10 coisas que você precisa saber sobre Nagini, de Harry Potter e Animais Fantásticos
10 coisas que você precisa saber sobre Nagini, de Harry Potter e Animais Fantásticos
Mais do que uma fera!
Apresentada pela primeira vez na saga de Harry Potter, a cobra Nagini tem um passado muito surpreendente, que será explorado mais a fundo na franquia Animais Fantásticos. Uma serva fiel do Lord Voldemort, ela esteve atrelada a diversos acontecimentos terríveis do Mundo Bruxo.
Pensando nisso, nós resolvemos dissecar toda a história desse réptil assustador – que, curiosamente, começou sua carreira como uma mulher amaldiçoada. Então, pode preparar sua ofidioglossia, pois aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre a Nagini!
Créditos: Divulgação
Qual é a origem da Nagini?
Conforme descobrimos graças ao último trailer de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, conheceremos Nagini de uma forma bem diferente: como uma mulher, que era uma das atrações do Circus Arcanus, um circo de atrações mágicas. Antes de virar uma cobra, ela era um Maledictus.
Esse é o nome dado a alguém que é vítima de uma poderosa maldição de sangue, e cujo destino é se transformar permanentemente em uma fera insaciável. No caso de Nagini, como nós bem sabemos, ela acaba se transformando em uma cobra, para o delírio - e horror - do público.
Auxiliando um fugitivo
Contudo, não pense que Nagini sempre foi uma pessoa violenta e sanguinária. De acordo com Claudia Kim, a atriz que interpreta a personagem em Os Crimes de Grindelwald, conheceremos uma mulher com "vontade de viver" e que ainda não é uma assassina.
Sabemos que ela se tornará uma grande amiga de Credence Barebone, e que vai ajudá-lo a encontrar uma nova vida, enquanto o Obscurial procura por sua mãe biológica nas ruas de Paris. Contudo, vale lembrar que sua transformação definitiva ainda vai acontecer...
O encontro de Nagini com Voldemort
Por enquanto, não sabemos muita coisa sobre o momento em que a mulher finalmente se transformou na fera, mas sabemos que, em algum momento após a Primeira Guerra Bruxa, ela acabou encontrando Voldemort - ou melhor, o que havia restado do corpo do bruxo - em uma floresta na Albânia.
Nessa época, Voldemort era apenas um ser desfigurado, preso à vida apenas por suas várias Horcruxes. Em determinado momento, ele assassinou Bertha Jorkins (uma funcionária do Ministério da Magia) na frente de Nagini, transformando a cobra em sua sétima Horcrux.
O renascimento do Lorde das Trevas
Nagini foi extremamente crucial para a sobrevivência de Voldemort, em todos esses anos em que o bruxo das trevas era só um espectro do homem que já havia sido outro dia. Ela era, entre todos os "seguidores" de Tom Riddle, a mais leal, e sempre estava próxima ao Herdeiro de Sonserina.
Conforme revelado nos livros, Pedro Pettigrew "ordenhava" a cobra, retirando um leite venenoso que era usado para preparar uma poção que pudesse restaurar razoavelmente o corpo de Voldemort, antes que ele tivesse força suficiente para conseguir uma nova forma física, em O Cálice de Fogo.
Nagini foi uma peça fundamental na Segunda Guerra Bruxa
Quando Voldemort ressurgiu com seu corpo completo, após ter sequestrado Harry Potter ao fim do Torneio Tribruxo, ele voltou ao poder de uma forma perniciosa, atacando suas vítimas na surdina, sem deixar que o Ministério da Magia tomasse ciência de seu retorno.
Nesse ponto, Nagini foi extremamente necessária, já que ela mesmo realizava algumas missões para seu mestre. Uma das mais famosas se deu quando ela foi supostamente encarregada de recuperar a profecia sobre Harry Potter no Departamento de Mistérios.
Ataque no Departamento de Mistérios
Durante essa missão, ela acabou encontrando Arthur Weasley, que estava montando guarda a serviço da Ordem da Fênix. A cobra logo atacou o patriarca dos Weasley, que quase morreu devido aos ferimentos e ao veneno letal do réptil. Contudo, Harry Potter teve visões do ponto de vista da cobra.
Isso acontece porque, assim como Nagini, Harry também foi uma Horcrux, e ambos possuíam uma conexão graças aos fragmentos da alma de Voldemort. Tanto é que, em As Relíquias da Morte, Harry usa essa conexão para saber mais da localização da serpente, para poder destruí-la.
Bathilda Bagshot
Alguns anos depois, quando a Segunda Guerra Bruxa estava em seu auge e Harry, Rony e Hermione tiveram que fugir de Hogwarts para caçar todas as Horcruxes. No Natal, tanto Harry quanto Hermione foram visitar Godric's Hollow, o vilarejo onde Lílian e Tiago Potter haviam morrido.
Lá, os dois bruxos se depararam com Bathilda Bagshot, apenas para descobrir que a velha havia morrido há meses, mas que através de uma magia negra muito profunda, Nagini estava controlando seu corpo como uma marionete. Nessa emboscada, a cobra quase mata a dupla, antes que possam fugir.
A morte de Severo Snape
A partir disso, Lord Voldemort logo percebeu que suas Horcruxes estavam sendo destruídas, uma a uma. Ele então foi atrás da Varinha das Varinhas, para que pudesse matar Harry Potter, enquanto protegia Nagini com todas as suas forças.
Durante a Batalha de Hogwarts, ele acabou se voltando contra Severo Snape, que ele acreditava ser o dono da Varinha das Varinhas. Ele acabou deixando que Nagini matasse seu "servo" - que, na realidade, era um agente duplo a serviço de Alvo Dumbledore.
A última Horcrux
Ainda durante a intensa guerra em Hogwarts, a cobra foi morta de uma forma muito inusitada. Enquanto Harry Potter batalhava com Voldemort nos pátios enlameados de sangue, Hermione e Rony foram atrás de Nagini, já que era a última Horcrux que ainda continha um pedaço da alma do bruxo das trevas.
No entanto, a cobra foi morta por ninguém menos que Neville Longbottom, que sempre foi taxado de covarde e, no fim, se mostrou digno suficiente para desembainhar a Espada de Godric Gryffindor do Chapéu Seletor. Com ela, ele decepou a serpente, extinguido o último fragmento de Voldemort.
A Nagini tem habilidades mágicas?
Apesar de parecer apenas uma serpente comum, Nagini possui uma série de habilidades poderosas. Ela é uma combatente desleal, capaz de matar com simples golpes. Além disso, seu veneno é extremamente poderoso e torna qualquer ferimento quase impossível de ser curado.
Outro dom famoso é a ligação telepática com Lord Voldemort e Harry Potter, já que ela era um receptáculo da alma do primeiro de modo que, assim como o segundo, era uma Horcrux. Ainda não sabemos se sua versão "humana" tinha outros dons mágicos além da transformação.