10 coisas que você precisa saber sobre o Quarteto Fantástico!
10 coisas que você precisa saber sobre o Quarteto Fantástico!
Ah, os Quatro Fantásticos. A primeira família de heróis! Criados em 1961, eles ajudaram a estabelecer a Marvel como conhecemos hoje. Agora, mais de meio século depois, a situação não mudou. Próximos de seu fim nos quadrinhos, e de outra adaptação no cinema, o Quarteto Fantástico continua moldando os alicerces dos quadrinhos!
Criados em uma época de florescimento dos quadrinhos de heróis, o Quarteto Fantástico foi a primeira publicação da Marvel. Tudo bem que muita coisa da Timely Comics seria reaproveitado na editora, mas em novembro de 1961, com o lançamento de Fantastic Four #1, nascia a Marvel Comics.
Inovadores na época, o Quarteto não era apenas um grupo de super-heróis. Puxando muita coisa de ficção científica pesada, eles eram exploradores. E, principalmente, uma família. Surgindo alguns anos antes dos Vingadores e dos X-Men, o Quarteto Fantástico foi a primeira equipe de heróis a surgir na Marvel e se manter atual até a atualidade.
Agora, aqui vão algumas pequenas curiosidades sobre esse fantástico grupo de heróis aventureiros. Não esperamos que você fique surpreso com tudo da lista – apesar de que seria ótimo se ficasse – mas ainda assim, divirta-se ao conhecer um pouco mais dessa família que ajudou a pavimentar a base por onde se construiu o Universo Marvel.
Elementos
Como muitos sabem, o Quarteto Fantástico é composto - na maior parte das vezes - por Reed Richards, o Senhor Fantástico, Sue Storm-Richards, a Mulher Invisível, Johnny Storm, o Tocha Humana e Benjamin Grimm, o Coisa.
Uma das curiosidades mais conhecidas sobre os personagens é que sua personalidade e poderes são claramente inspiradas nos quatro elementos gregos... Veja bem:
Senhor Fantástico (água): Além de um corpo elástico e "fluido", Reed possui uma personalidade serena que pode facilmente se alterar. Mulher Invisível (ar): Capaz de sumir e projetar campos de força, Sue é a mais adaptada para tudo. Calma como uma brisa ou revoltada como um furacão. Coisa (terra): Com um corpo rochoso, Ben Grimm é um personagem que externaliza facilmente tudo o que sente, além de ser a base da equipe em muitos momentos. Tocha Humana (fogo): Seus poderes dispensam comentários. É o jovem da equipe. Incansável como um incêndio.
Vingadores?
Aqui vai um fato para confirmar - e negar - a regra que todo herói do Universo Marvel é ou já foi um Vingador. No Quarteto, todos já foram Vingadores, incluindo os membros honorários...
...todos com exceção do Tocha Humana. Que dó.
Psicohistória
Reed Richards é um gênio e isso não há como negar. Além de ser uma das duas "cabeças" que comanda o grupo (ao lado de sua esposa), Reed foge um pouco de ser um herói físico, encontrando na ciência muitas das respostas para enfrentar vilões e inimigos.
E não é só isso. Reed criou seu próprio campo científico! Inspirado pela saga da Fundação, de Isaac Asimov, Reed criou (ou melhor, pôs em prática) a "psico-história", que nada mais é que um campo científico em que se analisa e prevê eventos futuros graças a equações e cálculos matemáticos.
Mocinha em perigo?
Durante o período inicial da publicação de Quarteto Fantástico, Sue era a típica "donzela em apuros". A maioria das capas das primeiras edições sempre mostravam Sue em perigo enquanto o resto do Quarteto tentava salvá-la.
Porém, passado essa fase, Sue sempre foi uma personagem feminina forte. Mesmo conciliando sua vida como esposa e mãe com a vida de heroína, Sue é a que tem o pulso mais firme da equipe, fazendo tudo em seu alcance para salvar as pessoas que ama.
Porém, para afastar-se um pouco da criação afetada de Sue, o autor Matt Fraction tomou algumas liberdades em seu primeiro run da equipe na Marvel Now. Alterando um pouco sua origem, Matt Fraction apagou o passado de modelo de Sue Storm, e em seu lugar, fez com que a heroína tivesse obtido um doutorado.
