10 coisas que você precisa saber sobre o Programa Arma-X!
10 coisas que você precisa saber sobre o Programa Arma-X!
Experiências e projetos secretos nos quadrinhos são a coisa mais comum do mundo – por mais que isso seja irônico. Eles estão entre as principais causas de origens de super-heróis e super-vilões. E, de tantos e tantos, um dos mais conhecidos é o Programa Arma-X, que dita toda a origem do Wolverine e sua família de garras e curas.
De onde vieram as garras de adamantium? Por que tanta gente compartilha os mesmos poderes de cura do Logan? De onde veio tudo isso? A resposta está aqui. Separamos 10 coisas que você precisa saber sobre o Programa Arma-X! Soltando um spoiler de leve: o Soro do Super-Soldado do Capitão América está envolvido.
1974
Obviamente, a primeira vez que algo do programa Arma-X surge é na estreia do Wolverine nos quadrinhos. Ele é a Arma-X, afinal. Para quem não sabe, antes dos X-Men, o Logan fez sua estreia nos quadrinhos do Hulk, em 1974, como um antagonista do Golias Esmeralda.
Em uma missão no Quebec, o verdão e o Wendigo são atacados por esse ser aparentemente implacável, vestido de amarelo e azul, com garras, que não se intimida com o Hulk. Nem precisa dizer que isso chamou a atenção do público, né? Porém, a história de origem do Wolverine foi sendo revelada ao longo de décadas, então a ideia do Programa Arma-X só foi surgir tempos depois.
1991
17 anos depois da estreia do Wolverine nos quadrinhos e só então chegou a hora de explicar parte de sua origem. Em 1991 temos o arco do Programa Arma-X, que foi sendo mostrado aos poucos ao longo dos anos.
Em Marvel Comics Presents, o herói tem flashbacks de seu tempo nos laboratórios do Arma-X. Ele se lembra dos experimentos e percebe que ele tem pesadelos sobre o lugar todas as noites, em uma espécie de manipulação de memórias.
Sinistro
Muitos especulavam que o Sr. Sinistro estaria em Logan. Por que? Além da cena pós-créditos de Apocalipse, Nathaniel Essex esteve envolvido com o Programa Arma-X. Além de sua obsessão pelo Ciclope, o programa foi baseado no trabalho que o Sinistro desenvolveu em 1945, em um campo de concentração.
Na verdade, foi mostrado que o vilão trabalhou no projeto anos depois, com um nome falso, libertando “experimentos” para o seu próprio uso.
Plus
Enfim, o Arma-X é muito maior do que parece. Na verdade, “Arma-X” é o nome dos experimentos feitos no Wolverine e seus derivados. A ideia foi ampliada em 2002, com Grant Morrison contando a história do Programa Arma Extra.
O X do Wolverine seria um número romano e, na verdade, ele era a décima versão do programa. O Programa Arma Extra teve dezesseis partes, incluindo uma que culminou em uma arma biológica.
Super Soldado
Toda a ideia do Programa Arma Extra era a de criar uma arma perfeita. E se o Wolverine é o décimo experimento, voltando os números, descobrimos que o Arma-I é ninguém menos que o Capitão América.
Steve Rogers e o Soro são o primeiro sucesso do Programa Arma Extra, que rendeu vários experimentos derivados ao longo dos anos, assim como o Arma-X do Logan.
Memórias
Uma coisa interessante – e super conveniente – na história dos testes do Programa Arma-X é que todos eles possuem problemas de memória.
As cobaias sofrem perdas de memória, possuem lembranças implantadas e todo seu passado é manipulado. Tanto que a origem real do Logan só é revelada muito, muito, muito tempo depois da apresentação do personagem.
Shiva
O que acontece com os “erros” do Programa? Quem tenta fugir? O Arma-X possui um robô para cuidar desses casos; eliminar os problemas.
A Shiva foi apresentada em Wolverine #50, quando o Logan está procurando pistas de seu passado e ativa a máquina. Ela é um programa de contenção, que se manifesta na forma de um robô que aprende com suas experiências.
E mais: se ela é destruída, o programa cria um novo clone – que não errará novamente.
A Cura
A assinatura do Programa Arma-X não são garras de adamantium; é algo muito além. Quantos e quantos personagens não possuem o “mesmo” fator de cura do Wolverine? Pois é. A mutação do Logan não são suas garras de adamantium, mas sua regeneração.
Os cientistas da Arma-X descobriram o poder do herói e, para criar armas ainda mais poderosas, usaram o Wolverine como base para dar poder de cura para as outras cobaias.
Pane
Claro, nem precisamos falar que o Programa falhou. Várias vezes. Com várias mudanças em sua história, o Arma-X já foi um projeto tanto da CIA, como de cientistas que saíram do programa original e queriam fazer sua própria leva de Wolverines.
É assim que surgem personagens com o Deadpool e a Laura. Os Laboratórios Arma-X já foram reabertos e fechados inúmeras vezes e, em cada uma delas, algum personagem novo surge.
Adamantium
Como dissemos – e muita gente confunde – o esqueleto coberto de adamantium do Wolverine não é sua mutação. O Logan possui fator de cura, assim também envelhece mais lentamente, tem as garras de osso apenas (como em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido) e seus sentidos aprimorados.
O adamantium vem do Programa Arma-X e funcionou no herói por conta de seu fator de cura. Em qualquer outra pessoa, o metal mataria a cobaia facilmente por envenenamento.