10 coisas que você precisa saber sobre o Mysterio
10 coisas que você precisa saber sobre o Mysterio
Um dos vilões mais enigmáticos do Homem-Aranha!
Desde que passou para as mãos da Marvel Studios, a franquia do Homem-Aranha está tomando um rumo bem diferente e inspirador. De Volta ao Lar veio para nos reapresentar ao Amigão da Vizinhança, enquanto também inseriu o ameaçador Abutre de Michael Keaton, considerado por muitos um dos melhores inimigos do herói nos filmes.
Já em Longe de Casa, Jake Gyllenhaal trouxe uma versão ainda mais sombria e completamente louca do Mysterio. Um dos vilões mais interessantes do Homem-Aranha, o personagem tem uma trama bem complexa nas HQs. Pensando nisso, aqui vão 10 coisas que você precisa saber sobre Mysterio!
Quando Mysterio apareceu pela primeira vez nos quadrinhos?
O vilão conhecido como Mysterio foi uma criação de Stan Lee e Steve Ditko para os quadrinhos do Homem-Aranha. Sua primeira aparição se deu em The Amazing Spider-Man #13, onde oficialmente se revelou para o herói aracnídeo. Contudo, sua primeira aparição oficial aconteceu quase um ano antes...
Quentin Beck, a identidade secreta do vilão, deu as caras em The Amazing Spider-Man #2, de junho de 1963. Em sua primeira aparição real, ele se aliou ao Consertador para enfrentar o Amigão da Vizinhança, dessa vez disfarçado como um alienígena. Só depois ele conseguiu os aparatos para virar o Mysterio, trazendo um novo reinado de terror para o herói.
Quem é Quentin Beck?
Falando um pouco sobre a vida pessoal do homem atrás do capacete de aquário, Quentin Beck era um trabalhador do ramo cinematográfico. Originalmente, ele era um coordenador de dublês, que posteriormente assumiu o cargo de técnico de efeitos especiais. Frustrado pela falta de fama, ele resolveu usar seus conhecimentos para cometer crimes.
Sua rivalidade com o Homem-Aranha veio da ideia de que lutar contra um vigilante mascarado iria trazer mais popularidade e reconhecimento. Ele logo traçou uma parceria com o Consertador, que o ajudou a desenvolver alguns equipamentos. Em suas duas primeiras missões, ele apareceu como um alien e como um "clone" do Aranha, muito antes de se tornar Mysterio.
O Sexteto Sinistro
Por boa parte de sua vida, Quentin Beck não passou de um criminoso qualquer - por mais que tenha ganhado notoriedade na luta contra o Homem-Aranha. Contudo, cansado de ser derrotado pelo Amigão da Vizinhança, ele se aliou a cinco outros vilões, formando a equipe conhecida como Sexteto Sinistro.
Doutor Octopus, Homem-Areia, Abutre, Kraven, Electro e Mysterio compuseram a formação original do Sexteto, que posteriormente teve várias outras versões. Curiosamente, com seu gosto pelo melodramático e pelo grandiloquente, foi Beck que batizou a equipe de Sexteto Sinistro, para trazer uma vibe mais ameaçadora.
Mysterio contra Demolidor
Anos sendo relegado como um vilão B, Mysterio se descobriu com um câncer em estágio terminal, e arquitetou seu último grande plano em busca de uma última chance para provar seu valor. Dessa vez, no entanto, ele decidiu ir atrás de alguém que fosse tão menosprezado quanto ele, e acabou estabelecendo um plano maquiavélico contra o Demolidor.
Em Diabo da Guarda, Mysterio concebeu uma história devastadora, onde Matt Murdock seria encarregado de matar o Anticristo - que na realidade, era apenas um bebê. Beck fez uma série de maquinações para que o Homem Sem Medo acreditasse. Quando Matt descobriu todos os planos, Beck viu que não tinha mais propósito na vida e se matou.
Retorno infernal
Posteriormente, Quentin Beck retornou à vida de uma forma misteriosa. Ele veio para confrontar Francis Klum, um mutante que havia assumido o manto do Mysterio. Declarando que havia retornado do inferno, ele disse que, para provar seu valor, Klum precisaria derrotar Daniel Berkhart, seu aprendiz original. Klum fracassou, e desde então, não se ouve falar nele.
