10 coisas que você precisa saber sobre o Tim Drake, o Robin Vermelho!
10 coisas que você precisa saber sobre o Tim Drake, o Robin Vermelho!
Depois de várias encarnações e muitos anos de história, os fiéis escudeiros do Batman evoluíram para serem seus próprios heróis. Asa Noturna, Capuz Vermelho e o Robin Vermelho deixaram o manto de apenas “Robin” há algum tempo e, ainda que todos façam parte da batfamília, eles seguem suas histórias independentes e tentam criar uma distância entre sua nova figura e a imponente sombra do Homem-Morcego.
Dos três, o único que manteve seu título como Robin foi Tim Drake, assumindo o manto do Robin Vermelho, depois que Damian Wayne surgiu para o cargo de novo sidekick do Morcego. Separamos, então, 10 coisas que você precisa saber sobre o Tim Drake, o Robin Vermelho! Todos crescem e mudam, até os Robins – vivos, mortos ou renascidos.
Tema sugerido pelo leitor ro_marques99!
Robin Vermelho
Tim Drake não foi o único a usar o traje do Robin Vermelho. Na verdade, o primeiro Robin Vermelho foi o Dick Grayson, seguido por Jason Todd, em ocasiões distintas. Outro que já usou o manto, por pouco tempo, foi o vilão Ulysses Armstrong.
Por fim, Tim Drake assumiu o papel de Robin Vermelho após Damian Wayne ocupar o lugar de Robin, em “Battle for the Cowl”. Drake permaneceu com o codinome nos Novos 52, ainda que sua história de origem tenha sido alterada.
Tim Drake
O terceiro Robin, conhecido principalmente por sua inteligência, táticas dedutivas e estratégia, Tim Drake é o melhor representante do manto do Robin Vermelho, quando os outros dois Robins são mais conhecidos por suas identidades como Asa Noturna e Capuz Vermelho.
A primeira vez que o jovem usa o nome é no final de “Battle for the Cowl”, quando Dick Grayson, que assumiu o posto do Batman após a aparente morte do Bruce, nomeia Damian Wayne como novo Robin. Nas histórias posteriores, a nova identidade dá um ar mais obscuro e maduro para o personagem.
Drake permaneceu como Robin de 1990 até 2009 e é uma criação de Marv Wolfman e Pat Broderick, aparecendo pela primeira vez em 1989.
Dick Grayson e Jason Todd
Ainda, o manto do Robin Vermelho também foi usado por Dick Grayson e Jason Todd. Em Reino da Amanhã #2, de Mark Waid e Alex Ross, Dick Grayson foi o primeiro a aparecer com o codinome, uma espécie de versão alternativa de seu nome heroico tradicional, Asa Noturna.
Já Jason Todd tornou-se o primeiro Robin Vermelho do universo regular da DC. Ele recebeu o uniforme durante a história de “Countdown”, das mãos do Batman de uma realidade alternativa. Depois de Todd, enfim, o traje foi parar nas mãos de Ulysses Armstrong na história “Search for a Hero”.
Solo
Antes de assumir o manto de Robin Vermelho, como “apenas” Robin, Tim Drake rendeu muita história. Ele foi o terceiro Robin, tomando o traje depois da morte de Jason Todd, quando descobriu a identidade do primeiro Robin, Dick Grayson e do próprio Batman, passando por toda uma provação com o Homem Morcego para se mostrar digno do título.
Depois que o Batman fica fora de cena, em “Knightfall”, Drake ganhou suas histórias solo defendendo Gotham, ainda como Robin. Nesse espaço, o herói passa por alguns supergrupos, como a Justiça Jovem e os Jovens Titãs, até que perde seu cargo como Robin para Damian Wayne, assumindo então o manto do Robin Vermelho.
Desmascarado!
Tim Drake, durante sua jornada como Robin, perdeu sua mãe logo no início das aventuras e, muito tempo depois, tornou-se órfão, assim como o Homem-Morcego. Inclusive, por conta da família e outros problemas, Drake já desistiu do manto do herói algumas vezes. A mais marcante delas é em “Unmasked”, quando o rapaz é descoberto por seu pai que, para fazer o jovem desistir da carreira heroica, ameaça expor seus segredos.
O pai de Tim, Jack Drake, morre em “Crise de Identidade”, pelas mãos do Capitão Bumerangue.
Filho
Quando torna-se órfão, Tim recebe uma proposta de adoção de Bruce, porém recusa a ideia. Drake falsifica documentos para criar um tio falso para ser seu novo guardião legal, quando, além de seus pais estarem mortos, sua madrasta estava internada em um hospital psiquiátrico. No fim, Drake aceita a proposta de Bruce e é adotado pelo Morcego.
Superboy
O Superboy Kon-El, ou Conner Kent, é o melhor amigo de Tim Drake nos quadrinhos. Os dois já participaram da Justiça Jovem juntos, quando Drake liderava a equipe – e depois disso, quando perdeu a confiança do time e a Moça-Maravilha assumiu o cargo de capitã -, nos Jovens Titãs e em aventuras separadas. Drake foi um dos mais afetados pela morte de Conner durante a Crise Infinita. Seu uniforme preto e vermelho é em homenagem às cores do Superboy.
Titans Tomorrow
Na história “Titans Tomorrow”, Tim Drake se encontra com seu eu do futuro, que assumiu o manto do Batman depois da morte de Bruce. Nessa linha temporal, Tim se torna o líder dos Titãs e sua personalidade mergulha em caminho bem obscuro.
Ao seu comando, os Titãs tomaram conta de toda a Costa Oeste e Drake caçou e matou a maioria da galeria de vilões do Batman com a arma usada no assassinato de Thomas e Martha Wayne. Ele ainda entrou em um relacionamento com Bette Kane e acabou matando a moça durante uma discussão.
Jovens Titãs
Uma das participações mais famosas de Tim Drake como Robin é com os Jovens Ttitãs, ao lado do Mutano, da Estelar e do Ciborgue. Ele é um dos convidados do trio, junto do Superboy, da Moça-Maravilha e do Impulso para a nova formação do grupo, em 2003. A primeira missão dos heróis foi contra o Exterminador. A equipe já teve um embate, inclusive, com a Liga da Justiça, quando Drake lutou contra o Batman. Drake aparece como líder da equipe durante os Novos 52.
Novos 52
Nos Novos 52, Drake nunca foi verdadeiramente um Robin, ele já começou a história direto como o codinome de Robin Vermelho. Nessa realidade, Tim é um gênio da computação que estava tentando descobrir a identidade do Batman.
Depois de ser rejeitado pelo Morcego e dar um golpe no Pinguim para chamar a atenção de Bruce, Tim é adotado pelo milionário e passa atuar sob o codinome de Robin Vermelho, rejeitando “Robin” em respeito à morte de Jason Todd.