10 Coisas que você precisa saber sobre o Apocalypse!
10 Coisas que você precisa saber sobre o Apocalypse!
Um dos maiores inimigos da Liga da Justiça, o Apocalypse vai dar as caras em Batman vs Superman, aparecendo pela segunda vez um live-action, a primeira foi em Smallville. Quem já assistiu às animações da DC ou é um leitor casual de quadrinhos sabe da importância da personagem, mas é bom relembrar algumas coisas antes do lançamento do filme.
Origem
De acordo com a história da origem do Apocalypse da DC Comics, o vilão icônico é o fruto de diversos experimentos realizados em uma Krypton pré-histórica por um cientista chamado Bertron. Isso aconteceu milhares de anos antes dos humanoides kryptonianos se tornarem a espécie dominante do planeta.
O objetivo do cientista era criar o ser vivo perfeito, para isso, ele pegou um bebê humanoide e o lançou ao ambiente voraz de Krypton, onde a criança foi instantaneamente morta. Em seguinte, o cientista recolheu os restos de DNA do bebê para criar um clone evoluído. Ele repetiu esse processo várias vezes, fazendo com que a criança evoluísse com cada reencarnação até que, finalmente, ela sobreviveu.
Não muito tempo depois, o Apocalypse retornou para a base de Bertron e matou todos os cientistas, fugindo do planeta em seguida.
Criação
O Apocalypse foi criado pelo artista e escritor Dan Jurgens. O objetivo era criar um vilão que pudesse vencer o Superman fisicamente, quando surgiu a ideia de matar o Superman, Jurgens ofereceu o conceito.
O Apocalypse apareceu pela primeira vez em Superman: The Man of Steel #17, lançada em 1992.
Nome
O nome original do Apocalypse era “O Supremo”, dado a ele por Bertron. Quando personagem veio para a Terra e lutou contra a Liga da Justiça, o Gladiador Dourado disse à imprensa que a destruição causada pelo vilão podia ser comparada ao apocalipse.
No Brasil, o personagem, que no original se chama Doomsday, ganhou o nome de Apocalypse para contrastar com o Apocalipse da Marvel, que havia chegado às terra tupiniquins cinco anos antes.
Maquina mortífera
Os constantes experimentos que fizeram com que o bebê humanoide se transformasse no Apocalypse imbuíram nele um profundo ódio por todos os seres vivos, transformando-o em uma máquina mortífera.
O Apocalypse não possui consciência e vive de puro instinto, sendo movido pelo ódio que sente. Assim, seu único objetivo é acabar com todo e qualquer tipo de vida.
Poderes e habilidade
O Apocalypse tem super-força que pode rivalizar com a de Darkseid, visto que ele já deixou o senhor de Apokolips inconsciente quando lutaram. Ele também tem super-velocidade e pode sobreviver no espaço, ele até mesmo foi capaz de suportar toda a força do Efeito Ômega de Darkseid.
O vilão tem um fator de cura acelerada que pode praticamente trazê-lo de volta à vida com uma resistência equiparável a de quem o “matou”. Ele também é conhecido por evoluir espontaneamente e desenvolver super-poderes que contrariam os de seus adversários.
Aparência
Durante as experiências que o criaram, o Apocalypse se tornou uma espécie de vida evoluída, que pode sobreviver sem energia solar. Ele não precisa comer ou dormir e não tem órgãos vitais além de um “cérebro” e olhos.
A cada evolução era como se centenas de anos tivessem passado, o que gerou sua pele cinza e as saliências ósseas.
Matando Lanternas Verdes
Certa vez, o Apocalypse foi atrás dos Guardiões do Universo e matou centenas de Lanternas Verdes que entraram em seu caminho.
Ele finalmente foi derrotado por um guardião em Oa, que sacrificou sua própria vida para enviar o monstro através de uma fenda espacial.
Dupla do Superman
Em uma única ocasião o Apocalypse se juntou ao Superman para derrotar o vilão Imperiex, um ser de pura energia cujo único objetivo é destruir e recriar o universo com sua visão de perfeição.
Para enfrentá-lo, o Apocalypse acabou lutando ao lado do Superman, mas o Imperiex o reduziu a uma pilha de ossos.
Lex Luthor
Depois de ser dizimado na batalha contra o Imperiex, o Apocalypse foi reencarnado por Lex Luthor através do uso de seus restos mortais e do DNA do Superman.
Este novo Apocalypse tinha consciência e podia soprar fogo, mas era muito mais fraco do que a versão original e foi facilmente derrotado por Superman.
A morte do Superman
Logo que chegou à Terra, o Apocalypse causou um rastro de destruição de morte, fazendo com que a Liga da Justiça tivesse que detê-lo.
Quando o Apocalypse reconheceu o DNA kryptoniano do Superman, ele fez do herói seu alvo, causando ferimentos mortais no Homem de Aço. Depois de uma batalha visceral, finalmente, ambos os combatentes caem “mortos”.
Com o mundo lamentando a morte do Superman, o corpo do Apocalypse foi levado para ser estudado.