10 coisas que você precisa saber sobre o Pirata-Psíquico!
10 coisas que você precisa saber sobre o Pirata-Psíquico!
Prenúncios de crise no ar! O Pirata-Psíquico, um vilão antigo da DC Comics, é quase como uma das trombetas anunciando algum grande evento catastrófico chegando aos quadrinhos desde sua participação na Crise nas Infinitas Terras, nos anos 80. Agora, o personagem voltou ganhar destaque nas revistas do Batman, bem em tempo do Rebirth e dos planos misteriosos da DC para suas tramas futuras. Será que algo está por vir?
Para conhecer mais sobre esse agouro da editora, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre o Pirata-Psíquico! Cuidado com a Máscara Medusa e controlem suas emoções, meus caros, porque algo grande está chegando.
Tema sugerido pelo leitor Ph Souza!
O Pirata
Sobre o personagem em si, o Pirata-Psíquico é um manto vilanesco que já foi carregado por Charles Halstead, o antagonista original, James Highwater e, principalmente, Roger Hayden.
O Pirata-Psíquico é uma criação de Gardner Fox e Joe Gallagher, aparecendo pela primeira vez em All-Star Comics #23, de 1945. Como Roger Hayden, sua versão mais famosa, ele surgiu em 1965, um trabalho de Gardner Fox e Murphy Anderson.
Terra-2
Originalmente, o personagem é um vilão na Terra-2, indo contra a Sociedade da Justiça da América. O primeiro Pirata-Psíquico, Charles Halstead, cometia crimes baseados em diferentes emoções.
A coisa ficou mais interessante a partir da segunda encarnação do vilão, com Roger Hayden, que usava a Máscara Medusa para manipular as emoções das pessoas. Depois da Crise Nas Infinitas Terras, ele ficou confinado à Nova Terra até os eventos da Crise Infinita.
Poderes
Os poderes do Pirata-Psíquico vem das Máscaras Medusa, máscaras forjadas em ouro que tinham o poder de influenciar a emoção das pessoas. Roger Hayden foi quem reuniu todas as máscaras e, depois de usá-las separadamente, resolveu fundir todas elas, ganhando controle sobre todo o Espectro Emocional. O problema da nova máscara é que ela drenava energia emocional do usuário, o que obrigou Hayden a drenar emoções para se sustentar.
A ideia dos poderes do Pirata-Psíquico é o controle das emoções, podendo causar desde ira, raiva, virando aliados contra seus próprios grupos, até loucura, pânico, insanidade e, decorrente de tudo isso em excesso, morte.
Ainda, a Máscara possuía o poder de invocar qualquer pessoa que havia morrido durante a Crise nas Infinitas Terras, algo bem confuso e que não durou muito.
Crise nas Infinitas Terras
A participação mais famosa do Pirata-Psíquico, nos quadrinhos, foi durante a Crise nas Infinitas Terras, em 1985. A primeiro momento trabalhando para salvar o Multiverso, o Pirata-Psíquico foi invocado pelo Anti-Monitor e trocou de lados, servindo o vilão agora.
Virada
E enquanto trabalhava para o Anti-Monitor, ele usou seus poderes para torturar o Flash, que também havia sido capturado pelo vilão. Porém, o que Hayden não previa era que Barry iria escapar de seu aprisionamento e o forçaria a usar seus poderes a seu favor, causando um motim na tripulação da nave, enquanto o Velocista se sacrificava para destruir o canhão de anti-matéria que ameaçava o universo.
Ele foi resgatado pelo Kid Flash e foi internado no Asilo Arkham por ter ficado insano, quando era um dos únicos sobreviventes do incidente a se lembrar do Multiverso.
Crise Infinita
O conhecimento sobre o Multiverso o transformou em uma espécie de agouro sobre grandes eventos catastróficos nos quadrinhos DC.
Depois de algumas aventuras, durante a Crise Infinita, o Pirata-Psíquico foi abordado por Alexander Luthor Jr em seu plano de criação da Terra perfeita. E assim ele fez, ajudando capturar alguns personagens chave para a trama do Luthor, incluindo o Adão Negro e uma tentativa frustrada com a Poderosa.
Adão Negro
Depois que os heróis resgataram os personagens capturados por Alex Luthor Jr, o Adão Negro não deixou a afronta barata. Ele simplesmente furou os olhos do Pirata-Psíquico, o matando logo em seguida, atravessando toda sua mão pelo crânio do vilão.
A Máscara Medusa foi mostrada sendo utilizada por outro personagem em One Year Later, além do Pirata-Psíquico retornar dos mortos em A Noite Mais Densa como Lanterna Negro – mais um evento catastrófico.
Novos 52
Nos Novos 52, mantendo a identidade de Roger Hayden, o Pirata-Psíquico ganhou outra roupagem. Aqui ele já possuía poderes psíquicos grandiosos, resultado do vírus que o Brainiac liberou em Metrópolis. Nessa nova história, a Máscara Medusa serve como um tipo de proteção e um amplificador de seus poderes psíquicos já latentes.
Bane
Após o Rebirth, o Pirata-Psíquico voltou aparecer, agora como um personagem chave da nova história envolvendo o Batman e o Esquadrão Suicida.
Depois de ser colocado aos serviços de Hugo Strange e Strange trair a Amanda Waller, o Pirata-Psíquico usou seus poderes contra os novos heróis de Gotham, o Gotham e a Gotham Girl. Ele transformou o Gotham e um maníaco homicida e colocou a Gotham Girl em um estado constante de pânico, que pode acabar matando a moça.
Agora, foi revelado que o Pirata está servindo o Bane com seus poderes, como uma espécie de “analgésico” e o Batman está indo ao seu encontro para reverter os problemas causados aos novatos de Gotham.
Prenúncios de Crise
Depois do Rebirth começar e várias entrevistas dos envolvidos na renovação apontarem para um grande evento no futuro, o Pirata-Psíquico voltando a ser um personagem chave para a história é novamente um agouro para o Universo.
Um grande evento está chegando, provavelmente envolvendo o Doutor Manhattan e o Universo Watchmen, e Roger Hayden é um dos primeiros sinais do que está por vir.