10 Coisas que você precisa saber sobre o Mon-El!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre o Mon-El!

Por Márcio Jangarélli

Para conhecer melhor o novo herói das aventuras da Supergirl, separamos aqui 10 coisas que você precisa saber sobre o Mon-El! De irmão do Superboy até líder da Legião dos Super-Heróis; qual caminho o Mon-El tomará na TV?

Tema sugerido pelo leitor Marcel Santana!

Imagem de capa do item

Halk Kar

Já em sua criação, o Mon-El é complicado. Oito anos antes do personagem chegar à Terra nas histórias do Superboy, um outro herói, praticamente idêntico, havia sido introduzido nas aventuras do Superman. Halk Kar é uma criação de Al Plastino e Edmond Hamilton, aparecendo pela primeira vez em Superman #80, de 1953.

Nessa história, Halk vem do planeta Thoron, que fica no mesmo sistema solar de Kripton. Em certo ponto, sua nave caiu em Kripton onde ele conheceu Jor-L, que o avisou da destruição iminente do planeta, lhe deu um mapa para a Terra e consertou sua nave.

Anos depois, ele chegou à Terra, com amnésia e o mapa de Jor-L. Com as similaridades em seus poderes, o Superman acreditou que aquele poderia ser seu irmão. Durante uma batalha, Kar é atacado e sua memória é restaurada. Ele conta sua história para o Superman, conserta sua nave e volta para seu planeta. Por causa da data, é colocado que Halk faz parte da Terra-2.

Imagem de capa do item

Lar Gand

Oito anos depois, em uma história MUITO parecida, criado por Robert Bernstein e George Papp, o Mon-El chega à Terra em Superboy #89, de 1961. Essa revista contava as histórias do jovem Superman, como na série Smallville – não confundir com os outros Superboy's.

Aqui, Lar Gand vem de Daxam, um planeta no mesmo sistema solar de Kripton, e, um dia, sua nave caiu no planeta natal do Kal-El. Imediatamente, Jor-El o encontrou, avisou sobre a destruição do planeta, lhe deu um mapa para a Terra e consertou sua nave, salvando a vida do jovem Daxamita. Ao chegar à Terra, Lar Gand não possuía memórias e, assim como na história do Halk Kar, ele serviu como um irmão para o Superboy.

Imagem de capa do item

Mon-El

Encontrado pelo Superboy, os dois se tornaram bons amigos. Por conta do Sol Amarelo da Terra, ele também possuía poderes, o que fez Kal-El acreditar que o rapaz seria seu irmão há muito perdido. Assim, ele nomeou o rapaz de Mon-El, “Mon” por ser uma Segunda-Feira – Monday – e o “El” como nome da família do Superboy.

“Monel” também é o nome de uma liga metálica de alta resistência, nome perfeito para o irmão do Homem de Aço.

Morando com os Kent, Mon-El adotou o nome de Bob Cobb e acompanhou o Superboy em suas aventuras super-heroicas.

Imagem de capa do item

Daxam

Assim como o próprio Mon-El, a história de Daxam é um tanto complicada. O planeta foi apresentado em 1963 e foi palco de alguns problemas sérios. Daxam foi invadia por duas grandes raças alienígenas com um espaço de tempo muito curto. Durante a guerra do Imperiex, o planeta também foi atacado, matando muitos Daxamitas.

Talvez, a maior calamidade no planeta tenha acontecido quando o Darkseid descobriu sua existência pelo Mon-El. Daxamitas possuem poderes similares aos dos Kriptonianos se expostos ao Sol Amarelo, então Darkseid dominou toda a população de Daxam e moveu o planeta para as proximidades de uma estrela amarela, criando um exercito de bilhões de soldados tão poderosos quanto o Superman.

Ao longo dos anos, o planeta foi invadido várias vezes e invadiu outros planetas outras tantas. Em “Invasão!”, Daxam é um dos planetas que ajudam os Dominions a atacar a Terra. Em uma versão mais recente, Daxam é colocado como um planeta extremamente xenofóbico.

