10 coisas que você precisa saber sobre o Mapa do Maroto!
10 coisas que você precisa saber sobre o Mapa do Maroto!
Um dos artefatos mais excêntricos do universo mágico de Harry Potter, o Mapa do Maroto é utilizado para ver todo o terreno de Hogwarts e saber exatamente onde estão as pessoas, sejam alunos ou professores, pela Escola de Magia e Bruxaria. E caso você tenha interesse em saber um pouco mais sobre o objeto, pode descobrir aqui!
Afinal, o que é o Mapa do Maroto?
O Mapa do Maroto é um mapa mágico, que mostra boa parte da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e seus terrenos. Ele mostra, através de um preciso sistema de localização mágica, todas as pessoas e até mesmo animais que moram no castelo.
Para usá-lo, é necessário dizer as palavras "Juro solenemente que não farei o bem", e ao final, é preciso dizer "Malfeito feito", para que o mapa se "apague" e ninguém indesejável possa usá-lo.
Quem o criou?
Os senhores Aluado, Rabicho, Almofadinha e Pontas têm o orgulho de apresentar o Mapa do Maroto.
Essa inscrição é a primeira que pode ser vista ao se abrir o mapa. Ela diz respeito aos quatro criadores do artefato, Remo Lupin (Aluado), Pedro Pettigrew (Rabicho), Sirius Black (Almofadinhas) e Tiago Potter (Pontas).
Juntos, os quatro amigos da Grifinória se auto-intitulavam Os Marotos (e é por isso que o objeto é conhecido como Mapa do Maroto).
Quando e por que motivo foi criado?
O mapa foi criado, aproximadamente, entre 1975 e 1978. A ideia era criar uma maneira dos quatro amigos poderem andar pela escola sem serem detectados por professores. Isso veio a ser bem útil quando Sirius, Tiago e Pedro se transformaram em animagos para visitar, toda noite de lua cheia, Remo Lupin na Casa dos Gritos, já que ele se transformava em lobisomem.
Além disso, o mapa foi desenvolvido para que os quatro pudessem usar passagens secretas e encontrar outros segredos em Hogwarts, de modo que sempre pudessem estar um passo à frente dos professores e de Filch, o zelador.
Quais feitiços foram usados para desenvolvê-lo?
Para desenvolver o mapa, os Marotos empregaram um Feitiço Homonculous, um encantamento que, quando empregado em um mapa, pode rastrear pessoas andando pela região ali demonstrada.
Para criá-lo, Tiago usou sua capa da invisibilidade para mapear toda a área do castelo à noite sem ser encontrado por professores. Ao mesmo tempo, ele, Pedro e Sirius podiam se transformar em animagos, o que facilitava o trabalho de mapear o restante dos terrenos adjacentes à escola.
Ele tem algum outro encantamento?
Além do feitiço de detecção pessoal, o mapa também possui alguns pequenos encantamentos secundários. O mais conhecido entre eles é a capacidade de se voltar contra os inimigos dos Marotos.
O exemplo mais claro disso é quando Severo Snape - que era grande rival de Tiago - tenta utilizá-lo em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Em vez de acessar o conteúdo do mapa, ele acaba recebendo uma mensagem mal-criada, registrada justamente para poder enganá-lo.
Quem foram seus donos?
É dito que, após anos nas mãos dos Marotos, o mapa acabou sendo apreendido por Filch, o zelador da escola, e permaneceu em seu escritório durante anos, até ser encontrado por Fred e George Weasley.
Juntos, os gêmeos passaram a explorar cada segredo do castelo em seus cinco primeiros anos em Hogwarts. Isso foi o suficiente para que os dois pudessem memorizar todo o conteúdo do mapa, e logo em seguida, passá-lo adiante para o seu principal herdeiro.
Quando Harry descobriu o mapa?
Durante seu terceiro ano em Hogwarts, Harry Potter estava furioso por não ter conseguido a permissão de seus tios para frequentar a aldeia de Hogsmeade. Foi quando Fred e George lhes deram o Mapa do Maroto, já que sentiam que não iriam mais precisar usá-lo.
Ao longo dos anos, Harry usou o mapa para poder evitar professores e descobrir o paradeiro de seus inimigos, como Draco Malfoy. Posteriormente, o objeto chegou a ser apreendido por alguns professores, como Remo Lupin ou até mesmo o falso Olho-Tonto Moody, mas sempre acabou voltando às mãos do Menino que Sobreviveu.
... e o que ele fez com o mapa depois de Hogwarts?
Segundo a autora da saga, J.K. Rowling, o Mapa do Maroto foi um dos únicos tesouros que ele guardou de sua época na escola, juntamente com sua varinha e a Capa da Invisibilidade de seu pai.
Harry nunca deu o mapa a Teddy Lupin - o filho de Remo e Tonks - ou aos seus filhos, mas eventualmente, seu filho mais velho, Tiago Sirius acabou roubando o mapa de sua mesa.
Quais são as particularidades especiais do artefato?
Como um objeto mágico, o mapa possui diversas peculiaridades próprias. Ele é capaz de identificar pessoas, mesmo que elas usem métodos de camuflagem para se disfarçarem ou esconderem (sejam animagos ou através de capas de invisibilidade e Poção Polissuco).
Além disso, há algo curioso sobre o Mapa com relação às passagens secretas. Sempre que o bruxo está perto de uma, o mapa revela qual é a senha utilizada para usá-la. Por fim, vale lembrar que algumas áreas de Hogwarts não são detectadas pelo mapa, como a Câmara Secreta e a Sala Precisa.
Há alguma diferença entre a versão dos livros e a dos filmes?
A principal diferença sobre a forma como o mapa é descrito nos livros e visto nos filmes é seu visual.
Nos livros, o mapa ocupa o espaço de uma simples folha de pergaminho, e as pessoas são vistas através de pequenos pontos de tinta, que "caminham" pelo mapa.
Já nos filmes, o mapa é bem maior, ocupando várias folhas de pergaminho, que se dobram. As pessoas no castelo são vistas através de pequenas pegadas, que também andam pelo mapa, simulando os passos das pessoas mostradas.