10 coisas que você precisa saber sobre o Câmara!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Câmara!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Poderes

Câmara é um mutante cujo corpo basicamente é composto por energia psiônica pura, e cuja superfície corporal não passa de uma casca para quem ele é de verdade. Através disso, ele consegue disparar rajadas de energia, e liberando uma chama psicocinética.

Além disso, ele possui uma espécie de telepatia projetada. Isso significa que ele não consegue ler mentes, mas consegue transmitir seus pensamentos e até mesmo criar ilusões desfocadas.

Imagem de capa do item

Acidente

Quando seus poderes se manifestaram pela primeira vez, Câmara sofreu um grande acidente que desfigurou parte de seu rosto. Sua mandíbula, bem como pescoço e peito foram explodidos pela quantidade latente de energia.

Sua namorada, Gayle Edgerton, que estava junto dele na hora do acidente, acabou ficando paraplégica, sendo confinada a uma cadeira de rodas e desenvolvendo um ódio latente por Jono.

Imagem de capa do item

Geração X

Logo após a manifestação de seus dons, Jono foi convidado pelo Professor Xavier para ir até sua escola para jovens superdotados. A caminho, no aeroporto, ele foi atacado por um mutante maligno que se alimentava da material genético de outros mutantes.

Em seu resgate, vieram os membros da Geração X, uma outra equipe mutante, e ele acabou posteriormente entrando para o grupo antes de se juntar aos X-Men e outros grupos heroicos.

Imagem de capa do item

Namorada

Alimentada pelo ódio devido à sua paralisia, Gayle Edgerton se tornou cada vez mais vingativa com relação a Câmara. Depois que a Geração X veio salvá-lo no aeroporto, ela se aliou com o vilão Emplate, que estava caçando Jono, e ajudou-o a capturá-lo.

No cárcere, Jono e Gayle se reencontraram, e conseguiram superar toda a dor. Por fim, Jono consegue se livrar e os dois futuramente mantém uma relação amigável, por mais que o relacionamento tenha chegado ao fim.

Imagem de capa do item

Arma X e Dia M

Após participar da Geração X, Jono se infiltra no Programa Arma X a serviço dos X-Men. Lá, ele participa de um experimento e ganha um dispositivo que o permite controlar sua mutação, deixando seu corpo estabilizado.

Porém, isso acontece exatamente no Dia M, e Jono é um dos muitos mutantes a perder seus poderes. Com isso, o dispositivo é destruído e ele fica com um gigantesco buraco em seu rosto, pescoço e peito, o que o torna revoltado com relação ao mundo e o isola da sociedade.

Imagem de capa do item

Apocalipse

Ainda sem poderes, Câmara é encontrado por membros do Clã Akkaba, e descobre que ele é um descendente direto de Apocalipse. Eles prometem a ele uma cura, e assim o fazem. Jono tem seu corpo restaurado, mas acaba com a pele cinzenta e um visual parecido com o do vilão.

Seus poderes eventualmente retornariam junto com a cura, mas ele acaba abandonando o Clã Akkaba e passa a viver escondendo seu legado genético.

Imagem de capa do item

Novos Guerreiros

Durante a Guerra Civil dos super-humanos, Câmara é convidado por Jubileu a integrar os Novos Guerreiros, onde ele poderia lutar contra o crime sem se preocupar em defender um lado pró ou contra o Registro.

Lá, ele ganha um dispositivo sônico similar ao que deu poderes à Soprano, de forma que possa construir matéria sólida com o som. A partir daí, ele muda todo seu visual e passa a se chamar Decibel.

Imagem de capa do item

Era do X

Após os eventos da Era do X, Jono acaba ganhando seus poderes mais uma vez, e seu corpo é novamente destruído, o que o torna de novo angustiado e revoltado com sua aparência. Ele então acaba indo para Utopia e se junta aos X-Men.

Entretanto, poucos dias depois de sua chegada, estoura o Cisma mutante. Ele decide ficar do lado de Wolverine, e se muda com ele para a Nova Escola Jean Grey, onde chega a dar algumas aulas para os novos alunos.

Imagem de capa do item

Legião: Morte e Retorno

Quando David Haller, o Legião, perdeu mais uma vez o controle de seus poderes, Jono fez parte do esquadrão enviado para detê-lo. Em um de seus confrontos com o mutante, ele acaba sendo incinerado vivo por David, e morre.

Posteriormente, o Legião consegue ressuscitá-lo, restaurando seus poderes e retirando todas as parafernálias do Clã Akkaba de seu corpo.

Imagem de capa do item

Curiosidades

Devido aos seus poderes psiônicos, Jono não precisa - e não consegue - comer, beber, respirar ou falar. A energia interna lhe dava sustentação necessária para que ele não precisasse manter essas atividades, e foi ela quem substituiu seus órgãos vitais como pulmões e coração.

É dito que Câmara é um dos mutantes mais poderosos que já andaram sobre a Terra, porém, sua falta de controle aliada à sua personalidade rebelde e angustiada sempre contribuíram para que ele jamais conseguisse liberar todo seu poder.