10 coisas que você precisa saber sobre a Marvel 2099!
10 coisas que você precisa saber sobre a Marvel 2099!
O futuro do Universo Marvel literalmente nas mãos do Destino. Marvel 2099 foi uma das séries mais legais da editora nos anos 90, imaginando como o mundo dos super-heróis estaria dali 100 anos. Muito popular, principalmente pelo estilo cyberpunk e o Homem-Aranha 2099, sua premissa original mudou com o tempo: não era mais o futuro, mas um futuro alternativo e por aí as coisas seguiram, adicionando cada vez mais personagens na teia.
Aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre a Marvel 2099! Onde, realmente, estarão os heróis na próxima virada de século?
Tema sugerido pelo leitor lucas.gt7!
Marvel 2093
Para quem não faz ideia do que é Marvel 2099, vamos dar um contexto. Marvel 2099 foi uma série de quadrinhos da editora que estreou em 1992, idealizada por Stan Lee e John Byrne. O cerne da trama é explorar um possível futuro do Universo Marvel, no caso, 100 anos daquela data. Em um primeiro momento, o projeto se chamava “The Marvel World of Tomorrow”, mudado para “Marvel 2093”, por conta do ano de lançamento, e, enfim, Marvel 2099.
Terra-928
Para começar, 4 títulos foram idealizados para o projeto: Doom 2099, imaginando o Doutor Destino no futuro, Justiceiro 2099, com Jake Gallows assumindo o manto do anti-herói, Homem-Aranha 2099, a revista mais famosa, com Miguel O’Hara no papel do Aranha e Ravage 2099, o único título com um super-herói “original” para a trama.
Idealizado como um possível futuro do Universo Marvel, logo foi revelado que 2099 é o mesmo universo em um futuro distante. Porém, com as várias mudanças de direção e na própria empresa, o mundo da trama foi batizado de Terra-928 ou Terra-616-2099.
Ravage
O único super-herói original do universo 2099, pelo menos a primeiro momento, que não estava assumindo mantos antigos ou fazia parte de algum grande grupo, é o Ravage. A revista do Ravage foi criada em 1992, por Stan Lee e Paul Ryan, apresentando Paul-Phillip Ravage, o CEO da ECO, uma subsidiária da Alchemax, que trabalhava no combate de poluidores. Em uma jornada de questionamentos ao governo e sua própria empresa, Ravage virou alvo e começou a ser caçado, o colocando em estado de fuga.
No meio do caminho, para salvar um de seus companheiros, ele foi exposto a altíssimos níveis de radiação, que lhe deu poderes. Ele ganhou a habilidade de concentrar e atirar bio-energia de suas mãos e uma segunda mutação, que lhe deu poderes sobre-humanos, mas mutou seu corpo a um estado animal, com chifres e mudanças em sua fisiologia.
Homem-Aranha 2099
Quanto ao Homem-Aranha 2099, Miguel O’Hara é um geneticista brilhante, empregado da Alchemax, que tem como objetivo recriar os poderes do Homem-Aranha em alguém. O’Hara ficou inspirado pelos registros que ainda restavam sobre o teioso e tentou recriar o experimento que mudou a genética de Peter no período presente.
Nessa tentativa, um dos testes em humanos deu muito errado, com o candidato morto, então O’Hara tentou desistir do projeto. Quando tenta sair da Alchemax, o rapaz acaba caindo em uma armadilha e sua única chance de escapar é usando seu experimento em si mesmo. Assim, Miguel acaba reescrevendo seu código genético e ganha poderes similares aos do Homem-Aranha original.
Alchemax
No mundo 2099, o planeta funciona de uma forma um pouco diferente. As cidades, países e governos são controlados por megacorporações. Entre elas, um dos cernes das tramas 2099, está a Alchemax. Miguel O’Hara trabalhou para a empresa como cientista e, tempos depois, foi colocado como CEO da corporação por consideração do Destino. Em várias histórias a Alchemax também é a antagonista principal dos heróis 2099.
Motoqueiro Fantasma 2099
Um dos títulos derivantes dos quatro primeiros foi Motoqueiro Fantasma 2099, que trouxe Kenshiro “Zero” Cochrane no papel do anti-herói no futuro 2099. O interessante aqui é que, nessa versão, o personagem não possui o Espírito de Vingança. Na verdade, Zero é um hacker que foi assassinado e, então, ressuscitado como o Motoqueiro Fantasma – com sua mente transferida para e controlando um poderoso e armado robô de combate.
Presidente Rogers
E no Universo 2099, houve um Presidente Rogers para os EUA! Mas era apenas um farsante do Capitão América. Durante o mandato do Doutor Destino como presidente dos EUA, uma conspiração foi criada para derrubá-lo, criando um falso Capitão América, Steven Rogers. Rogers foi até o público e denunciou o Destino, declarando que ele havia matado todos os heróis da antiguidade em uma grande batalha.
Rogers, então, torna-se presidente dos EUA e diretor da SHIELD. Em uma de suas primeiras ações, depois de construir uma réplica da Casa Branca, o farsante cria um plano para eliminar todos os heróis do país com a SHIELD, matando no processo o Justiceiro e o Hulk, além de outros.
Essa confusão toda acabou quando o Doom teve sua vingança e matou todos por trás da conspiração que o tirou do poder.
Doom 2099
Falando no Doutor Destino, ele é uma das peças fundamentais do Marvel 2099. Depois de uma longa saga para descobrir se ele realmente era o verdadeiro Doom ou não, Destino retoma a Latveria, toma a cidade flutuante de Valhalla, antes nas mãos da Alchemax, e, enfim, invade e conquista, no melhor sentido da palavra, a América, tornando-se Presidente dos EUA. Ele ainda chamou o Justiceiro, o Homem-Aranha, o Motoqueiro Fantasma e o Hulk para compor seu novo governo.
Tempos depois, através de um golpe, Destino foi tirado do poder, com o impostor do Capitão América assumindo o cargo na tentativa de eliminar todos os heróis do país. Isso também não durou muito, pois a vingança do Doom chegou bem rápido.
2099: Manifest Desteny
Durante os anos 90, a série fez muito sucesso, expandindo seu universo cada vez mais. Tivemos Quarteto Fantástico 2099, Hulk 2099, X-Nation 2099, X-Men 2099. Mas, com o passar do tempo, a publicação perdeu muito público, até ser reduzida a apenas uma série, 2099: World of Tomorrow. A última série 2099 não durou muito tempo também, sendo cancelada, deixando muitos arcos abertos e histórias sem resolução.
A edição final do universo 2099 foi com 2099: Manifest Destiny, em 1998, onde o Capitão América foi encontrado em um estado de animação suspensa e, com a ajuda de Miguel O’Hara, reuniu vários heróis 2099 para um novo time dos Vingadores. A história fecha com uma síntese do desenvolvimento humano entre 2099 e 3099, informando que a humanidade transformou o mundo corporativo de 2099 em uma Utopia e então expandiu suas fronteiras para o espaço.
Deadpool 2099
E nesse ano, o universo 2099 ganhou uma nova adição, com a Deadpool 2099. Em sua versão futurista, o nome do Deadpool foi passado para sua filha, Warda, que sequestrou o velho Wade para interroga-lo sobre sua mãe, Shiklah.