
Não vimos a forma final dela ainda;
Ainda, o Whis afirma que o Goku só usou a forma de defesa do Ultra Instinct, que é mais baseada nos reflexos e na velocidade, mas perde no quesito força, e que ele precisa avançar na habilidade até atingir a forma final, onde o ataque também estaria “perfeito”.
Portanto, temos duas formas do UI por enquanto: de defesa e ataque. Depois disso, muita gente acredita que o Vegeta despertará a forma de ataque e que juntos, com ou sem fusão, os saiyajins derrotarão o Jiren do Universo 11.
Talvez o Jiren também use o UI;
Algo que também é especulação, mas temos pistas bem sólidas de que talvez seja verdade, é que talvez o Jiren tenha dominado e esteja usando o Ultra Instinct desde o começo do Torneio.
É dito que ele é um guerreiro mais poderoso que alguns Deuses da Destruição e várias similaridades entre os movimentos que vimos ele realizando e o que assistimos do Goku no 116 deixaram no ar a possibilidade.
Também, alguns episódios atrás, um foco nos olhos do Jiren mostrou um círculo brilhante que não tínhamos visto antes. Uma das principais características, que os produtores do anime pediram para os fãs prestarem atenção no UI, são as olhos prata.
É despertado quando o usuário está em estado crítico;
Essa é importante para o que vai rolar com o Vegeta nos próximos episódios; Não é dito exatamente que o Ultra Instinct só é despertado em estado crítico, mas quando o usuário enfrenta um desafio além de seus próprios limites.
No caso, o Goku enfrentou o Jiren com todas as forças e foi atingido pela Genki Dama na primeira vez. Logo, na segunda vez, foi o poder insano da Kefla e o estado extremo de seu corpo que trouxeram o UI à tona.
Para os próximos episódios, as sinopses revelaram que veremos o Vegeta tentando atingir o UI e, talvez, ele vá querer apanhar muito para isso acontecer.
Talvez o Vegeta tenha mais potencial no domínio;
Mas, algo que é importante ressaltar com a retomada que os flashbacks trouxeram: mesmo que lá o Whis tenha dito que o Vegeta tenha mais dificuldade em se desligar que o Goku, o Príncipe Saiyajin ainda é o com mais potencial dos dois para o Ultra Instinct, portanto a ideia do “modo de ataque” aparecer com ele não é absurda.
Afinal de contas, ele é quem tem mais tempo de treino com o Whis e é muito mais disciplinado que o protagonista - além de ter visto como a coisa toda funciona com o Goku como teste. Ele possui o potencial, só resta saber se isso será desenvolvido.
Arte: Trever09