O morto...
Enquanto Reed e Sue estavam fora do Edifício Baxter para resolver problemas próprios, um grupo conhecido como Culto da Zona Negativa conseguiu ter acesso ao prédio e conseguiu acessar um portal para essa dimensão. Uma vez dentro, o Culto conseguiu liberar um exército quase interminável de Insectoides. Para piorar tudo, Ben estava sem os poderes e tanto ele quanto Johnny ficaram encarregados de cuidar dos filhos de Reed e Sue, além das crianças da Fundação Futuro. Para fechar o portal, seria necessário alguém acessar a Zona Negativa e cortar a conexão de dentro. Ben estava pronto para fazer esse sacrifício quando Johnny entra no portal, utiliza sua flama para queimar grande parte do exército e fechar a conexão. O Aniquilador então ordenou que ele abrisse, mas ao se recusar, Johnny é morto.
Futuramente ele seria ressuscitado e voltaria para a Terra... mas foi um período nebuloso para o Quarteto Fantástico - que acabou se tornando a nova Fundação Futuro, e incorporando o Homem-Aranha à equipe.
...e o imortal
Se não ferido em batalha ou revertido à sua forma humana... o Coisa é virtualmente imortal.
Isso acontece por ser feito de pedra e ter uma resistência muio maior à doenças humanas. Basicamente, ele não envelhece e adoece fácil, então caso não seja ferido - o que ainda assim é difícil - não morre.
Resposta à Liga da Justiça?
Aviso Prévio: Não queremos incitar ódio nos comentários. Respeitem os coleguinhas.
Quem vê a equipe hoje, não sabe. Mas o Quarteto Fantástico foi concebido originalmente como uma resposta de Stan Lee à Liga da Justiça. Incorporando uma pegada mais humana aos personagens, foi criado o Quarteto Fantástico... e sinceridade, até agradecemos por essa pequena "rivalidade". Do contrário não teríamos essa equipe maravilhosa hoje.
História animada
O Quarteto é, talvez, a equipe que mais tenha ganhado séries animadas desde sua criação. Como destaque positivo, mencionamos a animação de 1994, que se ligava às séries dos X-Men, do Homem-Aranha, do Hulk, do Surfista Prateado e do Homem de Ferro. E a mais recente, de 2006, que trouxe uma pegada interessante para a equipe...
... do outro lado do espectro, temos duas séries que valem a pena ser lembradas... para nunca serem repetidas. São elas a série animada do Coisa - na qual o Coisa era um garotinho que se transformava em herói ao bater dois anéis mágicos - e a famigerada série de 1978, na qual o Tocha Humana foi substituído pelo companheiro robô HERBIE. A especulação em torno disso é que os executivos estavam com medo de que crianças acabassem se incendiando depois da série. Porém, isso nunca foi confirmado. Na verdade, isso é explicado por motivos burocráticos.
Alter-ego do criador
O Coisa foi criado com um propósito além de ter um brutamontes na equipe. O principal propósito era representar o alter-ego de Jack Kirby, um dos criadores do herói.
Muita coisa pode ser vista ali na personalidade do herói em paralelo com a de Kirby, como o fato dele ser judeu.
Mestres das realidades alternativas
O reboot de Quarteto Fantástico está causando um grande burburinho entre os fãs pelas inúmeras "liberdades criativas" que tem tomado em relação às HQs. Mas considerando que é uma dimensão alternativa (como todas as adaptações costumam ser), isso é o de menos...
No Universo Ultimate (1610), o Quarteto acabou de forma curiosa: após o Ultimato, Reed propôs Sue em casamento, que recusou. A equipe acabou se separando, com Johnny indo ter uma vida pacífica na França, Ben se alistando na SHIELD, Sue continuou suas pesquisas científicas e Reed voltou para sua família biológica... porém, acabou forjando a própria morte e tornando-se o vilão Inimigo Supremo.
Outras realidades paralelas valem ser mencionadas, como a Terra-1720, na qual Sue Storm vira a Madame Hidra, a Terra-30987, na qual o Coisa consegue escapar das Guerras Secretas e a Terra-92133, na qual o Tocha Humana e o Senhor Fantástico são casados.