10 coisas que você precisa saber sobre o Fantasma!
10 coisas que você precisa saber sobre o Fantasma!
“Se corporações são como pessoas, eu sou um assassino!”
Em Homem-Formiga e a Vespa, fomos apresentados a mais um antagonista no Universo Cinematográfico da Marvel: a Fantasma. Contudo, a personagem possui uma representação bem diferente nas HQs, com outras motivações e até outro gênero: sim, o Fantasma dos quadrinhos é um homem!
Como a personagem tem sido bem comentada, e muitos sequer sabem de sua ligação com os quadrinhos, nós preparamos carinhosamente uma lista com 10 coisas que você precisa saber sobre o Fantasma, desde sua origem nas HQs aos seus poderes e sua adaptação nos cinemas!
Créditos: Divulgação
Primeira assombração... digo, aparição
O Fantasma foi criado por Bob Layton e David Micheline para Iron Man Vol. 1 #219, publicada originalmente em junho de 1987. O personagem logo se tornou um dos inimigos mais letais do Homem de Ferro, e um dos únicos que realmente conseguiu amedrontar e desestabilizar Tony Stark, logo após a era do Demônio na Garrafa.
O vilão foi criado levando em conta toda a dominação corporativa sofrida pelos Estados Unidos na época, e aproveitou os conceitos dos filmes de espionagem para se tornar uma ameaça à indústria, de forma geral. Até hoje, ele se mantém como um dos personagens mais misteriosos do Universo Marvel, e você logo entenderá o porquê...
Afinal, quem é o Fantasma?
Até hoje, não se sabe ao certo quem é o Fantasma. Tudo que sabemos a respeito dele é que se trata de um homem que era um promissor cientista da computação. Ele trabalhava para alguns empresários poderosos, e desenvolveu o GhostTech, uma tecnologia de chips que tornava seus usuários intangíveis e invisíveis.
Para o manterem sob seu controle, os executivos chegaram a contratar uma prostituta para se tornar sua esposa. Porém, quando ela se envolveu romanticamente com ele e ameaçou vir a público com a história de seus clientes, os empresários a mataram, e o homem se transformou no Fantasma. Até hoje, não sabemos qual é o seu nome real.
Inimigo Nº1: O Homem de Ferro
Como mencionado anteriormente, o vilão sempre foi um grande antagonista do Homem de Ferro. É seguro dizer que, em sua história, ele nunca enfrentou nenhum herói tão ferozmente quanto o Vingador dourado. E tudo começou quando ele foi contratado pela Roxxon para destruir a empresa de Tony Stark.
Porém, o Fantasma age segundo seu próprio código de conduta, e seus planos pessoais envolviam destruir a empresa de Stark e também a Roxxon, devido ao seu ódio fanático por corporações. Em sua primeira aparição, ele conseguiu deixar o Homem de Ferro apavorado, mas foi derrotado e dado como morto... embora estivesse vivo e preparando sua revanche.
Nas mãos de Justin Hammer
Meses depois, ele reapareceu, dessa vez contratado por outro inimigo industrial de Tony Stark: o empresário Justin Hammer. Agora, com um plano muito mais astucioso, ele conseguiu incapacitar temporariamente o Homem de Ferro, e estava em uma jornada muito mais megalomaníaca para cumprir sua missão.
Porém, ele logo se tornou um perigo até mesmo para seu contratador. Hammer foi se sentindo cada vez mais ameaçado, e chegou a unir forças com Stark para impedir o vilão. Posteriormente, ele chegou a ser contratado pelo Rei do Crime para roubar tecnologia da Roxxon, e acabou batalhando com o Pantera Negra e o Homem-Aranha.
Convocado para os Thunderbolts
Muitos anos depois, o Fantasma retornou revigorado, com um novo traje tecnológico - embora ainda se mantivesse firme em sua jornada para destruir todas as corporações ao seu alcance. Percebendo o potencial bélico do vilão, Norman Osborn chegou a recrutá-lo para sua formação dos Tunderbolts, justamente na era do Reinado Sombrio.
