10 coisas que você precisa saber sobre o Homem-Coisa!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Homem-Coisa!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Origens

Antes da Terra ser concebida, um criador cósmico espalhou as Estrelas Caídas pelo Universo. Eram todos versões corporais dos pensamentos de seu criador. Quando o planeta foi criado, ele deixou Cleito para guardá-lo. Era uma mulher que personificava a natureza da realidade. Cleito deu luz a Adão K'ad-Mon, e o lugar de seu nascimento se tornou o Nexo da Realidade.

Adão foi o primeiro em uma longa linha de descendentes de Cleito a proteger o Nexo, que funcionava como um portal de acesso para diversas partes da realidade conhecida. Com o passar do tempo, os descendentes foram deixando essa missão de lado, até que um deles a abandonou por completo. Trata-se de Theodore Sallis, que viria a se tornar o Homem-Coisa.

Imagem de capa do item

Ellen Brandt

Depois de crescido, Ted se tornou professor de bioquímica na universidade de Columbia, onde conheceu sua primeira namorada, Ellen Brandt, uma jovem teimosa e cruel. Os dois passaram a ter um relacionamento secreto, mas conforme Ted foi convidado a participar de projetos para o governo e para a SHIELD, ele acabou a ignorando, o que despertou um profundo desejo de vingança em Brandt.

Enquanto trabalhava para a SHIELD para desenvolver um composto do Super-Soldado, Ted acabou caindo em uma armadilha arquitetada por Brandt junto com a IMA. Eles armaram um acidente para o cientista, que acabou se envolvendo em um acidente de carro onde ele vivia, nos pântanos do Everglades. Antes de morrer, ele consumiu o soro do super-soldado experimental, e a química do composto, aliada às energias místicas do pântano - que como ele viera a descobrir depois, era o local onde se mantinha o Nexo das Realidades - o transformaram no Homem-Coisa.

Imagem de capa do item

O Pântano

Como protetor do Nexo das Realidades, o Homem-Coisa passou a viver entre as profundas vegetações do pântano dos Everglades. E a conexão mística do ambiente se provou um verdadeiro imã para diversos acontecimentos estranhos, a maior parte testemunhada e refreada pelo guardião pantanoso.

Nessa época, o Homem-Coisa entrou em contato com diversos seres místicos de outras dimensões, ou enfrentou conquistadores cósmicos atraídos pelas energias do Nexo das Realidades. Foi assim que ele conheceu Howard, o Pato, um dos poucos seres que podem se considerar aliados do monstro.

Imagem de capa do item

Peão de vilões

Embora seja uma figura benigna, de forma geral, o Homem-Coisa foi tratado, na maior parte de suas histórias, como um peão para vilões dispostos a causar algum mal. Ele já foi sequestrado pelo Colecionador, que desejava torná-lo parte de sua coleção, mas logo foi usado pelo vilão para confrontar o Incrível Hulk.

Anos depois dessa batalha, ele também foi manipulado pelo Barão Karl Mordo para enfrentar o Doutor Estranho e ajudá-lo em seus planos de dominar a Terra, transformando o planeta em um grande pântano. Sempre derrotado, ele não se tornava inimigo dos heróis, principalmente por possuir uma mentalidade muito primitiva.

Imagem de capa do item

Chris Claremont

Certa vez, ao defender o Nexo das Realidades das investidas de um grande inimigo, Thog, o Homem-Coisa passou por um momento curioso. Por um curto período de tempo, o Dr. Ted Sallis foi curado de sua condição, sendo restaurado à forma humana, enquanto a "maldição" do Homem-Coisa passou para Chris Claremont, um escritor que estava de passagem pelo pântano.

Posteriormente, o Doutor Estranho curou Claremont e devolveu os poderes a Ted, agora de maneira irreversível. Curiosamente, Claremont é um roteirista de quadrinhos, famoso por ter escrito personagens como os X-Men. Esse título onde ele fora transformado no Homem-Coisa foi seu último trabalho como roteirista na revista do monstro.

