10 coisas que você precisa saber sobre o Gorila Grodd!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Gorila Grodd!

Por Márcio Jangarélli

O Gorila Grodd está entre os vilões mais interessantes da DC, em toda sua inteligência, vilania e macaquice. The Flash conseguiu trazer o Grodd para as telas da CW e, agora, ele ganhará um mini arco próprio, com direito à Cidade Gorila.

Para você que quer conhecer um pouco mais sobre o vilão, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre o Gorila Grodd! Uma existência focada em fazer o Flash ser esquecido para sempre.

Imagem de capa do item

Irmãos de sangue

John Broome é o grande criador por trás do Gorila Grodd. E o autor não parou por aí com seus malvados. Ele também é o responsável, por exemplo, pelo Per Degatono vilão viajante do tempo da Sociedade da Justiça, que já apareceu em Legends como um “Hitler do futuro”.

Para as histórias do Flash, o Gorila não foi sua única contribuição. Broome é o pai do Capitão Bumerangue e do maior inimigo do velocista, o Zoom (Eobard Thawne). Mas, para equilibrar as coisas, ele é o criador do Kid Flash e do Detetive Chimp.

Imagem de capa do item

Origem

O Grodd é um personagem muito antigo - de 1959 - então, como qualquer vilão ou herói de longa data, ele possui algumas origens diferentes.

Em sua primeira história, ele e a Cidade Gorila ganharam sua inteligência e poderes quando uma nave alienígena cai em uma floresta africana e sua radiação transforma os primatas.

Mais tarde, isso foi mudado e, no lugar de uma nave, foi um meteoro que transformou os gorilas. Nos Novos 52, a trama ganhou uma nova reforma, agora envolvendo a Força da Aceleração.

Imagem de capa do item

Contra a velocidade

Como o Flash consegue lutar contra um inimigo tão poderoso quanto o Grodd? Ele não é apenas extremamente forte, resistente e gigante, como também possui poderes telecinéticos.

Essa é uma resposta um tanto estranha. É estabelecido que o Flash pode resistir aos ataques mentais do Grodd por conta de sua velocidade.

Simplificando, o herói pode, literalmente, correr mais rápido do que as ondas de poder do vilão. No entanto, isso só funciona enquanto o Flash estiver em movimento.

Imagem de capa do item

Hunter Zolomon

O Grodd está envolvido na criação de um dos maiores vilões do Flash.

Antes de se transformar em Zoom, Hunter Zolomon trabalhava para a polícia de Keystone City e era amigo de Wally West.

Em certo momento, o Grodd escapa de Iron Heights, entra na mente do Wally e procura por pessoas importantes na vida do herói. Assim, ele envia um de seus lacaios até o Hunter e o gorila quebra a espinha do rapaz.

A virada acontece quando ele pede ao Wally para voltar no tempo e salvá-lo, mas o amigo recusa, com medo das consequências. Hunter tenta fazer isso sozinho e, então, se transforma no Zoom.

Imagem de capa do item

Chimp

Não só o Grodd e o Detetive Chimp dividem o mesmo criador, como os dois primatas já brigaram nos quadrinhos!

Em uma de suas aventuras, Wally recruta seus amigos animais, Chimp e o Rex, o Cão-Maravilha e o Lanterna Verde para ajudá-lo derrubar o Grodd e o Hector Hammond.

Os dois também lutam em um episódio da animação Batman: The Brave & The Bold, quando o Grodd tenta transformar a população de Gotham em Gorila. O Homem-Morcego pede a ajuda do Chimp e da Vixen para deter o vilão.

Imagem de capa do item

Humano Grodd

Vida de super-gorila não deve ser fácil, então, certa vez, o Grodd resolveu ser humano. Não, ele não se transformou de maneira física, mas transferiu sua consciência para um corpo humano.

Em um de seus planos malucos, o Grodd cria uma pílula que poderia mata-lo e transferir sua consciência para o corpo de outro animal.

Assim, ele se transforma em William Dawson, que trabalhava em um circo, para atormentar a vida do Flash. Obviamente, ele retorna para o corpo de gorila depois.

Imagem de capa do item

Presidente Grodd

Se o Lex Luthor pode ser presidente dos EUA nos quadrinhos, por que não um gorila? Em uma história completamente insana, o Gorila Grodd quase se torna o novo grande líder americano.

Quando o Grodd descobre estar interessado na Rainha Boka, esposa do Solovar, ele cria uma máquina que faria com que ela o amasse. No processo, ele descobre que a invenção não funciona apenas na rainha e poderia lhe ajudar a dominar o mundo.

Em Central City, o Gorila concorre como governador, ganha e parte para tentar a presidência. Porém, antes de chegar à Casa Branca, o Velocista Escarlate estraga o sonho do babuíno governando a América.

Imagem de capa do item

Senhor dos Sonhos

A extensão dos poderes do Grodd vai além do que muita gente imagina.

Para complementar seus poderes telepáticos, telecinese, seu super-intelecto e seus atributos físicos de Gorila, em The Flash #295 é mostrado que ele pode mexer na memória de outras pessoas e controlar sonhos!

Grodd consegue apagar a si mesmo e toda a Cidade Gorila da memória do mundo e, em adição, controla os sonhos do Rei Solovar e do Flash. Ele não usa esse poder frequentemente, mas, em tese, ele ainda possui a habilidade.

Imagem de capa do item

Legião do Mal

A Legião do Mal está atormentando a vida das Lendas em Legends of Tomorrow, em uma versão um tanto compacta da equipe.

Em outras mídias, o Grodd esteve envolvido com os vilões – até liderou a Legião - e seria algo interessante vê-lo na equipe do Arrowverse.

O Grodd estava na primeira versão da Legião do Mal, na série animada dos Superamigos, nos anos 70. Ele é um membro da equipe desde então, com os vilões o ajudando em suas tentativas de tomar o controle da Cidade Gorila.

Imagem de capa do item

E na TV...

Para interpretá-lo em live-action, a The CW precisou de dois atores – e os dois já estavam envolvidos com super-heróis há algum tempo.

Na captura de movimentos, o escalado foi Simon Burnett, que é o dublê do Stephen Amell em Arrow e trabalhou em várias produções heroicas, como X-Men, Deadpool, Smallville e Blade.

Já sua dublagem vem de David Sobolov, que foi a voz do Drax no universo animado da Marvel, o Lobo em Justiça Jovem, o Cron em Jovens Titãs, entre outros. Ele também está envolvido com várias franquias de jogos, como Star Wars, World of Warcraft, Final Fantasy, Diablo, etc.