10 coisas que você precisa saber sobre o Professor Hulk
10 coisas que você precisa saber sobre o Professor Hulk
O melhor de dois mundos!
Em Vingadores: Ultimato, o público foi apresentado a uma nova versão do Hulk, unindo o intelecto de Bruce Banner com a força bruta do gigante esmeralda, numa tentativa bem sucedida de finalmente terminar a guerra interior travada diariamente pelo cientista. Nos quadrinhos, essa forma do herói é conhecida como Professor Hulk.
O cinema deu uma origem diferente a essa nova persona da fera verde da Marvel, resumindo tudo bem rapidamente em uma única cena, o que descontentou alguns fãs. Mas e nos quadrinhos, como ele surgiu?
É o que essa lista veio te esclarecer, então vem com a gente!
O bom e velho Hulk
Só para deixar todo mundo inteirado e de repente refrescar a memória de alguém, vamos do começo: o físico Bruce Banner, que pesquisava os efeitos dos raios gama em seres humanos, acaba vítima de um acidente em seu laboratório e passa a se transformar em um monstro verde e superforte toda vez que fica com raiva. Até aí, tudo bem.
O que o público mais leigo não percebe é que Hulk e Banner vivem em constante conflito um com o outro, o que vira a vida do pobre cientista de cabeça para baixo. Desde então, ele passa a procurar uma cura ou alternativa para sua condição, o que, eventualmente, levará a criação do Professor Hulk.
A primeira aparição do Professor Hulk
O Professor Hulk apareceu pela primeira vez na edição #377 de sua revista própria, na história "Honey, I shunk the Hulk" (ou "Querida, eu encolhi o Hulk"). A HQ foi escrita por Peter David, com traços de Dale Keown e foi lançada pela Marvel nos Estados Unidos em 1991.
A história mostra uma viagem pela mente conturbada do Dr. Banner, com três personalidades distintas lutando por dominância. Apenas um homem pode ajudá-lo: o Doutor Samson, um dos melhores amigos do cientista.
Guerra interior
O professor Hulk é uma junção de três personalidades diferentes habitando a mesma mente. O pacato Dr. Banner; o Hulk selvagem, verde, sem consciência de seus atos e que age por instinto; e o egoísta Hulk Cinza, que só aparecia à noite.
O caso do Hulk cinza era ainda pior, já que até mesmo sua forma humana tinha uma persona alternativa: Joe Fixit, que trabalhava para a máfia de Las Vegas.
Os três não poderiam coexistir sem matar seu hospedeiro, então tiveram que se unir para evitar a própria destruição.
A origem do Professor Hulk
Em The Incredible Hulk #377, o Doutor Samson, com a ajuda do ex-vilão Mestre do Picadeiro, põe Bruce Banner em um estado de hipnose, onde suas três personas se confrontam. Bruce precisa superar a morte de sua mãe por seu pai, mas encontra dificuldades nisso.
Quando Bruce finalmente consegue aceitar o que aconteceu, ele vê novamente sua mãe, que lhe diz que ele e suas outras personalidades não precisam mais lutar e que precisam trabalhar juntos.
Os três se fundem em um só ser, nascendo assim o Professor Hulk.
Maior e melhor
O Professor Hulk é uma das formas mais poderosa do gigante esmeralda. Ele tem toda a força bruta que tinha quando perdia a cabeça e cedia à raiva, mas mantém seu intelecto genial, o que o transforma num adversário formidável, que é ao mesmo tempo extremamente forte e incrivelmente astuto.
Ele é até mesmo maior e fisicamente mais forte que o Hulk original, o que por si só já parecia impossível.
Fraqueza reversa
Como todo herói de verdade, o Professor Hulk também tem um calcanhar de Aquiles. E a fraqueza dele, por incrível que pareça, é o reverso do que costumava ser.
Enquanto o Hulk original fica mais forte a medida que fica com mais raiva, com o Professor Hulk acontece o contrário. Quanto mais raiva ele tiver, mais fraco ficará, até se transformar em um humano normal, mas com a mente do Hulk selvagem.
De volta ao básico
Tempos depois, o Bruce Banner descobre o que o Dr. Samson já sabia desde o começo: sua nova forma é meramente temporária. Mas esperem, piora.
Ele também descobre que o Professor Hulk não é uma fusão entre a mente de Banner e a do Hulk, mas sim mais uma personalidade alternativa, formada com a ideia de uma versão idealizada de Bruce Banner.
Sendo assim, ele volta a ser o Hulk de sempre, pelo menos por um longo tempo.
Não foi o único Hulk inteligente
O Professor Hulk não foi a única versão do Hulk dotada de razão e inteligência. Fora ele, há dois Hulks que merecem ser citados.
O primeiro é o Quebra-Mundos, da saga Hulk Contra o Mundo, que tinha um nível de poder que beirava o absurdo, sendo suficiente para derrotar Namor, Doutor Estranho e Raio Negro com pouco esforço.
O segundo é o Doutor Verde, mais uma personalidade alternativa, que não gosta de ser chamado nem de Banner nem de Hulk e não tem muitos escrúpulos para alcançar seus objetivos.
"Não me viu chegando?"
Embora a aparição do Professor Hulk em Vingadores: Ultimato tenha sido uma surpresa para a maioria das pessoas, sua participação já era esperada pelos fãs mais teóricos da conspiração, que não perdem uma oportunidade sequer para tentar prever o que vai acontecer.
A partir de imagens do set, informações vazadas e declarações dos atores, esses fãs bolaram várias teorias sobre a aparição do personagem, o que acabou se confirmando no final.
Nos Cinemas
Vingadores: Ultimato mostrou um Professor Hulk fácil de se apegar. É engraçado ver o gigante verde falando e agindo como Bruce Banner, e vê-lo lutar com plena consciência pela primeira vez é diferente e inesperado.
No filme, Banner diz que sempre viu o Hulk como uma doença, mas quando passou a enxergá-lo como a cura, tudo se resolveu. Nos cinco anos que se seguiram desde a Dizimação, ele foi tentando fundir o corpo do Hulk à sua mente, uma parte de cada vez, até eventualmente conseguir.
O Professor também foi essencial para trazer aqueles que foram mortos no estalar de dedos de volta à vida ao usar uma versão da manopla do infinito feita por Tony Stark, devidamente equipada com as seis joias.