10 coisas que você precisa saber sobre o gato da Capitã Marvel!
10 coisas que você precisa saber sobre o gato da Capitã Marvel!
Quem não ama um bichano?
Em um mês, Capitã Marvel estará chegando aos cinemas. E embora estejamos ansiosos para a estreia de Carol Danvers no Universo Cinematográfico da Marvel, estamos ainda mais animados para ver Goose, o gatinho da heroína, que promete roubar cenas, revelando segredos escondidos.
Conhecido nos quadrinhos como Chewie, esse pet está entre os mais queridos das HQs e é muito mais do que um simples gatinho normal. Então, aperte seus cintos e prepare-se para descobrir 10 coisas que você precisa saber sobre o gato da Capitã Marvel!
Créditos: Divulgação
Nome
Antes de mais nada, é preciso esclarecer um detalhe envolvendo o nome do bicho - nos quadrinhos, o felino é conhecido como Chewie, em homenagem ao próprio Chewbacca da saga de Star Wars. Nos cinemas, o nome foi modificado para Goose, provavelmente como homenagem a um personagem de Top Gun: Ases Indomáveis.
Até o momento, a Marvel Studios ainda não se posicionou sobre essa mudança de nome. No entanto, a ideia mais provável é que a Disney não queria usar Chewie - que já é um nome presente na sua outra franquia cinematográfica -, e acabou pedindo para que o bichano tivesse um nome diferente em Capitã Marvel.
Nas HQs...
Nas HQs, Chewie surgiu pela primeira vez em Giant-Size Ms. Marvel #1, publicada em abril de 2009. Curiosamente, trata-se de uma gatinha fêmea, que desde então acompanha Carol Danvers, seja em sua vida diária na Terra ou até mesmo em algumas aventuras espaciais da heroína.
No entanto, a personagem passou anos sendo tido como um gato normal, até que em 2014, foi revelado que ela era um alienígena, pertencente à raça Flerken. Faz um tempo que ela não é mais frequente nas histórias da heroína, aparecendo apenas casualmente.
Herança da Dinastia M
A primeira aparição de Chewie se deu em uma história que se passava na mesma dimensão alternativa de Dinastia M, a saga onde a Feiticeira Escarlate acaba criando um universo inteiro onde todos os Vingadores e os X-Men acabam vivendo uma vida perfeita, do jeito que sempre quiseram.
Posteriormente, a gata apareceu nas histórias da Terra-616. Então, é bem possível que, no fim das contas, ela tenha sido uma criação mágica de Wanda Maximoff que acabou "fugindo" de sua realidade natal (a Terra-58163) e foi parar dentro da continuidade-padrão do Universo Marvel.
Flerken!
Apesar de parecer uma gatinha normal, Chewie na verdade pertence à raça dos Flerken. Eles são alienígenas idênticos aos felinos domésticos, mas que possuem uma série de poderes especiais, graças à sua biologia bizarra. Uma diferença, por exemplo, é que eles colocam ovos.
Quando Carol Danvers descobre que sua gata é um Flerken, ela a princípio nega e diz que não é possível, uma vez que os bichos realmente passam muito bem por gatos (até mesmo sua linguagem é parecida com os miados felinos).
Poderes e habilidades
A maior diferença entre um Flerken e um gato normal está em sua anatomia interna. Os alienígenas pertencentes a essa espécie possuem, dentro de seu corpo, realidades compactas, que eles podem acessar. Por exemplo, nos "buracos" em sua boca, eles podem armazenar tentáculos, presas e outros membros assustadores.
Mas isso não é tudo. Além de usarem essas realidades para armazenar todos os tipos de coisas e objetos, eles também podem acessar essas "bolhas" para se teletransportar, seja através do espaço ou até mesmo de universos diferentes - o que pode explicar como Chewie acabou saindo da realidade de Dinastia M, por exemplo.
Filhotinhos!
Uma das "habilidades" dos Flerken é sua reprodução desenfreada. Basicamente, Chewie - que até então, nunca havia ficado prenha - acabou colocando cerca de 110 ovos, quando Carol Danvers ainda estava viajando pelo espaço em uma nave cósmica.
A partir daí que a heroína de fato descobriu que sua companheira de estimação era, na verdade, uma alienígena. Para manter seus ovos seguros, Chewie os escondia em uma das dimensões compactas localizadas em sua boca.
Rixa animalesca
Curiosamente, a primeira pessoa que descobriu que Chewie era, na verdade, uma alienígena, foi ninguém menos que Rocky Racum. Isso aconteceu quando a Capitã Marvel passou a viajar pelo espaço e em uma de suas aventuras, acabou encontrando os Guardiões da Galáxia.
No entanto, engana-se quem pensa que o guaxinim irado morreu de amores pela gatinha. Em vez disso, ele mostrou um pavor pela Flerken, e queria matá-la antes que ela pusesse seus ovos. Posteriormente, os dois até que passaram a se dar bem.
Nos cinemas...
Como já mencionamos anteriormente, o pet de Carol Danvers passou por algumas mudanças para sua versão cinematográfica. Do que estamos vendo do material de divulgação do longa, o felino se chamará Goose, e até agora não há pistas se ele será macho ou fêmea, como nas HQs.
No entanto, o marketing está ferrenhamente focado no gato, que já apareceu em vários pôsteres - e inclusive ganhou seu cartaz individual. Ele tem uma cena bem divertida com Nick Fury, no segundo trailer do longa, e de acordo com notícias das primeiras sessões-teste do filme, o bichano rouba a cena.
Spoiler...?
Por enquanto, nada no marketing oficial de Capitã Marvel deu indícios de que Goose será um gatinho alienígena. No entanto, uma imagem de brinquedos da Hasbro pode ter dado um spoiler significativo do longa, já que vemos Nick Fury ao lado do bichinho.
Contudo, Goose aparece amordaçado - o que pode ser um indício de que ele está preso justamente ao revelar sua forma verdadeira. Alguns ainda suspeitam que o felino pode acabar se revelando como um Skrull (já que o filme vai apresentar a raça alienígena), mas há outra teoria que está ganhando força...
Goose vs. Fury
Por conta dessa informação "revelada" pela linha de brinquedos, muitos fãs estão arquitetando uma teoria interessante: Basicamente, Goose seria o responsável pelo olho cego de Nick Fury. Basta lembrar que, em Capitão América: O Soldado Invernal, o espião diz que perdeu o olho por confiar demais em alguém.
Considerando que Fury pareceu bem encantado com o gatinho no trailer mais recente de Capitã Marvel, e que a imagem do brinquedo trouxe Goose amordaçado justamente junto do agente da S.H.I.E.L.D., essa não é lá uma teoria muito difícil de se acreditar. Só esperamos que o bichano não acabe saindo dessa como um vilão.