Imagem de capa do item

Chumbo

Uma diferença fundamental entre os Daxamitas e os Kriptonianos são suas fraquezas. Em certo momento, Mon-El entra em contato com uma kriptonita e não é afetado, o que deixa o Superboy desconfiado do rapaz. Assim, para tentar desmascarar Mon-El, Clark criou um meteorito falso de kriptonita feito de chumbo, que acabou envenenando Mon-El. Na verdade, os Daxamitas são altamente frágeis ao chumbo, tanto que a exposição do Mon-El criada pelo Superboy poderia matá-lo.

Quando exposto ao chumbo, as memórias do Mon-El voltaram e ele contou ao Superboy sua versão da história. Imerso em culpa, Clark levou o Mon-El para a Zona Fantasma até encontrar uma cura. Lá o envenenamento por chumbo não avançaria e o herói ficaria em estado de suspensão.

Imagem de capa do item

Legião dos Super-Heróis

Muito tempo depois, no século 30, a Legião dos Super-Heróis encontra uma cura temporária – e depois um antídoto permanente – para o Mon-El, o tirando da Zona Fantasma. Ele entra para a Legião e, em seu tempo na equipe, ele foi um dos principais membros, liderando o time algumas vezes.

Imagem de capa do item

Novo Superboy

Depois da Crise nas Infinitas Terras, a coisa fica um pouco complicada para o Mon-El. As aventuras do Superman como Superboy são apagadas do universo corrente, deixando o Mon-El deslocado. Bom, quase. É colocado que todas essas histórias, incluindo o encontro entre o Superboy e o Mon-El, aconteceram em um universo de bolso criado pelo Senhor do Tempo.

Após alguns eventos, Lar Gand é tido como morto, porém o Senhor do Tempo o ressuscita, interessado em usar seu corpo Daxamita para continuar vivo. Muita coisa se desenrola e, por fim, Lar Gand retorna como o herói Valor.

Imagem de capa do item

Valor

Como Valor, Lar Gand teve várias aventuras duvidosas no século 20, ajudando, por exemplo, a Terra em um segundo ataque dos Dominions. Depois de algumas reviravoltas, a história se repete, ele fica preso na Zona Fantasma, envenenado por chumbo, até que a Legião dos Super-Heróis o resgata. Toda essa história durou até a Crise Infinita.

Imagem de capa do item

Meio terráqueo

Após a Crise Infinita, Lar Gand foi recriado novamente, agora vindo de uma Daxam xenofóbica. Sua mãe, Bal Gand, teria visitado a Terra na época da cultura Inca, onde concebeu uma criança com um humano. Ela voltou para Daxam, temendo que o filho fosse criado como um semi-deus na Terra.

Tempos depois, escapando de Daxam, ele chegou à Terra e toda a história do encontro com o Superman e o envenenamento por chumbo se repetiu. Porém, dessa vez, o próprio Superman o tira da Zona Fantasma, com a ajuda da cura deixada anonimamente pela Legião dos Super-Heróis, e o Mon-El passa viver no século XXI como o primo do Clark, Jonathan Kent.

Tudo muito bem, até que o antídoto contra chumbo começa perder seu efeito e o rapaz é levado de novo para a Zona Fantasma, para ser resgatado pela Legião.

Para não dizer que a história não mudou, antes do Flashpoint ele se torna um Lanterna Verde durante a Crise Final.

Imagem de capa do item

Supergirl

Em Supergirl, todo o passado do Mon-El recebeu uma explicação bem simples, quando ele não perdeu sua memória ao chegar à Terra e a Supergirl conhece o povo Daxamita, colocando o planeta como uma raça rival aos Kriptonianos.

Interpretado por Chris Wood, o Mon-El deve ocupar um papel parecido com o de suas aventuras como Superboy, servindo também como o “Superman” da história. O uniforme vermelho e azul do herói está sendo construído, quando essas são as cores principais do guarda-roupa do rapaz nos últimos tempos e, provavelmente, sua fraqueza contra o chumbo deve ser explorada.