10 coisas que você precisa saber sobre o Doutor Destino!
10 coisas que você precisa saber sobre o Doutor Destino!
Todo bom vilão é aquele que se vê como o herói da história… e com Victor Von Doom não seria nem um pouco diferente. O maior antagonista do Quarteto Fantástico e facilmente um dos maiores vilões dos quadrinhos no geral, Destino impera.
E aqui você conhece um pouco mais do personagem!
Desfiguração
Originalmente, o Dr. Destino havia causado uma explosão na Universidade ao tentar abrir um portal, e isso o havia dado uma pequena cicatriz no rosto. Ao colocar a máscara fervente em seu rosto, o resto teria sido desfigurado. Entretanto, isso foi alterado com Os Livros do Destino, nos quais Doom já fica inteiramente desfigurado por causa da explosão.
Pioneiro
Além de um gênio espetacular, Victor Von Doom é responsável por uma das maiores realizações da Marvel: ele foi o primeiro a utilizar o conceito e a prática da viagem no tempo, enviando três membros do Quarteto Fantástico ao passado para recuperarem as místicas pedras de Merlin, na quinta edição de Quarteto Fantástico, em julho de 1962.
Quase casado com a Feiticeira Escarlate!
Em A Cruzada das Crianças, foi revelado o real paradeiro da Feiticeira Escarlate, sumida desde os eventos de Dinastia M. Os Jovens Vingadores, aliados de Magneto e Mercúrio, descobriram que ela estaria sendo mantida presa na Latvéria, e Wiccano acabou indo sozinho investigar o castelo do Destino para saber como estava sua "mãe". Lá, ele descobre uma Wanda com a memória completamente apagada e nas vésperas de seu casamento... com Victor Von Doom! Futuramente, Victor iria roubar o poder do caos da Feiticeira e o utilizar para espalhar um pouco da sua "ordem".
Poderes de Galactus e do Beyonder
O Dr. Destino é famoso por já ter incorporado os poderes de diversos seres, como o Surfista Prateado e a já mencionada Feiticeira Escarlate. Mas seu verdadeiro auge veio nas primeiras Guerras Secretas. Doom liderava a equipe dos vilões quando ela foi derrotada. Escapando de sua cela de contenção, ele então conseguiu construir um dispositivo a partir do corpo de Ulysses Klaw, e então drenou os poderes de ninguém menos que Galactus. Isso o fez enfrentar de perto Beyonder, e antes de ser inteiramente derrotado pela semi-divindade, ele conseguiu drenar o seu poder também. Por poucos momentos, Doom se tornou um dos seres mais poderosos do mundo, capaz de destruir um planeta brincando. Porém, o Beyonder tomou posse do corpo de Klaw e o utilizou para reverter o que havia feito. Doom voltava a ser "só" o Dr. Destino.
Parente de Reed Richards?
Durante muito tempo, houve uma teoria de que Nathaniel Richards, pai de Reed Richards, teria voltado no tempo e se encontrado com uma cigana, se envolvendo amorosamente com ela e tendo um filho (Victor Von Doom). Porém, essa teoria nunca foi confirmada e há diversos furos que a impedem de ser realidade. Por outro lado, há uma ponte entre a família de Reed e de Doom, chamada Kang, o Conquistador.
Kang é, na verdade, filho de dois descendentes distantes de Reed e Victor no século XXX. Curiosamente, ele também possui o nome do pai de Reed, que também é um viajante no tempo. Confuso, não?
Aluno
Mesmo sendo um dos mais poderosos seres do universo, Destino teve de começar de baixo, e tudo que ele já conheceu veio de um ser superior, o Marquês da Morte. Depois de anos em realidades paralelas, o Marquês da Morte voltou para o universo tradicional (616), onde, insatisfeito com o trabalho de Destino, o deixou para morrer no passado. Mesmo assim, ele foi derrotado pelo Quarteto Fantástico, que por sua vez descobriu que Destino o havia enfraquecido no passado.
Mãe no inferno
A mãe de Victor, Cynthia, era uma cigana que logo se apaixonou por um homem que viria a ser o pai do Destino. Porém, por sofrer constante perseguição nas mãos de um Barão local, ela acabou fazendo um pacto com Mefisto em troca de poder. Assim que ela ganhou os poderes, partiu para o castelo do vilarejo, matando todos os homens que via em seu caminho. Entretanto, como reflexo disso, uma criança morria a cada vez que ela matava um guarda. Horrorizada por isso, ela foi esfaqueada e conseguiu fugir, e morreu nos braços de seu marido. No pós-vida, ela foi parar no reino de Mefisto, onde seria torturada eternamente. No futuro, Victor, com a ajuda de Estranho, tentariam libertar Cynthia. Entre algumas traições e problemas, os dois enfrentaram Mefisto, que libertou a alma de Cynthia para que ela pudesse vagar em melhores paragens.
Feriado próprio
Vilão para o mundo, herói para a Latvéria, Von Doom possuía um grande elo com sua nação. Um defensor ávido das crianças e um governador com mão de ferro, ele impôs um próprio feriado na Latvéria, chamado Dia do Destino (Doom's Day... não, não é aquele que matou o Superman... esse é o Doomsday), que possui uma grandiosa comemoração com chuvas de pétalas de flores e fogos.
Habilidades extras
Destino vai além do vilão clássico que é apenas mau por ser mau. Toda sua personalidade foi talhada pelo seu crescimento, e continua sendo assim. Um ávido artista, ele já inclusive pintou uma réplica da Monalisa. Além disso, é pianista e compositor de melodias. Sem contar os benefícios causados por ser imperados de uma nação, como imunidade diplomática e altos contatos.
Mestre em magia
Quem conhece o personagem pelo cinema nem imagina o quanto Von Doom é poderoso. Seus poderes vão muito além de controle tecnológico (aliás, ele NÃO é tecnopata, seu controle vem de maquinário e NÃO é um poder próprio). Ele é um fortíssimo manipulador de magia, sobretudo negra, e além disso, possui poderes adicionais que são de deixar qualquer oponente no chinelo, como transferir sua mente com um simples contato visual, abrir portais, viajar entre dimensões e etc.