10 coisas que você precisa saber sobre Morbius, o vampiro vivo

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Morbius, o vampiro vivo

Por Raphael Martins

Morbius, o vampiro vivo, pode não ser um antagonista do Homem-Aranha tão conhecido quanto o Duende Verde ou o Dr. Octopus, mas dá um bocado de trabalho para o amigão da vizinhança quando os dois lutam. O que nem sempre acontece, é claro, já que ele não é só mais um vilão, sendo bem mais complexo que isso.

Com o primeiro trailer do filme baseado nele finalmente divulgado, o personagem vê uma onda de popularidade inédita, o que só deve aumentar a medida que a data de estreia se aproximar. Para te ajudar a ficar por dentro, fizemos essa lista com dez fatos interessantes sobre Morbius!

Imagem de capa do item

Criadores e criatura

Morbius foi criado pelos quadrinistas Roy Thomas e Gil Kane ainda no início dos anos 70. Stan Lee, que na época estava ocupado escrevendo um roteiro para um filme de ficção cientifica que nunca saiu, queria um novo vilão e pediu para a dupla bolar um, não dando maiores detalhes sobre como eles fariam isso, o que lhes deu toda a liberdade que precisavam.

A inspiração para o personagem veio de um filme de terror que Thomas tinha assistido na juventude, onde um homem se transformava em um vampiro não através de uma mordida, mas por exposição a radiação. Já Kane criou o visual de Morbius com leves inspirações no ator Jack Palance.

Imagem de capa do item

Primeira aparição

O personagem apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #101, publicada em outubro de 1971. Foi a primeira edição de uma revista do Homem-Aranha cujo roteiro não era escrito por Stan Lee.

Na história, Peter Parker, que estava com seis braços após tomar um líquido desenvolvido por ele para retirar seus poderes, vai até casa do Dr. Curt Connors, também conhecido como Lagarto, procurando ajuda.

Logo depois, ele é atacado por um faminto Morbius, que em seu frenesi, estava decidido a sugar até a última gota do sangue radioativo do Homem-Aranha. O herói é derrotado, mas acaba sendo salvo pelo Dr. Connors, que se transforma em Lagarto e luta contra o vampiro.

Imagem de capa do item

História de origem

Michael Morbius era um famoso cientista especializado em bioquímica, reconhecido mundialmente e com nada menos que um prêmio Nobel em seu currículo. Mas ele tinha uma doença rara no sangue que encurtava sua vida a cada minuto que passava.

Para salvar a si mesmo e a outros que poderiam sofrer da mesma doença, ele testou em si mesmo uma fórmula feita a partir das célular morcegos hematófagos e terapias de choque. Sua doença foi curada, mas o preço que ele pagou foi terrível.

O bom doutor acabou se transformando em um "pseudo-vampiro", uma criatura com várias características de um vampiro de histórias de terror, incluindo pele branca e aparência monstruosa.

Imagem de capa do item

Morbius, o vilão

Em sua primeira aparição nos quadrinhos, pouco tempo depois de ter passado por sua transformação e consumido por sua sede de sangue, Morbius matou a tripulação inteira de um navio, mostrando que não estava para brincadeira. Para continuar vivendo, ele precisava beber o sangue de inocentes, e sua sede falava mais alto que seu desejo por uma cura.

Enquanto estava descontrolado, Morbius já bateu de frente com o Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico, os X-Men e outros heróis, que além de impedi-lo de cometer ainda mais assassinatos, queriam ajudá-lo a se recuperar.

Imagem de capa do item

Morbius, o anti-herói

Após uma grande tragédia pessoal, Morbius jurou a si mesmo que, caso precisasse beber sangue, este seria o de malfeitores e corruptos, jamais o de inocentes. Assim sendo, ele mudou seu nome civil para Morgan Michaels e conseguiu um emprego como médico em um hospital, agindo secretamente como um vigilante.

Ele colaborou algumas vezes com vários super-heróis, incluindo o caçador de vampiros Blade. Durante a saga Guerra Civil, ele assinou o registro para super-humanos, ficando do lado do Homem de Ferro e sendo mandado pela S.H.I.E.L.D. para convencer Blade a fazer o mesmo.

Imagem de capa do item

Já fez parte de supergrupos

Enquanto anti-herói, Morbius enfrentou desconfiança e hostilidade por parte da comunidade heroica por seus métodos de luta contra o mal, mas era reconhecido como um igual e até fez parte de alguns grupos de superseres.

Ele já foi parte da A.R.M.O.R., uma agência secreta derivada da S.H.I.E.L.D., onde ficava de olho em qualquer atividade extra-dimensional hostil em nosso planeta.

Também foi um membro dos Filhos da Meia-Noite, e ao lado de heróis como Doutor Estranho, Motoqueiro Fantasma, Blade e Punho de Ferro, enfrentava poderosas ameaças místicas.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Embora não seja um vampiro propriamente dito, Morbius tem vários poderes que as míticas criaturas também possuem, como Super-força, super-velocidade, imortalidade, fator de cura acelerado e voo. Ele também pode enxergar muito bem à noite e pode hipnotizar pessoas.

Fora isso, ele ainda tem a mente de um gênio, o que, em combate, o coloca em alta vantagem contra qualquer tipo de inimigo. Como a origem de seus poderes é científica e não mística, alhos, crucifixos e outras coisas que poderiam ferir um vampiro comum não o afetam.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Como já foi dito, Morbius não é exatamente um vampiro, então a luz do sol não pode matá-lo. Apesar disso, ela pode inflingir danos em sua pele, que é muito sensível à luz do sol. Ele até pode se mover durante o dia, mas seus poderes são severamente reduzidos.

Ele também precisa ingerir sangue regularmente para manter sua vitalidade e força. Caso fique algum tempo sem fazê-lo, em questão de poucos dias ele morre.