10 coisas que você precisa saber sobre o Peter Dinklage, o Tyrion de Game of Thrones!
10 coisas que você precisa saber sobre o Peter Dinklage, o Tyrion de Game of Thrones!
Precisamos falar sobre o Tyrion Lannister, ou melhor, sobre quem o interpreta. Por mais que muitos o conheçam apenas por Game of Thrones, ou sua participação em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, Peter Dinklage já está no mundo da atuação há muito tempo e tem algumas coisas bem interessantes em sua carreira, além da sua descendência Lannister.
Para conhecer um pouco mais sobre o ator, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre o Peter Dinklage! Mão da Rainha, despertador sexy e anti-mutante; que tipo de governo vai chegar a Westeros na próxima temporada?
Quem é esse?
Mas então, quem é esse rapaz que interpreta o Tyrion? Dentro do elenco de GoT, Peter Dinklage é um dos americanos, com 47 anos nas costas. Peter nasceu com acondroplasia, uma das formas mais comuns de nanismo, chegando aos 1,32 de altura. Segundo o ator, ele sempre recebeu apoio da família e foi muito criterioso na sua escolha de trabalhos, com papéis que não fossem pejorativos à sua condição. Ele está trabalhando com atuação desde 87, com pequenas participações, até que fez sua estreia cinematográfica em 95 em Living in Oblivion.
Ele trabalhou muito com TV e cinema até chegar em seu maior papel, apenas em 2011, quando foi escolhido para dar vida ao Tyrion Lannister para Game of Thrones. No meio de tudo isso, o ator já fez algumas pontinhas musicais também.
Clichê
O primeiro papel cinematográfico do ator foi com Living in Oblivion, de 1995, e o papel casa exatamente com os crítica de Dinklage sobre os papéis oferecidos aos atores com nanismo. No filme, ele interpreta Tito, um ator com nanismo que reclama sobre seus papéis nos filmes, desgostoso com o clichê que é encaixado.
Porém, seu primeiro grande papel foi apenas em 2003, com O Agente da Estação, onde ele protagoniza a história de Finbar McBride, que precisa recomeçar sua vida quando seu chefe morre e a loja onde trabalhava será fechada. Fin recebe de herança do seu chefe um pedaço de terra em um cemitério de trens e lá ele tem que aprender lidar com seus vizinhos.
Despertador Sexy
Uma das ferramentas principais do ator é sua voz, que muita gente por aí acha extremamente sexy. Tão sexy que ele fez um despertador sexy em um episódio de Seinfeld. Pois é. Confira a cena clicando aqui.
Vegetariano
E para quem acha que vegetarianismo e veganismo são modas de agora, Peter é vegetariano desde os 16 anos, mesmo que, à princípio, as intenções não tenham sido nem um pouco relacionadas aos bichinhos: o ator se tornou vegetariano para impressionar uma garota.
De lá pra cá, ele desenvolveu seu pensamento sobre o tratamento e proteção aos animais e se tornou um militante da causa, sendo até porta-voz do PETA, em 2012.
SHAME!
Mesmo sendo muito criterioso com seus papéis, no quesito de clichês e ofensas à sua altura, o ator tem um ponto vergonha alheia em sua carreira. Em 2003, ele esteve no filme “Na Ponta dos Pés”, estrelado por Kate Beckinsale e Matthew McConaughey.
Extremamente criticado, com 29% de aprovação no Rotten Tomatoes, a comédia fala sobre o que acontece quando você pede alguém em casamento sem contar para a pessoa que todo mundo da sua família é anão.
Musical
E sua voz não serve apenas para despertador sexy não. Lá nos anos 90, Peter fez parte de uma banda, para dizer o mínimo, alternativa de punk-funk-rap, nomeada Whizzy.
Dessa experiência, o ator ganhou uma cicatriz, depois que levou um chute na cara durante um show. Para quem nunca viu Peter cantando, ele também fez parte do Game of Thrones: The Musical, que você pode assistir clicando aqui.
Premiado
Obviamente, por seu papel como Tyrion, Peter ganhou uma chuva de prêmios. São Emmys, Globo de Ouro, Satellite Award, etc. Porém, não foi só por Game of Thrones que o ator foi premiado. Lá em 2003, por O Agente da Estação, o ator recebeu suas primeiras estatuetas, incluindo um Satellite Award.
Narnia
Para quem não sabe (ou não foi ver o filme), Dinklage já participou de outra adaptação de crônicas fantásticas, entrando na sequência de As Crônicas de Narnia, Príncipe Caspian, de 2008. No filme, ele interpretou Trumpkin, o líder dos verdadeiros narnianos. Nos livros, o personagem também aparece em A Viagem do Peregrino da Alvorada, que ganhou filme, sem Dinklage, e A Cadeira de Prata.
Anti-mutante
Nos cinemas, mais recentemente, o ator encarnou o papel de Bolivar Trask, o criador das Sentinelas para caçar mutantes, em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. Ele não é o primeiro Bolivar Trask dos cinemas, quando o personagem já apareceu na primeira trilogia, completamente diferente.
O Tyrion perfeito
E sobre seu papel como Tyrion, já foi dito em vários lugares que o ator foi a primeira e única escolha da produção para o papel. Ainda assim, Peter já confessou que, depois de muito tempo na série, ainda não havia lido todos os livros.