Imagem de capa do item

Thunderbolts

Muitos anos depois, Norman Osborn capturou o Homem-Coisa e o cortou no meio, o mantendo como refém em suas instalações militares do MARTELO na época do Reinado Sombrio. Entretanto, quando Osborn foi deposto e voltou a ser um criminoso, o monstro foi estudado pela equipe de Thunderbolts de Luke Cage

Ele logo foi utilizado como um meio de transporte para a equipe, acessando os poderes do Nexo das Realidades para levá-los a todos os lugares que fossem necessários. Nessa época, ele chegou a rechaçar um exército de invasores sozinhos, os absorvendo e, por conta disso, ficando gigante. Pouco tempo depois, Satana, a irmã de Daimon Hellstrom o restaurou ao tamanho normal.

Imagem de capa do item

A Essência do Medo

Enquanto ainda fazia parte dos Thunderbolts, o Homem-Coisa caiu em desespero graças aos eventos d'A Essência do Medo, quando um deus asgardiano do medo acabou ressurgindo na Terra e espalhando terror por todos os cantos do planeta. Insano devido ao crescimento global do medo, o Homem-Coisa acabou se tornando uma máquina irrefreável de destruição por onde passava.

Isso fez com que Howard, o Pato - o seu aliado - reunisse um quarteto formado por ele próprio, a Mulher-Hulk, o Monstro de Frankenstein e o Falcão Noturno para impedir o Homem-Coisa. Juntos, eles conseguiram enfrentar a criatura e acalmá-la, antes de seguirem seus próprios caminhos.

Imagem de capa do item

Comando Selvagem da SHIELD

Após escapar dos Thunderbolts, o Homem-Coisa foi capturado pela SHIELD e levado a participar de uma subdivisão paranormal e especial identificada como ESTACA. Ali, ele foi colocado ao lado de outros monstros, que se tornaram o novo Comando Selvagem da SHIELD, liderados por Dum Dum Dugan.

Em sua primeira missão, o Comando Selvagem deveria impedir os avanços de uma criatura-planta, ao mesmo tempo que deveriam resgatar um ídolo antigo. O Homem-Coisa foi chamado para o combate para poder derrotar seu inimigo com seu toque flamejante. Infelizmente, o ídolo foi destruído no processo, e a primeira missão foi um sucesso e um fracasso ao mesmo tempo.

Imagem de capa do item

Poderes

Como Homem-Coisa, Ted Sallis ganhou acesso a uma gama interessante de poderes, apesar de nunca poder restaurar a sua forma humana. Ele é capaz de se regenerar de qualquer coisa, podendo sobreviver mesmo aos acidentes mais letais, o que o torna imortal. Além disso, ele possui uma conexão psíquica com todos ao seu redor e sua pele se torna extremamente ácida para todos aqueles que sentem medo dele. É sabido que, após sua transformação, sua mentalidade foi reduzida, mas ele se tornou capaz de se comunicar em uma linguagem universal.

Por fim, sua conexão mística com o Nexo das Realidades o transforma em um potente meio de transporte. Ele é capaz de transportar a si próprio e a outros através de qualquer lugar no espaço e nas realidades conhecidas.

Imagem de capa do item

Filme

Curiosamente, o Homem-Coisa já teve um filme próprio. Produzido de maneira quase independente, em parceria entre a Marvel Entertainment e o canal SyFy (na época que ainda era conhecido como Sci-Fi), o telefilme Homem-Coisa: A Natureza do Medo apresenta uma versão bem distorcida da história do personagem. Aqui, temos uma história de terror envolvendo uma criatura brutal no pântano da Louisiana.

O personagem já apareceu também em algumas animações, como Ultimate Homem-Aranha e Hulk e os Agentes de SMASH. Por outro lado, Ellen Brandt, a ex-namorada da criatura já apareceu em Homem de Ferro 3, sem relação com o personagem e como uma agente da IMA.