10 coisas que você precisa saber sobre o Sanctum Sanctorum do Doutor Estranho!
10 coisas que você precisa saber sobre o Sanctum Sanctorum do Doutor Estranho!
Todo herói precisa de sua própria base, onde pode planejar suas missões e contar com aliados e equipamentos. O Doutor Estranho tem o Sanctum Sanctorum, uma mansão em Nova York que também tem um forte histórico e poder místico. E aqui, contamos um pouco sobre as origens e curiosidades do local!
História e localização
O Sanctum Sanctorum fica localizado na Rua Bleecker, nº 177A, em Greenwich Village, um bairro de Nova York. Graças a uma parceria com o Google, é possível encontrar o prédio no Google Maps, ainda que ele não exista na vida real.
Curiosamente, o terreno já era usado para práticas místicas bem antes de ser transformado no Sanctum Sanctorum. Antes da chegada dos europeus, nativos americanos faziam rituais sagrados. Com a chegada dos colonizadores, vários sacrifícios pagãos foram sendo realizados ali. O tempo passou e o terreno era usado para contatos com divindades e até mesmo ritos satanistas, de modo que o local se tornou contaminado pela magia, e todos os prédios construídos ali acabavam sendo destruídos por incêndios curiosos. O Sanctum Sanctorum é o sétimo prédio construído no terreno.
Senhorio, mordomo e habitantes
Mais do que apenas uma base para o Mago Supremo, o Sanctum Sanctorum é uma propriedade de Stephen Strange, que se tornou dono do local ao comprá-lo dos seus antigos donos. E em vez de se preocupar com encanamento entupido, infiltrações e problemas no aquecimento, Strange deve lidar com todos os problemas místicos que o local traz.
Além disso, outro famoso residente da mansão é Wong, o fiel ajudante de Strange, que vem de uma família ancestral famosa por proteger e servir aos Magos Supremos. Ele foi indicado não apenas como servo do mago, mas também como mordomo e zelador da mansão. Outras habitantes do prédio foram a Valquíria, durante um tempo no qual não tinha certeza de quem era e Clea, a sobrinha de Dormammu e ex-esposa de Strange.
Divisão interna
O prédio é dividido em três pisos, dos quais apenas o segundo pode ser considerado de fato o Sanctum Sanctorum. O térreo é um aglomerado de salas de estar, salas de jantar e uma suntuosa cozinha, além de uma gigantesca biblioteca. O primeiro andar, por sua vez, é onde ficam os aposentos de Strange, Wong e outros convidados.
Por fim, o segundo andar é onde a magia - literalmente - acontece. Aqui, Stephen realiza seus rituais, sua meditação e é onde temos outra biblioteca - desta vez, composta apenas por livros de estudo do oculto. Além disso, o terceiro piso também abriga uma série de artefatos e relíquias místicas. E para finalizar nosso tour, podemos lembrar de um aposento em especial da mansão: a adega, que é onde mora uma entidade que personifica toda dor e sofrimento que Stephen já passou como Mago Supremo.
O centro da magia
Curiosamente, o Sanctum Sanctorum se encontra em um ponto importante da magia mundial: trata-se de um centro do convergência de diversas energias místicas, tornando o local o ponto mais mágico do planeta. Ali convergem linhas de Ley e outros indícios de magia.
Quando retornou do oriente, onde havia estudado magia com o Ancião, Stephen foi atraído para esse prédio decrépito, que, de acordo com as lendas da vizinhança, tratava-se de uma mansão mal-assombrada. Sendo um poderoso mago, Stephen se sentiu atraído pela aura da mansão, que na realidade, é um subproduto de todas as energias místicas que ali se encontram. Inclusive, os poderes de vários magos são mais fortes dentro do Sanctum Sanctorum.
Tamanho e espaço
Com magia, tudo é possível, inclusive desafiar as leis da física e do espaço. Devido a sua origem mística, é de conhecimento que o Sanctum Sanctorum é bem maior por dentro do que aparenta do lado de fora.
Isso acontece porque a mansão está sempre se alterando fisicamente, com novos aposentos surgindo e outros desaparecendo a cada minuto. Além disso, as portas mudam de lugar e há passagens para diversos pontos do universo.
Quartel-general
Curiosamente, a mansão não serviu apenas de base para o Doutor Estranho, mas também para vários grupos de super-heróis que tiveram relação com o Mago Supremo. A primeira equipe a se instalar no local foram os Defensores, liderados pelo próprio Strange, cuja missão era defender a Terra de ameaças sobrenaturais e místicas.
Vários anos depois, foi a vez dos Novos Vingadores assumirem o local como esconderijo. Essa equipe era composta por heróis clandestinos que não haviam se submetido à Lei do Registro na Guerra Civil e precisavam de um local seguro para morar. Nessa época, o prédio acabou sendo disfarçado como uma filial da Starbucks.
Prisão
Para o caso de você já ter esquecido, lembramos que o Sanctum Sanctorum é um local que transborda energia mística, tornando-se o lugar ideal para práticas mágicas e para convocação de entidades sobrenaturais... mas também pode ser um local poderoso para aprisionar seres malignos.
E foi o que já aconteceu: antes mesmo de Strange adquirir a mansão, um poderoso xamã nativo americano já duelou e enfrentou Tyanon, uma horrenda entidade mística do caos. Ele não apenas a derrotou, como também, através de uma série de conjurações, fez com que ela ficasse aprisionada na mansão, até o dia em que Strange a expulsaria desse plano de existência.
Nexo de todas as realidades
O Nexo de Todas as Realidades é um conceito metafísico da Marvel. Trata-se de um portal poderoso protegido pelo Homem-Coisa, que dá acesso a qualquer local do universo. E, em alguns quadrinhos e no filme animado do herói (Doutor Estranho: O Mago Supremo), é dito que o Sanctum Sanctorum abriga o portal - ou é uma personificação física dele.
É por conta disso que Strange pode se locomover para qualquer local no universo, inclusive dimensões místicas, através de sua mansão. As portas do Sanctum Sanctorum levam a lugares distintos e algumas conseguem "ler" a mente de seus usuários para levá-los aonde eles queiram.
Protegido pelo Vishanti
Todo herói precisa de seu próprio símbolo, que o identifique e mostre ao povo o surgimento de um salvador. No caso de Strange, o herói não carrega consigo nenhum símbolo em seu uniforme, mas é imediatamente reconhecido devido à imagem formada na principal janela do Sanctum Sanctorum.
Trata-se do Selo de Vishanti, um símbolo místico que garante proteção especial concedida pelo Vishanti - uma trindade de deuses antigos composta por Agamotto, Oshtur e Hoggoth. Além disso, é graças a essa janela e esse símbolo que as energias místicas na mansão entram em harmonia, ajudando a aumentar o poder de Strange e outros magos.
Nos cinemas
No filme do Doutor Estranho, não há apenas um Sanctum Sanctorum, mas sim três. Além do de Nova York, há um em Londres e outro em Hong Kong. Nesse universo, os Sanctum Sanctorum foram construídos para proteger o mundo da invasão de Dormammu e cada um deles funciona como um escudo místico.
Além disso, cada um dos prédios é protegido por um Mestre das Artes Místicas, que deve se certificar da segurança do Sanctum. Tirando esse detalhe, toda a construção e papel do Sanctum Sanctorum é bem fiel às HQs.