10 coisas que você precisa saber sobre o Euron Greyjoy, de Game of Thrones!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Euron Greyjoy, de Game of Thrones!

Por Márcio Jangarélli

Euron Greyjoy foi introduzido na sexta temporada de Game of Thrones com muita desconfiança do público, depois do trabalho da série com Dorne. O personagem é muito importante e bem complexo nos livros e, quando a aventura chegou ao fim, muitos duvidaram que ele serviria para alguma coisa. Estávamos enganados, não é verdade?

Um dos maiores destaques da sétima temporada, o capitão do Silêncio, interpretado por Pilou Asbæk, possui várias peculiaridades que podem ser fundamentais para o final da série E dos livros. Vamos explorar algumas delas? Aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre o Euron Greyjoy!

Imagens: Divulgação/Mathia Arkoniel
Imagem de capa do item

O tio mais velho

Um pouco de história antes de falar do personagem e seus feitos em si: Euron Greyjoy é o segundo filho do Lorde Quellon Greyjoy, o pai do Balon, avô do Theon e da Yara/Asha. Assim, ele também é o tio mais velho dos dois, mesmo que não pareça - existe uma explicação bem peculiar para isso.

Ele, junto do Balon e do Victarion, foi um dos responsáveis por incitar seu pai a se rebelar contra a Coroa na Rebelião Greyjoy, que acabou com a derrota das Ilhas de Ferro e o Theon em Winterfell.

Imagem de capa do item

Banido das Ilhas de Ferro

Mas porque a gente só foi saber dele tão tarde? Bom, o Euron é banido das Ilhas de Ferro nos livros. Na série, ele só ficou desaparecido mesmo. Essa foi a punição escolhida pelo Balon - para não matar o irmão - quando ele seduziu e estuprou a “esposa de sal” (concubina) do Victarion.

Sem o mínimo remorso, ele foi alertado de nunca voltar para sua terra natal enquanto seus irmãos estivessem vivos e, assim, partiu para o oceano com seu navio, o Silêncio.

Imagem de capa do item

Silêncio

Uma coisa que não ficou muito explícita na série e que está confundindo muita gente: como assim o Euron pega todo mundo de surpresa nos mares? Foi a Yara, os Imaculados… como isso acontece? É furo de roteiro? Não é bem assim, meus amigos. O nome da frota dele, Silêncio, não é à toa.

Todos os piratas do Silêncio tiveram suas línguas arrancadas e o Euron é especializado em ataques furtivos e de grande impacto - como vocês viram no caso da frota da Yara.

Um ponto bem interessante para se ressaltar: o único que pode realmente contar o que aconteceu em todas as viagens é o próprio capitão, afinal, todos os outros piratas são mudos e possivelmente iletrados.

Imagem de capa do item

O maior pirata dos 14 mares

Depois que foi expulso das Ilhas de Ferro, Euron ocupou seu tempo explorando TODO o mundo.

Ele não se contentou apenas com Westeros. A história conta que ele viajou tanto para as ruínas de Valíria, como até Asshai, a cidade dos Sacerdotes Vermelhos - de onde a Melissandre vem - que é MUITO, muito distante.

Assim, ele ganhou o título de maior pirata dos 14 mares. Ninguém sabe exatamente até onde o Silêncio viajou, mas as lendas são um tanto assustadoras até.

Imagem de capa do item

Não se interessa em pilhagens

Outra característica peculiar do Euron é que ele não se interessa pelas pilhagens que faz ao longo do caminho.

Como todo bom nascido do Ferro, ele invade, mata, estupra e pilha, mas deixa sua tripulação ficar com os espólios de guerra. Poucas são as coisas que realmente saltam ao olho - na série dois - do capitão.

Imagem de capa do item

Sua aparência é bem diferente nos livros

Inclusive, vale ressaltar isso. A aparência do Euron nos livros é bem diferente do visual dele na série.

Vejam bem, ele é o tio mais velho do Theon e da Yara e, considerando o Balon, vocês podem imaginar que era pra ele estar bem acabado quando retornasse para as Ilhas de Ferro.

Mas quando Euron volta, ele não envelheceu um único dia. Sua aparência é descrita como um homem muito pálido, de lábios meio azulados, cabelo e barba pretos, seu olho direito é azul claro, enquanto o esquerdo é coberto por um tapa-olho.

Na série, vocês viram como o Balon era - praticamente, ele tinha a aparência do Walder Frey - e tem o Aeron também, enquanto o Euron está na casa do Jaime. Coincidência ou intencional? Quem sabe.

Arte: Mathia Arkoniel

Imagem de capa do item

Explorador

Como dito antes, pilhagens não interessam muito para o Euron. Ele é um cara mais violento e, por incrível que pareça, explorador.

Esse lado do pirata não foi levado para a série, pelo menos não ainda. Mas os interesses dele estão voltados para objetos e artefatos exóticos, mágicos e seus discursos possuem um quê místico.

Imagem de capa do item

Ovo e Berrante

Quem disse que só a Daenerys possuiu ovos de dragão nessa história? É dito que, em suas viagens pelas ruínas de Valíria, o Euron encontrou um ovo de dragão petrificado. Porém, por não conseguir fazer nada com aquilo, ele atirou o artefato no mar.

Outra coisa interessante que o pirata possui nos livros é o “dragonbinder”, um berrante enorme, encontrado nas ruínas de Valíria, que, em teoria, pode controlar dragões. Porém, até agora, quem soprou o berrante - um dos seguidores do Euron - morreu com os pulmões queimados.

Arte: Mathia Arkoniel

Imagem de capa do item

Magia

Isso também não foi mostrado na série, mas o Euron tem uma conexão muito forte com magia e, principalmente, um complexo divino muito intenso. Quando ele retorna, durante o Kingsmoot, muitos se questionam dos monstros e perigos que ele trouxe consigo de suas viagens, como sacerdotes ou o próprio dragonbinder.

Existem MUITAS teorias malucas sobre o que aconteceu com o Euron ao longo de sua navegação. Tem gente que acredita que ele se tornou o próprio Deus Afogado. Outros que ele entrou em contato com os Caminhantes Brancos. Mas tem uma teoria muito legal que vem no próximo slide.

Imagem de capa do item

Olho de Corvo

Isso também não está na série, mas o apelido do Euron nos livros é “Olho de Corvo”. De acordo com o Theon, embaixo do tapa-olho do tio, existe um olho negro, cheio de malícia.

Pegando vários diálogos dos livros e fazendo muitas conexões certeiras, existe uma teoria que acredita que, na verdade, o Euron não está ligado com nenhuma das entidades citadas, mas sim com o Corvo de Três Olhos, Brynden Rivers.

É uma especulação muito insana, mas resumindo a história toda, o Euron seria o aprendiz anterior ao Bran e o olho que falta no Brynden é o mesmo que está atrás do tapa-olho do pirata. A gente sabe que nada é por acaso nessa trama, né? Se quiserem ler mais sobre, deixem aí nos comentários ;)

Arte