10 coisas que você precisa saber sobre o Mutano
10 coisas que você precisa saber sobre o Mutano
Tudo que você precisa saber sobre o personagem!
Quando o problema chega, você sabe quem chamar… JOVENS TITÃS! Tanto para os fãs dos quadrinhos da equipe, quanto para quem conheceu o grupo pela animação, um dos personagens mais queridos sempre foi o Mutano, Garfield Logan. O jovem de pele verde, super amigável, que se transforma em todo tipo bicho tem uma história bem longa com os Jovens Titãs e até um pouco antes com a extinta Patrulha do Destino.
Para quem não conhece o personagem muito bem ainda, separamos 10 coisas que você precisa saber sobre o Mutano! De transformações em animais mitológicos até sua versão vermelha-Novos-52, esse é o arquivo confidencial do Gar.
Qual é a origem do Mutano?
Garfield Logan, o Mutano, ou Beast Boy, tem uma origem super-heróica bem simples, ainda que tenha algumas divergências ao decorrer de suas histórias. Quando criança, o rapaz contraiu uma doença rara chamada Sakutia e foi tratado com um soro extraído de um macaco verde. O soro gerou um efeito diferente na criança, curando a doença, porém deixando o menino com cabelo e pele verde, além de lhe conceder o poder de mutação animal.
A outra história, um pouco diferente, conta que, na verdade, ele foi mordido por um macaco verde e, no tratamento, ganhou os poderes e o visual esmeralda. Seus pais morreram em um acidente de barco e, então, ele foi adotado pelos heróis da Patrulha do Destino. O personagem apareceu pela primeira vez nas revistas da Patrulha do Destino, em 1965, e é uma criação dos autores Arnold Drake e Bob Brown. Para o público geral, o Mutano é bem conhecido por ser um dos protagonistas da animação Jovens Titãs, da DC, onde recebe um tratamento mais cômico, porém mantém as características fundamentais do personagem, como seu bom humor e atitude positiva.
Quais são os poderes do Mutano?
Seus poderes originaram-se a partir de um erro no processo de cura, seja da doença Sakutia ou da mordida do macaco verde. Suas habilidades permitem que o herói se transforme em qualquer forma animal que ele conheça, seja ao vivo ou por imagens. Já foi mostrado que o Mutano pode se transformar em animais extintos, como o Tiranosauro Rex, animais de outros planetas, híbridos, ainda que não consiga controlar completamente essa forma e até figuras mitológicas, mostrado em sagas como Reino do Amanhã e Titãs do Amanhã.
Em uma das histórias, ele inclusive se transformou em um demônio, depois que a Raven implantou uma das sementes de seu pai no herói. No estado mutação, Garfield possui todas as habilidades daquele ser, além de uma empatia com todos os animais.
Patrulha do Destino
Sua primeira aparição foi na revista da Patrulha do Destino, em 1965, quando foi salvo pelo grupo e adotado pelo casal Steven Dayton e Rita Farr, o Mento e a Mulher-Elástico. Tempos depois, ele foi introduzido no grupo, ganhando o codinome Beast Boy. Ele permaneceu no grupo até a morte dos integrantes.
Titãs do Oeste
Após deixar a extinta Patrulha do Destino, Gar passa uma época trabalhando como ator, usando sua pele verde para conseguir papéis em filmes de ficção científica, até que se junta ao time dos Titãs do Oeste, onde recebeu o nome Mutano. Depois que o time se dissolveu e de alguns problemas com os Jovens Titãs, ele tentou recriar os Titãs do Oeste, mas a tentativa falhou.
Jovens Titãs
Depois dos Titãs do Oeste, ele foi inserido nos Novos Jovens Titãs, reunidos pela Raven. Nessa época, ele ganhou uma revista contando sua origem, já com o nome Mutano. Foi ali que começou sua grande amizade com o Ciborgue e onde conheceu a Terra, que renderia muito draka para o personagem no futuro.
