10 coisas que você precisa saber sobre o Pirata-Psíquico!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Pirata-Psíquico!

Por Márcio Jangarélli

Para conhecer mais sobre esse agouro da editora, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre o Pirata-Psíquico! Cuidado com a Máscara Medusa e controlem suas emoções, meus caros, porque algo grande está chegando.

Tema sugerido pelo leitor Ph Souza!

Imagem de capa do item

O Pirata

Sobre o personagem em si, o Pirata-Psíquico é um manto vilanesco que já foi carregado por Charles Halstead, o antagonista original, James Highwater e, principalmente, Roger Hayden.

O Pirata-Psíquico é uma criação de Gardner Fox e Joe Gallagher, aparecendo pela primeira vez em All-Star Comics #23, de 1945. Como Roger Hayden, sua versão mais famosa, ele surgiu em 1965, um trabalho de Gardner Fox e Murphy Anderson.

Imagem de capa do item

Terra-2

Originalmente, o personagem é um vilão na Terra-2, indo contra a Sociedade da Justiça da América. O primeiro Pirata-Psíquico, Charles Halstead, cometia crimes baseados em diferentes emoções.

A coisa ficou mais interessante a partir da segunda encarnação do vilão, com Roger Hayden, que usava a Máscara Medusa para manipular as emoções das pessoas. Depois da Crise Nas Infinitas Terras, ele ficou confinado à Nova Terra até os eventos da Crise Infinita.

Imagem de capa do item

Poderes

Os poderes do Pirata-Psíquico vem das Máscaras Medusa, máscaras forjadas em ouro que tinham o poder de influenciar a emoção das pessoas. Roger Hayden foi quem reuniu todas as máscaras e, depois de usá-las separadamente, resolveu fundir todas elas, ganhando controle sobre todo o Espectro Emocional. O problema da nova máscara é que ela drenava energia emocional do usuário, o que obrigou Hayden a drenar emoções para se sustentar.

A ideia dos poderes do Pirata-Psíquico é o controle das emoções, podendo causar desde ira, raiva, virando aliados contra seus próprios grupos, até loucura, pânico, insanidade e, decorrente de tudo isso em excesso, morte.

Ainda, a Máscara possuía o poder de invocar qualquer pessoa que havia morrido durante a Crise nas Infinitas Terras, algo bem confuso e que não durou muito.

Imagem de capa do item

Crise nas Infinitas Terras

A participação mais famosa do Pirata-Psíquico, nos quadrinhos, foi durante a Crise nas Infinitas Terras, em 1985. A primeiro momento trabalhando para salvar o Multiverso, o Pirata-Psíquico foi invocado pelo Anti-Monitor e trocou de lados, servindo o vilão agora.

Imagem de capa do item

Virada

E enquanto trabalhava para o Anti-Monitor, ele usou seus poderes para torturar o Flash, que também havia sido capturado pelo vilão. Porém, o que Hayden não previa era que Barry iria escapar de seu aprisionamento e o forçaria a usar seus poderes a seu favor, causando um motim na tripulação da nave, enquanto o Velocista se sacrificava para destruir o canhão de anti-matéria que ameaçava o universo.

Ele foi resgatado pelo Kid Flash e foi internado no Asilo Arkham por ter ficado insano, quando era um dos únicos sobreviventes do incidente a se lembrar do Multiverso.

Imagem de capa do item

Crise Infinita

O conhecimento sobre o Multiverso o transformou em uma espécie de agouro sobre grandes eventos catastróficos nos quadrinhos DC.

Depois de algumas aventuras, durante a Crise Infinita, o Pirata-Psíquico foi abordado por Alexander Luthor Jr em seu plano de criação da Terra perfeita. E assim ele fez, ajudando capturar alguns personagens chave para a trama do Luthor, incluindo o Adão Negro e uma tentativa frustrada com a Poderosa.

Imagem de capa do item

Adão Negro

Depois que os heróis resgataram os personagens capturados por Alex Luthor Jr, o Adão Negro não deixou a afronta barata. Ele simplesmente furou os olhos do Pirata-Psíquico, o matando logo em seguida, atravessando toda sua mão pelo crânio do vilão.

A Máscara Medusa foi mostrada sendo utilizada por outro personagem em One Year Later, além do Pirata-Psíquico retornar dos mortos em A Noite Mais Densa como Lanterna Negro – mais um evento catastrófico.

Imagem de capa do item

Novos 52

Nos Novos 52, mantendo a identidade de Roger Hayden, o Pirata-Psíquico ganhou outra roupagem. Aqui ele já possuía poderes psíquicos grandiosos, resultado do vírus que o Brainiac liberou em Metrópolis. Nessa nova história, a Máscara Medusa serve como um tipo de proteção e um amplificador de seus poderes psíquicos já latentes.

Imagem de capa do item

Bane

Após o Rebirth, o Pirata-Psíquico voltou aparecer, agora como um personagem chave da nova história envolvendo o Batman e o Esquadrão Suicida.

Depois de ser colocado aos serviços de Hugo Strange e Strange trair a Amanda Waller, o Pirata-Psíquico usou seus poderes contra os novos heróis de Gotham, o Gotham e a Gotham Girl. Ele transformou o Gotham e um maníaco homicida e colocou a Gotham Girl em um estado constante de pânico, que pode acabar matando a moça.

Agora, foi revelado que o Pirata está servindo o Bane com seus poderes, como uma espécie de “analgésico” e o Batman está indo ao seu encontro para reverter os problemas causados aos novatos de Gotham.

Imagem de capa do item

Prenúncios de Crise

Depois do Rebirth começar e várias entrevistas dos envolvidos na renovação apontarem para um grande evento no futuro, o Pirata-Psíquico voltando a ser um personagem chave para a história é novamente um agouro para o Universo.

Um grande evento está chegando, provavelmente envolvendo o Doutor Manhattan e o Universo Watchmen, e Roger Hayden é um dos primeiros sinais do que está por vir.