10 coisas que você precisa saber sobre o Groxo, dos X-Men!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Groxo, dos X-Men!

Por Márcio Jangarélli

Se considerarmos os mutantes da Marvel uma minoria na população, dentro dessa camada existe uma parcela ainda mais à margem, que são aqueles onde o gene-x agiu de forma visível. Desses, o Groxo é um dos exemplos mais famosos e antigos, e é sobre ele nosso papo hoje.

Separamos aqui 10 coisas que você precisa saber sobre o Groxo, das HQs dos X-Men!

Imagens: Divulgação
Imagem de capa do item

Mortimer Toynbee

O Groxo foi criado em 1964, mas só fomos descobrir seu nome mesmo muito depois; Mortimer Toynbee foi escrito por Stan Lee e Jack Kirby para as revistas dos X-Men, estreando em Março daquele ano.

Mort foi abandonado por seus pais quando muito pequeno, tanto que nem se lembra direito deles. Ele foi parar num orfanato e, por conta de sua aparência, sofreu abusos durante toda a infância e adolescência, o que influenciou também no seu aprendizado - por isso ele acabou se tornando o personagem que conhecemos.

Em suas aventuras, ele ficou mais conhecido como vilão, trabalhando junto do Magneto, sempre com uma moral cinza e à margem. Depois de muito tempo, porém, ele acabou passando para o lado dos X-Men.

Imagem de capa do item

Poderes

Em inglês, o codinome do Mort é ainda mais simples de entender: Toad (Sapo*).

Ele tem, basicamente, todas as características de um sapo, como super pulo, flexibilidade, uma língua enorme e bem poderosa, velocidade, feromônios, secreção de resinas e até pode se comunicar com anfíbios, entre outras coisas, como força e respiração melhoradas.

Também, o Groxo descobriu uma segunda mutação, que lhe permitia produzir fogo com sua língua. Sim, senhores: uma língua de fogo.

Imagem de capa do item

Irmandade

Bom, como dito, ele ficou bem conhecido mesmo por sua afiliação com o Magneto. O Groxo fez parte da primeira Irmandade, junto da Feiticeira Escarlate, por quem era apaixonado, e do Mercúrio.

Ele seguia cegamente o Magneto pelo líder tê-lo acolhido depois do passado de abusos e tudo mais.

Imagem de capa do item

Líder

Inclusive, o Groxo chegou até a formar sua própria Irmandade. Conforme o tempo foi passando, sua aparência foi ficando mais e mais bizarra e sua personalidade mais maldosa.

Assim, ele se juntou a vilões como o Sauron e o Blob nessa nova formação do grupo, enfrentando equipes como a X-Force, odiando humanos com todas as suas forças.

Imagem de capa do item

198

Por incrível que pareça, depois dos eventos de Dinastia M, quando a Feiticeira Escarlate lançou seu “No More Mutants”, o Groxo foi um dos 198 mutantes que permaneceram com seus poderes intactos.

Nessa época, ele ficou escondido no Instituto Xavier, que se tornou meio que um santuário para os sobreviventes.

Imagem de capa do item

Zelador

Tempos mais tarde, o Groxo acabou entrando mesmo para o Instituto, agora "Jean Grey", quando pediu um espaço para o Wolverine no lugar.

Ele foi contratado como zelador da escola e se tornou um alívio cômico por algum tempo, até desenvolveu um interesse amoroso e, finalmente, se sentiu incluso em algum espaço.

Imagem de capa do item

Versões alternativas

O Groxo já ganhou várias versões alternativas bem peculiares.

Em “A Era de Apocalipse”, ele é um ator shakesperiano muito talentoso e um espadachim. Em “Marvel: 1602”, ele é um espião do Magneto. E na Terra da Dinastia M, o Groxo é um autor de um best-seller.

Imagem de capa do item

Nos filmes

Falando sobre adaptações agora, o mutante já apareceu nos cinemas e na TV. Na maluquice que é o Universo-X da Fox, ele foi interpretado por dois atores bem distintos.

O Groxo está em X-Men, de 2000, um dos quatro membros da Irmandade, interpretado pelo ator Ray Park e COMPLETAMENTE diferente em Dias de Um Futuro Esquecido, onde ele faz parte de um grupo de mutantes que foi levado para a Guerra do Vietnã, vivido por Evan Jonigkeit.

Imagem de capa do item

X-Men: Evolution

Outra participação famosa do mutante foi sua versão adolescente em X-Men: Evolution. Muitos amam, muitos odeiam essa animação, mas é fato que ela serviu de introdução para várias pessoas no universo dos mutantes e o Groxo estava lá, com outro nome.

Aqui, o nome dele é Todd Tolansky e mesmo com todas as diferenças na história, possui todas as características do Groxo, incluindo a paixão pela Wanda.

Imagem de capa do item

Outras animações

Além de Evolution, o Groxo apareceu em animações mais “fiéis” aos quadrinhos, como Wolverine e os X-Men, X-Men: A Série Animada, Orgulho dos X-Men e até em Homem-Aranha e seus Incríveis Amigos.