10 coisas que você precisa saber sobre o Groxo!
10 coisas que você precisa saber sobre o Groxo!
Mortimer Toynbee, Todd Tolensky… Não importa como você o chame, provavelmente já deve ter conhecido o Groxo. Um dos vilões mais nojentos e inúteis dos X-Men, aqui vão alguns breves fatos que você realmente não precisa saber sobre ele… mas que podem lhe ajudar a conhecer um pouco mais do personagem.
Abandono
Mortimer teve uma infância difícil.
Abandonado por seus pais enquanto ainda era muito pequeno, ele cresceu em um orfanato e desenvolveu uma personalidade arisca, se afastando das outras crianças, que o detestavam por sua aparência e seus modos.
Sempre isolado, ele chegou a ser diagnosticado com retardo mental, o que não chega a ser verdade, uma vez que o Groxo possui um intelecto bem desenvolvido, só não muito convencional.
Capacho
Devido ao seu histórico, o Groxo desenvolveu uma grande obediência por qualquer um que lhe servisse como uma figura paternal.
A exemplo fica Magneto.
Em seus primeiros anos ao lado do vilão, Groxo ignorava até mesmo os insultos de seu mestre e o obedecia veementemente.
Paixão platônica
Desde a primeira formação da Irmandade dos Mutantes, o Groxo foi profundamente apaixonado pela Feiticeira Escarlate.
Na realidade, esse sentimento beirou um lado tão doentio que, ao descobrir que ela havia se casado com o Visão, ele planejou tirar a vida dos dois.
Aliança vilanesca
Certa vez, Groxo se aliou ao vilão Arcade, e juntos, os dois construíram um castelo no qual Groxo traria todos seus inimigos e os derrotaria.
Sua primeira vítima foi o Anjo e, durante o sequestro do herói, o Coisa acabou sendo trazido para o castelo. Juntos, eles conseguiram fugir, deixando o castelo (que era uma propriedade antiga de Victor Von Doom) destruído.
Suicídio e devoção
Uma vez, tão deprimido com sua vida e as situações ao seu redor, Mortimer tentou cometer suicídio, mas logo foi impedido pelo Homem-Aranha, que o considerou como um amigo.
Depois disso, Groxo tentou inúmeras vezes ser um ajudante para o herói aracnídeo, mas sempre foi negado.
Trio
Ao ser rejeitado pelo Homem-Aranha, Groxo conheceu duas pessoas que haviam passados por situações similares, o Homem-Sapo e o Garoto-Aranha.
Depois de algumas brigas, o trio se uniu, formando os Misfits.
Zelador
Depois da cisão dos mutantes, o Groxo foi acolhido na Escola Jean Grey, comandada por Wolverine.
Lá, ele se tornou um ressentido zelador, tendo de enfrentar as bagunças dos alunos mais novos.
Exército
Além de poderes anfíbios como resinas venenosas e língua preênsil, o Groxo pode se conectar quase que telepaticamente com qualquer forma de vida anfíbia.
Normalmente, ele utiliza essa habilidade para comandar sapos, de modo que eles funcionem com espiões.
Repaginação cinematográfica
Grande parte do visual do Groxo que conhecemos hoje veio graças à sua adaptação cinematográfica surgida em 2000, com o primeiro X-Men.
A primeira coisa incorporada nos quadrinhos foi uma roupa mais funcional e menos "bobo da corte", além da língua preênsil, que não existia até então.
Variação sonora
Em X-Men Evolution, o Groxo passou a ter um nome completamente diferente: Todd Tolensky.
Isso foi uma ideia dos produtores para que seu nome fosse mais parecido com seu codinome (no original, Toad), além de criar um certo efeito cômico.