Nessa época, o Mysterio tinha um visual muito diferente e assustador. Em vez do clássico macacão verde, ele usava um traje totalmente vermelho e azul, cheio de retalhos. Por baixo de seu capacete, víamos um grande buraco de tiro em sua cabeça, resultado de seu suicídio - embora nunca tenha sido provado se ele realmente morreu e ressuscitou ou se só forjou sua morte.
Idas e vindas ao Universo Ultimate
O Mysterio foi um dos únicos super-seres que conseguiu migrar da Terra-616 para a Terra-1610, o conhecido Universo Ultimate. Dessa vez, o vilão conseguiu inserir um androide nesse novo mundo, e o controlava remotamente a partir de seu universo natal. Assim, o Mysterio Ultimate cometeu diversos crimes e se tornou um vilão famoso em Nova York.
Foi dessa forma que, ao analisar manchas de sangue encontradas em seu uniforme, Quentin Beck descobriu que Peter Parker era o Homem-Aranha - e, dessa forma, supôs que a contraparte de Parker em seu universo também era o herói aracnídeo. Depois, durante a saga Homens-Aranhas, ele chegou a migrar totalmente para o universo, e ficou lá por um tempo.
Uma reunião sinistra
Enquanto controlava remotamente o androide do Universo Ultimate, o Mysterio fez outra reunião com o Sexteto Sinistro. Dessa vez, ele pretendia "salvar" a Terra do Efeito Estufa, a pedido do Doutor Octopus, que já estava em seus últimos dias de vida, também graças a um câncer terminal.
Essa foi a trama do arco Nos Confins da Terra. Quentin Beck ajudou uma equipe muito parecida com a formação original do Sexteto - apenas com Rhino e Camaleão no lugar de Abutre e Kraven. Contudo, quando foi pego pelos Vingadores, ele não pensou duas vezes e dedurou o Doutor Octopus, fugindo de fininho.
Entre o Amigão da Vizinhança e o Mercenário Tagarela
Após outra de suas investidas no Universo Ultimate, o Mysterio retornou à Terra-616, dessa vez para se vingar do Homem-Aranha novamente - sabendo a verdade sobre sua identidade secreta. A partir daí, ele invadiu as Indústrias Parker, onde confrontou não só o Amigão da Vizinhança, como também o Deadpool.
Durante esse confronto a três, o próprio Deadpool "fingiu" ter se voltado contra o Homem-Aranha, "auxiliando" o Mysterio. Porém, depois que foi derrotado, o vilão acabou se mudando para Las Vegas, onde desistiu de sua identidade maligna e se tornou um criminoso comum, embora tenha sido "visitado" pelo Aranha Escarlate.
Quais são os poderes e as habilidades de Mysterio?
Apesar de parecer um mago poderosos, o Mysterio nada mais é do que um ilusionista. Ele é especialista nos mais diversos usos de efeitos especiais e técnicas de dublê, e usa isso como vantagem na hora de criar maquinações para enfrentar o Homem-Aranha e outros inimigos. Ele usa diversas hologramas, jogos de espelhos e até mesmo androides.
Ele também é conhecedor de várias áreas que auxiliam sua "profissão" criminosa. Já se mostrou um excelente químico e físico, prevendo na base de cálculos os componentes necessários para suas armações. Além disso, ele é um dos vilões mais inteligentes da galeria do Homem-Aranha, e é um verdadeiro mestre estrategista.
Das telas das HQs... para as telas dos cinemas!
Em Homem-Aranha: Longe de Casa, vimos Jake Gyllenhaal como uma nova versão do Mysterio. Durante todos os trailers e imagens do filme, o personagem estava sendo mostrado como um herói, o que fez com que quem não conhecesse o vilão dos quadrinhos, realmente tomasse uma bela surpresa na metade do filme.
Mas essa não é a primeira vez que o vilão dá as caras fora das HQs. Ele já apareceu em quase todas as animações e os games relacionados ao Homem-Aranha.
De acordo com um dos envolvidos na franquia, o vilão estaria no último filme de Sam Raimi do Amigão da Vizinhança. De acordo com ele, Bruce Campbell, que fez participações especiais nos três filmes do herói, seria revelado como Quentin Beck no quarto longa.