10 coisas que você precisa saber sobre o “Campo de Fogo” de Game of Thrones!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o “Campo de Fogo” de Game of Thrones!

Por Márcio Jangarélli

Para quem não conhece a trama dos livros, o “Campo de Fogo” do quarto capítulo foi bem simbólico, quando é basicamente uma retomada da guerra entre Aegon Targaryen, o Conquistador – e “criador” do Trono de Ferro – contra os exércitos Lannister e Gardener.

Para vocês entenderem melhor a magnitude da ação da Rainha dos Dragões, separamos aqui 10 coisas que você precisa saber sobre o “Campo de Fogo” de Game of Thrones! O primeiro! O lema da casa Targaryen não é “Fogo e Sangue” à toa.

Imagens: Divulgação/HBO
Imagem de capa do item

A Conquista do Aegon

Bom, primeiro um contexto. Para quem não sabe, Aegon Targaryen e suas irmãs/esposas, Visenya e Rhaenys, são os grandes conquistadores de Westeros, que começaram a dinastia dos dragões no continente.

Como sua sucessora está fazendo tantas gerações depois, a Família Targaryen primeiro pousou em Pedra do Dragão, depois de sair de Valíria. Só depois os irmãos começaram a Conquista, partindo das margens de Blackwater.

Imagem de capa do item

Expansão de domínios

Antes de chegar ao “Campo de Fogo” em si, é importante citar algumas ações anteriores do Aegon. Seguindo seu pouso em Porto Real, ele e suas irmãs começaram avançar por Westeros em tomadas brutais, como Ponta Tempestade e Harrenhal.

Assim, os exércitos já conheciam os terrores de um dragão em batalha - e um dragão adulto gigante, o Balerion. Mas, até então, os três irmãos não tinham lutado juntos. E, mesmo com um poder de fogo tão assustador, eles não possuíam uma armada tão grandiosa de soldados. Isso é importante para o que vai rolar logo depois.

Arte: Nezi0

Imagem de capa do item

Resistência no Centro

Acontece que, mesmo com os ataques, ainda existiam aqueles que planejavam uma resistência ao Conquistador. Os vizinhos a Oeste e ao Sul de Porto Real, a Campina e o Rochedo Casterly, resolveram que não se subjugariam à vontade Targaryen.

Na verdade, todo o Sul de Westeros não curtiu muito a ideia. A Cidadela resolveu se abster dessa guerra em específico, mas não era amigável aos recém-chegados e Dorne… Bom, Dorne foi o único lugar que os Targaryen não conseguiram conquistar.

Imagem de capa do item

Leões e Mãos de Ouro

Assim, para tentar derrubar o dragão estrangeiro, o Rei do Rochedo, Loren Lannister I e o Rei da Campina, Mern Gardener IX, juntaram seus exércitos e montaram uma marcha em direção a Porto Real.

Vale nota aqui que a distribuição de homens na armada não foi igual. Os Gardener eram muito mais da metade do exército. Mesmo se rebelando o Rei Lannister resolveu se conter um bocado.

Imagem de capa do item

55 mil homens

No fim, o exército da resistência foi composto por mais de 55 mil homens, contando com cerca de 5 mil montarias. Isso é coisa pra caramba.

Em contrapartida, o Aegon possuía cerca de cinco vezes menos que isso, uma diferença MUITO alta, mesmo levando em conta um dragão. Vejam bem: UM dragão.

Imagem de capa do item

Aegon, Visenya e Rhaenys

O que aconteceu, porém, é que o Aegon não foi enfrentar essa resistência sozinho. Essa foi a primeira vez que ele levou suas irmãs/esposas e seus dragões juntos. Nos céus ao sul de Blackwater, próximos da Goldroad, estavam Aegon, Visenya, Rhaenys, juntos do Balerion, Meraxes e Vhagar.

Além dos dragões, a estratégia Targaryen foi inteligente - bem parecida com a que a Daenerys usou. Eles não saíram tocando fogo no exército todo. Eles atacaram, sim, com os dragões, mas também dividiram o trabalho para incendiar a campina seca e criar uma barreira de fumaça, para os seus soldados se sobressaírem sobre o exército consideravelmente maior.

Arte

Imagem de capa do item

Flechas

Não foi só nos ganhos que o novo "Campo de Fogo" homenageou o antigo.

Ninguém possuía uma balista aqui e nenhum dragão foi atingido, mas a Visenya foi ferida por uma flecha em seu ombro, provando algumas vulnerabilidades Targaryen.

Imagem de capa do item

Traição Lannister

Todos falam sobre o que aconteceu com os Gardener nessa guerra, mas porque o mesmo não rolou com os Lannister?

Bom, quando o Rei do Rochedo percebeu a derrota iminente, ele pegou seu cavalinho, cavalgou pelas chamas e fugiu para seu castelo, abandonando a batalha.

No dia seguinte à luta, ele se submeteu aos Targaryen, se tornando o Protetor do Leste e Senhor do Rochedo Casterly.

Imagem de capa do item

Extinção Gardener

Porém, o destino não foi tão bom com os Gardener. Vocês não conhecem os primeiros Reis da Campina porque eles foram completamente eliminados durante o Campo de Fogo.

O último Gardener vivo foi um sobrinho do Rei Mern, que morreu por conta de suas queimaduras na batalha três dias depois. Quando ele morreu, a Casa Gardener foi junto dele.

Imagem de capa do item

Ascensão Tyrell

Enfim, a consequência mais conhecida do Campo de Fogo, além do respeito crescente dos Targaryen, é a ascensão da Casa Tyrell.

Antes vassalos dos Gardeners, os Tyrell assumiram como Senhores da Campina e Protetores do Sul depois da batalha.