10 Coisas que você precisa saber sobre o Capitão Átomo!

Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre o Capitão Átomo!

Por Felipe de Lima
Imagem de capa do item

O primeiro Capitão Átomo

Allen Adam foi o primeiro Capitão Átomo dos quadrinhos. Prodígio em diversas áreas da ciência desde criança, ele entrou para a Força Aérea dos Estados Unidos e passou a trabalhar no foguete experimental Atlas. Acidentalmente, o foguete foi ativado e lançado ao espaço. O cientista, infelizmente, não conseguiu escapar e seu corpo foi desintegrado.

Não havia mais ossos ou carne, o corpo de Allen agora consistia em uma poderosa estrutura atômica. No entanto, devido à radiação, ele não poderia mais se aproximar de ninguém. Isso o levou a criação de um traje especial, capaz de proteger as pessoas ao seu redor. Pronto para servir novamente ao seu país, Allen mostrou aos militares a extensão de seus poderes e assumiu a alcunha de Capitão Átomo.

Imagem de capa do item

Criação

Capitão Átomo foi criado por Joe Gill e Steve Ditko para série antológica da Charlton Comics, intitulada Space Adventures, em 1960. Por fim, a série ganharia o nome do personagem e ele se encontraria com diversos outros heróis já estabelecidos da editora.

Imagem de capa do item

DC Comics

Em meados da década de 1980, a DC Comics comprou os direitos de diversos personagens da Charlton Comics e começou a explorá-los de novas maneiras. Enquanto a maioria deles foram introduzidos no mega evento Crise nas Infinitas Terras, outros foram parar nas mãos de Allan Moore.

O roteirista queria usar os personagens para um título chamado Watchmen. No entanto, a DC recusou-se a permitir que as aquisições da Charlton aparecessem no magnum opus de Moore. Então, diversas adaptações foram feitas: o Capitão Átomo se tornou o Doutor Manhattan e o Questão virou o Rorschach, por exemplo.

Imagem de capa do item

O Segundo Capitão Átomo

No entanto, o Capitão Átomo não foi alterado apenas para Watchmen. Em 1986, o personagem passou por um reboot completo e foi relançado no Universo DC do Pós-Crise, com um novo traje e uma série inédita.

A nova versão do Capitão Átomo foi desenvolvida por Cary Bates, Greg Weisman e Pat Broderick. Sua primeira aparição foi na edição 53 da revista Thunderbolt.

Imagem de capa do item

Origem

Agora com o nome de Nathaniel Adam, a história começa na Guerra do Vietnam. Acusado de um crime que não cometeu, é dada a ele a oportunidade de se juntar a um programa experimental chamado Projeto Átomo. Caso sobrevivesse, seria perdoado pelo presidente. Havia pouca chance de sobrevivência e quando o teste ocorreu, Adam foi enviado vinte anos no futuro. Ao chegar ao ano de 1982, percebe que sua pele ficou prateada e que possui poderes extraordinários.

Agora chamado pelos militares de Capitão Átomo, ele aprendeu a controlar seus poderes e teve que se adaptar à vida dos anos 80. Algumas de suas histórias mais icônicas são ao lado do Nuclear e da Plastique. Em 1999, o Capitão Átomo entrou para a Liga da Justiça.

Imagem de capa do item

Wildstorm

Depois de ser um membro ativo da Liga da Justiça Internacional e passar um bom tempo na Equipe do Presidente Lex Luthor, os direitos do Capitão Átomo passaram para a Wildstorm. Em sua nova fase, o personagem foi tratado como um vilão e enfrentou equipes como WildC.A.T.s. e The Authority.

Imagem de capa do item

O Novo Monarca

A DC recuperou os direitos do Capitão Átomo para o grande evento Armageddon 2001. A história traz uma grande ameaça conhecida como Monarca e a revelação de sua identidade secreta seria o ponto alto da trama. No entanto, diversas informações sobre a história começaram a vazar antes do lançamento e uma delas revelou que o Capitão Átomo seria o Monarca.

A história, então, foi alterada e Rapina se tornou o Monarca. Em publicações seguintes, porém, foi revelado que havia dois Monarcas. Um deles seria Nathaniel Adam (foi revelado que o Capitão Átomo era um clone). E o outro seria o próprio Capitão Átomo, que veste a armadura do Monarca para conter um vazamento de radiação de seu corpo (um grave ferimento o impediu de ter contato com seres humanos).

Imagem de capa do item

Poderes

A variedade de poderes do Capitão Átomo é imensurável. Seus poderes vão desde força sobre humana, de extensão não conhecida, até manipulação do campo quântico. Isso o torna um dos personagens mais poderosos do Universo DC.

Alguns de seus outros poderes incluem invulnerabilidade, super-resistência, projeção de energia, super-reflexos, absorção de energia, interferência em redes, mudança da realidade, mudança de tamanho, viagem no tempo, teletransporte, invisibilidade, atravessar objetos sólidos e voo.

Imagem de capa do item

Inspiração

Apesar de ser um personagem que já sofreu diversos reboots, o Capitão Átomo é fonte de inspiração para a criação de vários outros super-heróis. Além do já citado Doutor Manhattan, o Sentinela e o Marvel Azul têm um toque do Capitão Átomo em seus processos criativos.

Imagem de capa do item

Legends of Tomorrow

É muito comum que o Capitão Átomo e o Eléktron sejam confundidos. Isso se deve porque o nome de ambos os personagens contém a palavra "Atom" no original em inglês.

No entanto, a CW se aproveitou disso em Legends of Tomorrow e no episódio Blood Ties, o logotipo que aparece na tela, quando Ray estava na corrente sanguínea de Kendra, é o mesmo utilizado pelo Capitão Átomo nos anos 80. O personagem ainda não apareceu ainda no Arrowverso, mas vários membros coadjuvantes e vilões de suas histórias já tiveram sua chance de brilhar.

--

Seria esse um indício de que o Capitão Átomo pode ter uma chance na TV?