10 coisas que você precisa saber sobre Monica Rambeau!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Monica Rambeau!

Por Evandro Lira

Com o lançamento de Capitã Marvel, os fãs tiveram a oportunidade de ver uma nova versão de uma grande heroína dos quadrinhos: Monica Rambeau. No filme, a personagem é uma criança, filha da melhor amiga de Carol Danvers, mas nas histórias da Marvel ela foi ninguém menos que a primeira Capitã Marvel, além de ter participado durante anos dos Vingadores. Confira!

Imagem de capa do item

Primeira Aparição

Criada por Roger Stern e John Romita Jr., Monica Rambeau teve sua primeira aparição em O Espetacular Homem-Aranha Anual #16, quando Peter Parker vê uma mulher afro-americana, que andava sozinha, sendo atacada por bandidos numa zona escura da cidade.

No momento em que ele pensa em ajudá-la, percebe que ela não precisa de ajuda, pois ela sozinha já havia conseguido dar conta dos caras. É nessa edição que conhecemos toda a história de origem de Monica e também que ela é apresentada aos Vingadores.

Imagem de capa do item

Uma agente da justiça

Monica Rambeau nasceu em Nova Orleans e é filha de Maria e Frank Rambeau. Antes mesmo de se tornar uma heroína super-poderosa, Monica já atuava a serviço da sua nação. Ela era tenente num navio da Patrulha do Porto de Nova Orleans, e foi num dia de trabalho qualquer que ela ganhou seus poderes.

Ao tentar deter um cientista maligno e sua arma de energia extradimensional, Monica foi atingida e ao invés de qualquer dano, ela ganhou os poderes de converter seu corpo em energia.

Imagem de capa do item

Super-poderosa

Seu poder de se transformar em qualquer forma de energia dentro do espectro eletromagnético lhe permitiu vários outros super-poderes. Como por exemplo, mudar sua aparência. Diferente de uma metamorfa, Monica não pode mudar sua forma física, mas sim modular sua energia ao ponto de parecer outra pessoa.

Além disso, ela possui a habilidade de voar, tem velocidade sobre-humana, consegue atravessar paredes e é nada menos que imortal. Monica não envelhece além do seu auge. Sam Wilson e Tony Stark a consideram uma ameaça de nível alfa.

Imagem de capa do item

A primeira Capitã Marvel

Isso mesmo! Muito antes de Carol Danvers ser a Capitã Marvel que todo mundo conhece, Monica Rambeau foi batizada com esse nome. Após ganhar seus poderes, ela passou a lutar contra o crime, chamando a atenção da mídia, que lhe atribuiu a alcunha de Capitã Marvel.

Imagem de capa do item

Vários codinomes

Monica é uma das heroínas da Marvel que mais adotou nomes diferentes durante sua carreira. Ela abriu mão da alcunha de Capitã Marvel para ceder a Genis-Vell, o filho do Capitão Marvel original, Mar-Vell. A partir daí ela assumiu a alcunha de Fóton.

Porém, o próprio Genis-Vell pegou o nome Fóton para si ao adquirir novos poderes, o que deixou Monica furiosa. Após uma briga, ela cedeu novamente e resolveu chamar a si própria de Pulsar. Contudo, a identidade de heroína de Monica Rambeau atualmente é Espectro.

Imagem de capa do item

Carreira nos Vingadores

Foi após conhecer o Homem-Aranha, que ela se juntou aos Vingadores, sendo treinada pelo Capitão América e a Vespa, de quem se tornou uma grande amiga. Lá, ainda usando o nome Capitã Marvel, ela fez uma longa carreira, chegando até a se tornar líder da equipe.

Mas foi diante de um confronto com o monstro Leviatã, que Monica se machucou gravemente e abandonou os Vingadores para cuidar de sua saúde, ficando posteriormente como um membro reserva da equipe.

Imagem de capa do item

Nova Onda

Monica Rambeau liderou também uma das equipes mais obscuras da Marvel, a Nova Onda, um esquadrão antiterrorismo especializado em neutralizar armas com potencial de destruição em massa. A equipe era formada por Monica, Elsa Bloodstone, Homem-Máquina, Tabitha Smith (Dinamite/Fusão) e Capitão.

Monica constantemente irritava a equipe por relembrar do tempo em que estava nos Vingadores e também porque tinha o costume de gritar o nome dos seus ataques quando os usava. O título fez enorme sucesso por sua maneira descompromissada e diferente de apresentar os super-heróis, fazendo inclusive diversas referências ao próprio Universo Marvel.

Imagem de capa do item

Parceria com outros heróis

Ainda que liderasse a Nova Onda, Monica também atuava ao lado de outros super-heróis. Por exemplo, o Pantera Negra a recrutou para se unir a ele, Luke Cage e Blade, para acabar com uma epidemia de vampiros em Nova Orleans após o furacão Katrina. O Capitão América também pediu para que ela se juntasse a ele nos Vingadores Secretos.

E claro, Monica também se aliou a Carol Danvers para a ajudar em uma investigação sobre uma imensa quantidade de barcos e aviões destruídos encontrados em Nova Orleans.

Imagem de capa do item

Poderosos Vingadores

Após um ataque de Thanos a Terra, Monica se junta a Luke Cage, Falcão, Marvel Azul, Ronin, Magnum, Mulher-Hulk e Tigresa Branca e formam os Poderosos Vingadores. Lá, ela inicia um romance com Marvel Azul. Foi nessa época que ela adotou o nome de Espectro.

Imagem de capa do item

Capitã Marvel

No Universo Cinematográfico Marvel fomos apresentados a uma Monica Rambeau ainda criança, no filme solo da Capitã Marvel. No filme, ela é filha da melhor amiga de Carol Danvers, Maria Rambeau.

Ela adora Carol, a quem chama de tia, e convence a própria mãe a acompanhar a amiga na missão de ajudar Talos. Além disso, é ela quem ajuda Carol a escolher as cores do seu traje de heroína.

Algumas teorias de fãs dizem que a personagem pode voltar a aparecer no futuro, muitos anos mais velha.