Porém, nessa época, ele se tornou bem menos vilanesco, e chegou a salvar a Viúva Negra da morte certa. O vilão sentia que Osborn representava tudo de errado com os Estados Unidos - uma fusão do poder militar, político e corporativo -, e só aceitou se juntar à equipe para sabotá-lo internamente. Muito tempo depois, ele se manteve na equipe, liderada por Luke Cage.
Tony Stark: A Queda
No meio tempo, enquanto ainda trabalhava para Osborn, o Fantasma viu a oportunidade perfeita para acabar com Tony Stark de uma vez por todas. Nesse período, o herói tinha se lobotomizado para que ninguém pudesse roubar suas memórias, e estava em um estado vegetativo, resguardado em Oklahoma por Donald Blake - a identidade secreta do Thor.
Contratado pela Madame Máscara, e equipado com um dispositivo que permitia que ele se teletransportasse para qualquer lugar do mundo, o Fantasma atacou sem piedade, mas foi pego de surpresa quando os aliados do Homem de Ferro conseguiram restaurá-lo ao seu estado normal. Assim, Stark usou o dispositivo do vilão para mandá-lo para a Coréia do Sul.
Um anti-herói de respeito
Enquanto foi liderado por Luke Cage, o Fantasma continuou sendo uma figura altamente instável e não-confiável. Ele sempre tentou incitar rebeliões na Balsa - onde era a sede dos Thunderbolts - e continuou, ainda que secretamente, sua missão de combate às corporações e empresas predatórias - às vezes, até mesmo aliado de alguns de seus colegas de equipe.
Ainda assim, ele realmente melhorou como pessoa. Em missões mais tardias, seu compasso moral já estava bem mais ajustado, e ele passou a se importar por alguns de seus parceiros, como o Homem-Coisa e a Rocha Lunar - que até hoje, é a única pessoa que sabe de toda a história de origem do vilão, e sua relação com a GhostTech.
Reencontrando um velho inimigo
Em uma das missões dos Thunderbolts, o Fantasma finalmente teve a oportunidade de traçar um encerramento com seu inimigo mais antigo: o Homem de Ferro. Ele, o Fanático e o Ossos Cruzados seriam enviados para um local pelo Homem-Coisa, mas devido a uma pane no sistema, acabaram parando em um local onde não podiam ser controlados.
Arquitetando um plano de fuga, o vilão acabou reencontrando Tony Stark. Quando o herói revelou que sua empresa havia saído do ramo corporativo para se tornar uma companhia pequena e independente, o Fantasma propôs uma trégua. Agora que a Stark Enterprises voltou a se tornar uma grande indústria, não sabemos qual o status da relação entre o herói e o vilão.
Poderes e habilidades
O Fantasma utiliza sua própria tecnologia para ganhar seus poderes. Seu traje tecnológico é equipado com vários chips de GhostTech, o que faz com que ele possa ficar intangível - ou seja, atravessar qualquer objeto sólido - e invisível, se transformando quase que literalmente em um fantasma.
Além disso, ele é um expert em ciência da computação, e usa isso ao seu favor. Seu traje possui diversas melhorias e atualizações desenvolvidas por ele próprio, que trazem ainda mais tecnologia stealth. Ele é capaz de mascarar sons, incluindo seus próprios batimentos cardíacos, e também pode voar e se teletransportar, em alguns casos.
Fantasmagoria nos cinemas
O personagem foi adaptado, como dito no item introdutório, em Homem-Formiga e a Vespa, porém tomando diversas liberdades em relação aos quadrinhos. Sabemos que a vilã - interpretada por Hannah John-Kamen, de Jogador Nº 1 e Killjoys tem muito interesse no Reino Quântico, onde está aprisionada a Vespa original.
Nos cinemas, a Fantasma é uma personagem bem diferente. Em determinado ponto da trama do filme, sabemos mais de sua origem, sua identidade e suas motivações - algo que nunca é deixado claro nas HQs. Ainda assim, muitos fãs estão gostando da abordagem dela no filme - e quem sabe, teremos potencial para um futuro longa dos Thunderbolts...