10 coisas que você precisa saber sobre o Professor X
10 coisas que você precisa saber sobre o Professor X
O telepata que mudou o mundo!
Os X-Men sempre foram um símbolo de luta por igualdade e por um mundo livre de preconceitos, onde humanos e mutantes poderiam viver em coexistência pacífica. No entanto, a equipe só existe porque foi criada pelo Professor X, um mutante capaz de ler mentes e que sempre teve o sonho de ver a humanidade respeitando a sua raça.
Charles Xavier é muitas coisas – um herói, um mensageiro da paz, um líder questionável e até mesmo um hipócrita -, mas não deixa de ser lembrado como um dos maiores personagens dos Filhos do Átomo. E aqui apresentamos 10 coisas que você precisa saber sobre o Professor X!
Créditos: Marvel Comics
Primeira aparição e criadores do Professor X
Como é um dos personagens centrais dos X-Men, o Professor X apareceu pela primeira vez na edição de estreia da revista mutante, em setembro de 1963. Ele foi criado por ninguém menos que Stan Lee e seu maior parceiro de trabalho, Jack Kirby.
O personagem foi inspirado em Martin Luther King - assim como seu arqui-inimigo, o Magneto, foi baseado em Malcolm X. Ambos eram grandes representantes do movimento negro na década de 60, propagando a mensagem de respeito às minorias.
Quais são as origens do Professor X?
Charles Francis Xavier era o filho de um renomado cientista nuclear. Após a morte de seu pai, sua mãe se casou com um homem bruto e violento, o que causou problemas durante a juventude do mutante, que tinha que conviver com seu meio-irmão, Cain Marko - que se tornaria o Fanático.
Ainda na puberdade, ele começou a descobrir seus poderes telepáticos e passou a pesquisar mais sobre modificações genéticas e o nascimento dos mutantes. Na época da faculdade, ele conheceu Moira MacTaggert, uma mutante capaz de "renascer" com todas as memórias de sua vida anterior.
A partir daí, ele começou a explorar a ideia de criar um grupo de estudantes que pudessem provar ao mundo o valor dos homo superior. Com um sonho utópico de coexistência pacífica entre humanos e mutantes, ele fundou os X-Men e partiu em busca de seus primeiros recrutas.
A personalidade do Professor X
Charles Xavier é um personagem complexo e com muitas camadas. Embora muitos o vejam como um líder bondoso e gentil, ele já provou diversas vezes que seria capaz de tudo para fazer seu sonho se concretizar - mesmo que para isso precisasse manipular seus estudantes para cumprirem seu propósito.
Por conta disso, ele é taxado de hipócrita por muitos mutantes, especialmente seus rivais, como Magneto e Mística. Apesar disso tudo, ele é quase sempre calmo, pacato e comedido, apelando para a violência apenas em casos extremos. Se formos traçar um comparativo com outro personagem da cultura pop, ele é muito parecido com Alvo Dumbledore, da saga Harry Potter, em termos de personalidade.
Quais são os poderes e as habilidades do Professor X?
Charles Xavier é um dos maiores telepatas do planeta, capaz de decifrar a mente humana como poucos conseguem. A partir daí, ele tem vários dons que derivam diretamente da telepatia, como criação de ilusões, elos mentais, escudos psiônicos e vários outros poderes. Seus dons ficam ainda mais poderosos quando ele utiliza o Cérebro, um aparelho que intensifica suas ondas mentais.
E por mais que não seja telecinético no nível de Jean Grey ou Psylocke, ele já mostrou que possui um pequeno poder latente, algo que é comum em quase todos os personagens que demonstram telepatia entre suas habilidades.
Quais são as fraquezas do Professor X?
A maior fraqueza de Charles Xavier, por muito tempo, foi seu próprio corpo. Ele foi deixado paralítico em um confronto com o vilão alienígena Lúcifer, e teve que usar cadeira de rodas. Com o passar dos anos, ele encontrou formas de reconquistar o movimento das pernas (seja através de tecnologia ou até mesmo clonagem), mas sempre voltava ao estado paralítico.
Atualmente, o personagem parece ter se "curado" definitivamente, já que transferiu sua mente para o corpo do Fantomex. No entanto, nos eventos mais recentes da revista da X-Force, ele acabou sendo morto por supremacistas humanos, e nós ainda não sabemos quando ele vai voltar à vida na ilha de Krakoa.
As equipes do Professor X
O "X" de X-Men não vem apenas do gene-x comum em pessoas mutantes. De muitas formas, Charles Xavier é exatamente o que define a equipe, já que ela foi criada a partir de seus sonhos e ideais. Por conta disso, ele sempre é visto ao lado de outros mutantes, lutando pela igualdade e pela sobrevivência de sua espécie.
Ainda assim, o personagem já esteve em algumas equipes derivadas, como os Novos Mutantes e a Excalibur, sempre atuando como líder e mentor. Fora dos Filhos do Átomo, ele é conhecido por ter integrado os Illuminati, um grupo secreto contendo os heróis mais inteligentes do Universo Marvel.
Inimigos e vilões do Professor X
O Professor X tem vários inimigos pessoais, mas nenhum se equipara a Magneto, que representa seu completo oposto ideológico. No fundo, os dois são amigos, mas discordam veementemente dos ideais do outro, o que sempre os colocou em conflito. Essa relação de amor e ódio parece ter amenizado bastante nos últimos anos, de modo que agora Magneto é um integrante dos X-Men.
Além disso, ele também possui outros inimigos íntimos, como o Fanático, que era seu meio-irmão, ou até mesmo a Cassandra Nova, a "irmã gêmea" que ele havia "matado" ainda no útero de sua mãe.
Traje do Professor X
Na maior parte do tempo, o Professor X não possui um "traje heroico" como seus alunos. Ele quase sempre é visto em sua cadeira de rodas, usando terno e gravata, o que serviu durante muito tempo para que ele pudesse se disfarçar em meio aos humanos para propagar sua mensagem de coexistência pacífica.
Ainda assim, ele já usou trajes heroicos nos períodos em que os X-Men adotaram um visual mais "padronizado". Atualmente, ele é capaz de andar e está no corpo do Fantomex, e possui um traje próprio - um colante totalmente preto e uma versão mais moderna do Cérebro, que esconde seu rosto.
Momento de destaque
E já que estamos falando de seu visual atual, não podemos deixar de citar que sua fase mais bem-sucedida é justamente a nova era dos X-Men, conhecida como Dawn of X. Aqui, o Professor X finalmente parece ter entendido que seu sonho era muito utópico, e que para poder garantir a sobrevivência dos mutantes, precisaria criar uma nação própria para eles.
Em House of X e Powers of X, vemos um Charles Xavier repaginado e mais confiante, provando-se um líder nato e que consegue guiar seus discípulos em direção a um futuro esperançoso e cheio de potencial. O personagem nunca esteve tão bem - por mais que alguns segredos ameacem a paz de sua nação...
Fora das HQs
Felizmente, Charles Xavier sempre foi tratado muito fielmente fora das HQs. Ele é um personagem jogável em alguns jogos dos X-Men, enquanto em outros atua apenas como um NPC, guiando seus alunos para lutar contra os inimigos clássicos da equipe.
Nas animações, ele sempre foi retratado de modo impecável, mas foi nos filmes que ganhou destaque. Tanto Patrick Stewart quanto James McAvoy capturaram toda a essência do personagem, criando um ser "aparentemente perfeito" que, ao mesmo tempo, possui vários defeitos e esqueletos em seu armário. Mal podemos esperar para vê-lo inserido no Universo Cinematográfico da Marvel.