10 coisas que você precisa saber sobre o Olho de Agamotto
10 coisas que você precisa saber sobre o Olho de Agamotto
Tudo sobre o poderoso artefato do Doutor Estranho!
Tanto nos quadrinhos quanto no cinema, o Olho de Agamotto é uma das armas mais poderosas sob a posse do Doutor Estranho. O artefato místico teve um papel fundamental na história do herói nas HQs e será uma peça chave na Guerra Infinita do MCU.
Aqui, temos 10 fatos que você precisa saber sobre a relíquia!
Qual é a origem do Olho de Agamotto?
Embora seja conhecido na comunidade heroica como o Mago Supremo, o Doutor Estranho certamente não é o primeiro e nem será o último a herdar esse título. Na realidade, "Mago Supremo" é como é chamado todo feiticeiro responsável por defender a Terra contra ameaças místicas. E cada Mago Supremo ganha, do seu antecessor, o Olho de Agamotto.
O artefato foi criado (ou descoberto) pelo primeiro Mago Supremo da Terra... o próprio Agamotto, que é uma entidade mística que compõe o Vishanti - um trio de entidades poderosas que deseja proteger a Terra e transformá-la no local perfeito. Agamotto viveu durante anos como um mortal, criando vários artefatos místicos e deixando para seus discípulos e herdeiros.
Quais são os poderes do Olho de Agamotto?
Os poderes do Olho de Agamotto podem ser usado para uma grande variedade de fins mágicos, embora sua principal função seja revelar qualquer verdade escondida. O Olho é capaz de ver almas, de reviver acontecimentos passados e de emitir uma luz reveladora, desfazendo encantos e ilusões. Também pode ser usado como um dispositivo de rastreamento baseado em auras místicas e é capaz de gerar visões.
Além disso, ele pode ser usado para outros propósitos menores, como a criação de portais místicos e o disparo de rajadas de energia mágica. Outros usos mais incomuns do artefato são a levitação de seres e objetos e a iluminação de lugares escuros.
As três formas do Olho de Agamotto
Durante seu tempo na Terra, Agamotto foi responsável pela criação de diversos objetos místicos, mas três em especial se destacaram. Curiosamente, os três são chamados de Olhos de Agamotto, embora cada um deles tenha funções diferentes.
O Olho usado pelo Doutor Estranho tem relação com a verdade, enquanto o outro também conhecido como Orbe de Agamotto é associado à presciência (ou seja, é capaz de revelar perigos) e o terceiro, chamado de Amuleto de Agamottoé relacionado ao poder (intensifica a magia de seu usuário).
O Olho de Agamotto é autoconsciente
O Olho de Agamotto é diretamente ligado à energia mística do Vishanti, e portanto, não serve apenas como artefato mágico, mas possui sua própria consciência e identidade, de forma similar ao Manto da Levitação nas HQs.
Dessa forma, ele é capaz de escolher quem ele irá ajudar e quem ele irá rejeitar. Para entrar em contato com um mago, ele precisa escolhê-lo e só funcionará sob certas circunstâncias (falaremos disso no próximo item). Além dele, o Orbe também parece funcionar de maneira similar, com sua própria consciência independente de seu usuário.
O Olho de Agamotto só pode ser usado para magia benigna...
Uma particularidade característica dos artefatos de Agamotto, o objeto só funciona para os feiticeiros que são julgados dignos de usarem seu poder. Caso alguém com coração impuro e intenções malignas tente usar o Olho de Agamotto, a relíquia apenas irá se recusar a se abrir, não produzindo nenhum efeito.
O próprio Doutor Estranho já teve problemas com isso, quando foi corrompido pelo demônio Zom, e o Olho se recusou a fazer parte de seus rituais místicos.
... Mas o artefato já foi enganado
Embora o Olho de Agamotto seja teoricamente imprestável para usuários malignos, ele já foi enganado e usado com propósitos sinistros sem perceber. De uma forma bem estúpida, o artefato foi utilizado pelo Barão Mordo, que se vestiu como Doutor Estranho e acabou conquistando a confiança do Olho de Agamotto e do Manto da Levitação.
A explicação dada para isso é que a auto-consciência do objeto pode ser manipulada caso ele acabe "vendo" alguém que se parece com algum de seus antigos usuários. O que não se sabe é como ele não conseguiu sondar a alma de Mordo e ver seus propósitos malignos, recusando-se a ser usado por ele.
Quem usou o Olho de Agamotto?
O Doutor Estranho recebeu o Olho de Agamotto há muitos anos, após ter se provado digno perante à personificação cósmica da Eternidade. Desde então, ele curiosamente já perdeu o controle do artefato algumas vezes.
Além de ter sido usado pelo Barão Mordo, o Olho já passou algum tempo com o Irmão Vodu, quando ele havia assumido o manto de Mago Supremo. Pouco depois, ele acabou parando nas mãos de Luke Cage, deixando o Vingador alterado devido ao seu imenso poder.
Qual é a inspiração para a criação do Olho de Agamotto?
O Olho de Agamotto tem algumas inspirações na cultura oriental. Ele foi criado com base tanto no Olho que Tudo Vê de Buda quanto na tradição espiritual do terceiro olho, que são símbolos espirituais do oriente que representam a busca pela verdade, pelo auto-conhecimento e pela onisciência.
Como resultado disso, nos quadrinhos do Doutor Estranho, não é raro vermos o olho, ao ser usado, se manifestando na testa do feiticeiro. Essa é a forma mais comum da representação do terceiro olho e do Olho de Buda. Vale lembrar também que, nas HQs, o Olho é representado como um olho real dentro do amuleto e não apenas uma pedra encantada.
Olho de Agamotto nas mãos de Stephen Strange no MCU
O Olho de Agamotto foi apresentado nos cinemas em Doutor Estranho, e é uma importante Joia em Kamar-Taj, a base mística da Anciã e de seus discípulos. Lá, a relíquia fica guardada na base de um grande globo que representa a Terra e seus poderes são bem diferentes que sua versão das HQs.
Aqui, o Olho é um objeto que ajuda a manipular o tempo. Em dado momento do filme, Strange busca os conhecimentos no Livro de Cagliostro e acaba usando o Olho para praticá-los. Ao final do filme, ele utiliza o artefato para prender Dormammu em um loop temporal, fazendo do demônio seu servo e obrigando-o a aceitar sua barganha.
Por que o Olho de Agamotto controlou o tempo na Saga do Infinito?
Há uma explicação bem básica para o porquê do Olho de Agamotto controlar o tempo no Universo Cinematográfico da Marvel. Aqui, ele é uma Joia do Infinito, responsável justamente pelo Tempo. Não sabemos como ela foi parar nas mãos dos feiticeiros da Terra, mas sabemos que ela será recolhida em breve.
Thanos, o Titã Louco, já começou sua jornada para resgatar as seis Joias no universo, o que significa que, em breve, Strange receberá uma visita não muito amistosa do vilão, que irá recolher a pedra no Olho e a usará para montar a Manopla do Infinito, a arma cósmica que lhe garante poderes divinos.