10 coisas que você precisa saber sobre o Gladiador Dourado

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Gladiador Dourado

Por Márcio Jangarélli

Um dos super-heróis mais egocêntricos dos quadrinhos, Michael Jon Carter, o Gladiador Dourado, parece ter um futuro brilhante nos novos planos da DC para a TV e para o cinema. Alguns elementos das histórias do herói já estão sendo adaptadas para a série Legends Of Tomorrow e é bem possível que o vejamos no cinema também.

Assim, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre o Gladiador Dourado, para conhecer melhor o personagem antes de seus novos trabalhos. Essa lista não foi patrocinada pela Goldstar Inc., mas poderia.

Imagem de capa do item

Quem é o Gladiador Dourado?

Michael Jon Carter, o Gladiador Dourado, é um super-herói um tanto quanto controverso, viajante do tempo, vindo da Gotham City do século 25, com a ajuda da máquina do tempo do Rip Hunter. Carter é conhecido por seu comportamento exibicionista e egocêntrico, quando viajou no tempo para tentar fama e fortuna no passado porque, em seu presente, sua vida não estava das melhores.

O Gladiador fazia parcerias regulares com seu amigo Ted Kord, o Besouro Azul, e suas histórias sempre tiveram um tom mais cômico. Ele já participou da liga da Justiça, dos Mestres do Tempo, foi o líder do Conglomerado e já fundou sua própria empresa super-heróica. O personagem é uma criação de Dan Jurgens, aparecendo pela primeira vez com um título próprio em 1986.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes do Gladiador Dourado?

Carter não possui poderes realmente. Suas habilidades físicas vem de sua carreira anterior, como esportista, e seus super-poderes provém de sua armadura futurista.

Ela lhe dá super-força, projeta um campo de força e pode redirecionar a energia do campo para um ataque. Ainda, suas pulseiras proporcionam ataques de raios de energia e ele possui um anel da Legião dos Super-Heróis que lhe permite voo.

Imagem de capa do item

Skeets

Depois que foi expulso de seu time por apostar nos seus próprios jogos e perder de propósito para ganhar dinheiro, ele acabou trabalhando em um museu sobre super-heróis, onde aprendeu tudo sobre os séculos passados. Assim, ele roubou vários apetrechos do museu e fugiu para o passado na máquina do tempo do Rip Hunter, levando, inclusive, Skeets, o robô segurança de seu trabalho.

Skeets é o parceiro principal do Gladiador, já servindo até como peça para reconstrução de sua armadura. Na saga “52”, Skeets é o plot central da trama do herói, quando é possuído pelo vilão Senhor Cérebro.

Imagem de capa do item

Goldstar

Ao chegar no século XX (a revista é de 86), o Gladiador tentou, a primeiro momento, usar o nome Goldstar, mas ao gaguejar em uma entrevista, acabou ganhando o apelido de Booster Gold (nome original em inglês).

O título voltou aparecer novamente quando Carter abriu sua empresa, a Goldstar Inc. e o codinome usado por sua irmã, Michelle Carter, quando ela começou atuar como super-heroína.

Imagem de capa do item

O Conglomerado

Ele já foi o líder do Conglomerado, um grupo super-heróico que fazia frente à Liga da Justiça Internacional comandada por Max Lord. O Conglomerado trabalhava mais como uma empresa, tendo vários patrocinadores, entre eles a Ferris Aircraft, a LexCorp e o S.T.A.R. Labs.

Imagem de capa do item

Besouro Azul

Depois do Skeets, a principal parceria do Gladiador Dourado é com o Besouro Azul, Ted Kord, que conheceu quando estava com a Liga da Justiça Internacional. Os dois tornaram-se amigos muito rápido e sua parceria causou vários problemas para a liga, a maioria envolvendo situações cômicas. Os heróis ganharam, inclusive, um título solo e Ted ajudou a reconstruir a armadura de Carter várias vezes.

Imagem de capa do item

Rip Hunter

Rip Hunter é uma das peças chave na história do Gladiador Dourado, sendo o responsável pelas viagens no tempo do herói e sua conexão com os Mestres do Tempo e os Homens Lineares.

Porém, as ligações entre Hunter e Carter são mais profundas, quando o nome Rip Hunter é apenas um disfarce utilizado por ele por proteção, temendo que alguém viajasse para o passado para matar ele quando criança. É descoberto então que Rip, na verdade, é Rip Carter, filho do Gladiador Dourado.

Imagem de capa do item

Smallville

O Gladiador já apareceu em outras mídias além dos quadrinhos. Uma de suas versões foi nas aventuras do Superboy, em Smallville, no episódio “Booster” da décima temporada da série, interpretado por Eric Martsolf.

Imagem de capa do item

Liga da Justiça Sem Limites

Ainda, ele ganhou uma versão animada em Liga da Justiça Sem Limites, no episódio “A Maior História Jamais Contada”, onde faz uma parceria com o Homem-Elástico.

Imagem de capa do item

Legends Of Tomorrow? Cinema?

Ao que parece, temos muitos planos para Michael Jon Carter no futuro do Universo DC. A série Legends Of Tomorrow já apresentou Rip Hunter e está prometendo a aparição de um grande super-herói na season finale de sua primeira temporada. Também há especulações de um possível projeto para um filme do Gladiador Dourado com o Besouro Azul, entrando no novo Universo Expandido da DC nos cinemas. De qualquer forma, veremos o herói em breve, segundo entrevistas dos grandes cabeças da empresa.