10 coisas que você precisa saber sobre o Grindelwald, da saga Harry Potter!
10 coisas que você precisa saber sobre o Grindelwald, da saga Harry Potter!
Com Animais Fantásticos e Onde Habitam, um nome que sempre despertou a curiosidade dos fãs da saga Harry Potter ressurgiu, com a nova trama prometendo mostrar um pouco de Gellert, ou Gerard, Grindelwald.
O que sabemos do Grindelwald são fragmentos, além de sua amizade e grande batalha contra Alvo Dumbledore, dita como a maior luta entre bruxos de todos os tempos. Para esclarecer melhor nossas ideias sobre o maior bruxo das trevas pré-Voldemort, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre o Grindelwald, da saga Harry Potter! Tudo pelo bem maior.
Gellert Grindelwald
Para começar, Gellert Grindelwald nasceu em 1883, 2 anos mais novo que o icônico diretor de Hogwarts, em algum lugar do Leste Europeu. Ele é colocado como o bruxo das trevas mais poderoso de todos os tempos na saga Harry Potter, perdendo seu posto com a aparição do Voldemort. Pouco se sabe sobre a história dele até o sétimo livro da trama, “e as Relíquias da Morte”, onde sua relação com o Dumbledore, as Relíquias e o próprio Voldemort são mais aprofundadas.
Durmstrang
Uma das coisas que sabemos sobre o Grindelwald é que ele foi educado no Instituto Durmstrang, uma escola de magia localizada no norte da Suécia ou da Noruega. Durmstrang foi apresentada em “e o Cálice de Fogo”, uma das escolas participantes do torneio Tribruxo, quando tinha como diretor Igor Karkaroff, ex-Comensal da Morte.
Durmstrang é conhecida por sua maior abertura para as magias das Artes das Trevas. A escola ensina que as magias das trevas são um “meio para um fim” e Grindelwald possuía um talento natural para as artes obscuras. Grindelwald foi expulso de Durmstrang por, segundo Dumbledore, “experimentos controversos” com a magia das trevas.
As Relíquias da Morte
Antes de ser expulso, Grindelwald tinha muito interesse pela história bruxa e artefatos mágicos. Assim, ele conheceu as Relíquias da Morte e ficou fascinado pela ideia de se tornar o Senhor da Morte. Após sua expulsão, ele perseguiu a busca pelas Relíquias, com suas pesquisas o levando para Godric's Hollow, na Inglaterra, onde a Capa da Invisibilidade, de Ignotus Peverell, poderia estar escondida.
Bathilda Bagshot
Convenientemente, uma figura muito peculiar da saga Harry Potter é tia-avó de Grindelwald e morava em Godric's Hollow, permitindo o rapaz aprofundar seus estudos sobre as Relíquias ali.
Bathilda Bagshot, autora de “Hogwarts: Uma História”, referenciada várias vezes pela Hermione em todos os livros, é tia do bruxo e abrigou ele ali por algum tempo – tanto que, no filme de As Relíquias da Morte pt.1, é possível ver uma foto do jovem Grindelwald na casa.
Alvo Dumbledore
E em Godric's Hollow, Gellert conheceu Alvo Dumbledore e, juntos, os dois marcariam a história do mundo bruxo. Bruxos extremamente talentosos, idealistas e ambiciosos, os dois ficaram muito próximos – quando muitos pontos sugerem que os dois realmente tiveram um relacionamento – o que não deixou o irmão de Alvo, Aberforth, muito contente.
Pelo bem maior
Grindelwald e Dumbledore sonharam alto; queriam, com sua magia extraordinária, dominar o mundo como “líderes benevolentes” e tirar a comunidade bruxa das sombras.
Seus planos ficaram cada vez mais sérios, quando eles já planejavam deixar Godric's Hollow para perseguir seus desejos. Porém, Dumbledore tinha um impedimento: sua irmã, Ariana. Se fosse seguir o que havia planejado, ela e Aberforth teriam que ir junto, o que era uma frustração e um atraso para o bruxo.
É então que ocorre um confronto entre Aberforth, Grindelwald e Alvo, onde Ariana morre e os laços entre os dois se rompem. A partir daqui, os caminhos dos dois bruxos seguem direções completamente opostas, mesmo que Gerard continue usando a ideia de “Pelo bem maior”, buscando as Relíquias da Morte para se tornar o Senhor da Morte.
O maior bruxo das trevas
Uma das maiores ameaças de Grindelwald para o governo bruxo, que chamou a atenção, inclusive, da divisão americana, o MACUSA, era sua intenção de tirar o mundo bruxo das sombras e governar os trouxas. Gerard entrou fundo nas artes das trevas e suas ações eram tão perigosas que a presidente do MACUSA na época, Seraphina Picquery, considerou um “ato de guerra”.
Muito pouco se sabe sobre os “feitos” de Grindelwald, apenas sua fama de “maior bruxo das trevas” antes da chegada d'Aquele Que Não Deve Ser N omeado, mas acredita-se que ele possuía total desprezo pelos não-majs/trouxas, considerando uma espécie de “supremacia bruxa”.
Nurmengard
Em certo momento, é dito que o Grindelwald criou uma prisão própria, Nurmengard, para servir como contenção para seus inimigo. O lugar é tão inacessível que o único bruxo conhecido capaz de chegar até lá foi o Voldemort, em sua busca pela Varinha das Varinhas. Após a grande batalha contra o Dumbledore, o próprio Grindelwald foi sentenciado à sua prisão, onde ficou até sua morte pela mão de seu sucessor nas artes das trevas, em 1998.
O Senhor da Morte
Uma das grandes ambições do bruxo, no final, era se tornar o Senhor da Morte. Sabe-se que ele possuía a Varinha das Varinhas, que roubou do famoso artesão de varinhas, Gregorovitch. Essa varinha foi tomada pelo Dumbledore após a batalha entre os dois velhos conhecidos, sempre lembrada como a maior luta entre bruxos da história.
Por fim, em sua busca pelas Relíquias, Voldemort encontrou Gregorovitch que lhe mandou para Grindelwald e, do antigo bruxo das trevas, ele teve que extrair a informação, quando Gerard recusou lhe revelar de bom grado, muitos acreditam que nem era por proteção ao mundo ou algo do tipo, mas para Voldemort não violar o túmulo do Dumbledore.
E no cinema...
Muita gente pode não ter entendido tão bem a aparição do Grindelwald nos cinemas, mas ele está em Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 1.
Ele aparece interpretado pelo ator Jamie Campbell Bower em sua versão mais jovem, quando está no flashback do roubo da Varinha das Varinhas e na foto da casa da Bathilda.
O Grindelwald já velho foi interpretado por Michael Byrne, em seu encontro com o Voldemort em Nurmengard.
Agora, Johnny Depp foi o escolhido para dar vida ao bruxo na nova trama, Animais Fantásticos e Onde Habitam, onde poderemos conhecer mais sobre o personagem.