Sua abordagem na equipe era mais como um alívio cômico, mesmo com seus poderes praticamente ilimitados e seu passado catastrófico, o que gerou várias batalhas internas no personagem com complexo de inferioridade e sua dificuldade de ser levado a sério.
Jovens Titãs - Animação
Para o público geral, o Mutano ganhou fama com a animação dos Jovens Titãs, de 2003, pela Cartoon Network. Na animação, não exploram muito do seu passado até a última temporada, ainda que o uniforme do personagem seja bem parecido com o que ele usava quando era membro da Patrulha do Destino.
Ainda, mantiveram sua personalidade animada, ainda mais comicizada, também abrindo espaço para os conflitos internos do personagem sobre sua posição como super-herói e seriedade. Também incluem seu romance com a Terra, seu relacionamento com o Ciborgue e os Titãs do Oeste, além de indícios sutis de seu romance com a Raven.
Ciborgue e Raven
Um dos pontos altos das histórias do Mutano é seu relacionamento com o Ciborgue. Os dois tornaram-se amigos quando o herói entrou para os Novos Jovens Titãs e a parceria se estendeu por muito tempo, até que o Ciborgue tornou-se membro da Liga da Justiça e os laços ficaram mais soltos. Ainda assim, Gar e Victor continuaram sua amizade, inclusive com o Mutano salvando a vida do Ciborgue, causando a batalha entre Titãs e a Liga, em “The Technis Imperative”. Em uma das últimas histórias antes dos Novos 52, seguindo um conselho do Ciborgue, o Mutano torna-se líder dos Jovens Titãs, em um ataque do vilão Holocausto.
Já seu relacionamento com a Raven é mais complicado. Foi a Raven quem recrutou o Mutano para os Jovens Titãs e, até as reviravoltas dos novos 52, eles tiveram um relacionamento conturbado, de idas e vindas, até que acabam realmente como um casal. Além da Raven, Gar teve alguns relacionamentos durante a história, com o mais conturbado deles sendo com a Terra.
Titãs do Amanhã e Reino do Amanhã
O Mutano, como qualquer outro personagem da DC, já ganhou várias versões, entre elas, vislumbres do futuro do herói em histórias de realidades possíveis. O que fica certo, baseando-se nas semelhanças entre elas, é que Gar consegue evoluir ainda mais seus poderes de mutação, como em Titãs do Amanhã, usando o codinome de Homem-Animal, onde consegue se multiplicar, usando os poderes de ameba, para usar mais de um poder animal por vez. Já em Reino do Amanhã, ele utiliza o nome de Menagerie e só se transforma em criaturas míticas. Em Titãs do Amanhã, o herói também atingiu a mutação de animais míticos.
Exterminador e Terra
Talvez a história mais marcante do Mutano com os Jovens Titãs seja seu relacionamento com a personagem Terra, Tara Makov, uma mercenária com habilidades de manipulação da terra, ao qual se apaixona. Porém, algum tempo depois, é revelado que ela era uma espiã infiltrada no grupo pelo Exterminador.
Terra acaba morta, depois de um surto, tentando matar os Titãs, derrubando todo o complexo da H.I.V.E. sobre si e os heróis. Na história “A Noite Mais Densa”, quando os anéis dos Lanternas Negros ressuscitam vários heróis e vilões mortos, o Mutano acaba reencontrando a personagem. Ainda, essa história rendeu uma caça de Gar por Slade Wilson, uma de sua histórias mais sérias. A trama da personagem e seu relacionamento com o Mutano foram explorados nas animações, de forma mais leve.
Os Devastadores
Com o reboot dos Novos 52, o Mutano ganhou uma nova versão. Agora com a pele e os cabelos vermelhos, ele fez parte do grupo Os Devastadores. Seu relacionamento com a Terra é novamente desenvolvido aqui.
Ainda nos Novos 52, o Mutano volta participar dos Jovens Titãs, na batalha contra o Trigon em Nova York, em partes sendo controlado pela Raven. No final, ele deixa o grupo, mesmo que seu relacionamento com os Titãs seja retomado na história seguinte, “Forever Evil”.