10 coisas que você precisa saber sobre Mar-Vell, o Capitão Marvel!
10 coisas que você precisa saber sobre Mar-Vell, o Capitão Marvel!
Antes de Carol Danvers, havia Mar-Vell!
Há alguns dias, fomos pegos de surpresa com a notícia de que Jude Law poderia interpretar Mar-Vell no filme solo da Capitã Marvel. Um dos heróis mais clássicos da Marvel Comics, Mar-Vell teve uma história bela, imponente e trágica, e é um personagem aclamado pelos fãs.
Caso você não o conhecia – ou até mesmo se conhecia, e quer relembrar um pouco da história do herói -, montamos aqui uma linha cronológica sobre o personagem e os eventos de sua vida, para que você esteja preparado para vê-lo nos cinemas!
Créditos: Marvel Comics
Mar-Vell, herói dos Kree
Nascido em Kree-Lar, uma das bases do Império Kree, o jovem Mar-Vell era visto com respeito pelos outros membros de sua raça, ainda que ele fosse um Kree de "pele rosa", e isso fosse visto com bastante preconceito por parte dos Kree de "pele azul", a espécie dominante do Império.
Capitão da Frota Estelar dos Kree, ele era um herói para seu povo, até ter sido escolhido pela Inteligência Suprema para executar um complexo plano de invasão na Terra, onde ele seria plantado juntamente com outros agentes Kree em prol da destruição do planeta. Na nave, ele viria junto com Una, o primeiro grande amor de sua vida, e o coronel Yon-Rogg, um homem extremamente astuto e violento, que amava Una e odiava Mar-Vell com todas as suas forças.
Capitão Marvel, herói da Terra
Entretanto, ao chegar à Terra, Mar-Vell passou por várias situações que alteraram toda sua postura em relação ao Império Kree. Ele conheceu Carol Danvers, que posteriormente se tornaria uma grande aliada e até mesmo interesse amoroso, foi traído pelos seus superiores e por Yon-Rogg e perdeu sua amada Una.
A partir daí, ele se voltou contra sua raça e passou a agir como protetor da Terra, tentando salvá-la de qualquer ameaça alienígena possível, principalmente vindo dos Kree. Usando um novo traje de combate, ele se tornou um grande herói na Terra, e chegou a participar eventualmente de diversas equipes, como os Vingadores e os Defensores do Dia.
Preso na Zona Negativa
Em uma de suas aventuras, Mar-Vell acabou migrando para o espaço, e ao ser atingido com uma quantidade considerável de radiação alienígena, o herói acabou sendo mandado para a Zona Negativa, uma dimensão alternativa, que existe paralela ao universo tradicional. Uma vez lá, ele recebeu uma ajuda da Inteligência Suprema, e sua mente se ligou à de Rick Jones, um jovem humano que já havia ajudado heróis como o Hulk e o Capitão América.
Rick encontrou dois objetos misteriosos: os Braceletes Quânticos. Quando usava os dois e chocava um contra o outro, ele era enviado à Zona Negativa, e o Capitão Marvel surgia em seu lugar, e vice-versa. Eles passaram um bom tempo juntos, e sua separação só se deu alguns anos antes da morte de Mar-Vell.
Carol Danvers
Após a morte de Una, a relação de Mar-Vell com Carol Danvers evoluiu dramaticamente. Os dois se amavam, mas não de uma forma romântica ordinária. Em vez disso, havia um senso de respeito e uma paixão platônica evidentes, por mais que os dois acabassem ficando juntos eventualmente. Porém, quando Carol foi sequestrada por Yon-Rogg, Mar-Vell partiu em seu resgate.
O vilão a acorrentou ao Psico-Magnetron, uma bomba muito poderosa. Apesar de ter conseguido derrotar Yon-Rogg, Mar-Vell não conseguiu pará-la a tempo, e se jogou em sua frente para salvar Carol. A explosão foi tão poderosa que fez com que parte do DNA do Kree fosse mesclado à heroína, que viria a se tornar a Miss Marvel nas HQs.
A Guerra Kree-Skrull
Durante a Guerra Kree-Skrull, Mar-Vell foi uma das peças centrais, ao lado dos Vingadores, para o andamento do confronto. Assim como a Feiticeira Escarlate e o Visão, ele foi sequestrado pelos Skrull e se manteve refém deles - ao mesmo tempo que conheceu e teve um caso com a Princesa Annelle, com quem teve um filho anos depois (o Jovem Vingador conhecido como Hulkling).
E embora Mar-Vell tenha desempenhado uma parte grande no conflito, ele precisou ser deixado de lado para que Rick Jones viesse à tona, e então a Inteligência Suprema garantiu a ele poderes de consciência cósmica similares aos que o Capitão Marvel ganharia anos depois, de forma que o jovem foi capaz de paralisar todo a Armada Skrull e o Império Kree.
A Saga de Thanos
Quando Thanos surgiu no Universo Marvel, o vilão já veio em busca de todo poder e destruição possível e sua primeira grande arma era o Cubo Cósmico. Ao conquistá-lo, ele enfrentou seus parentes em Titã e se transformou em uma divindade, enquanto enfrentava Vingadores e outros heróis da Terra, como o Capitão Marvel.
Mar-Vell foi uma das primeiras peças importantes na resolução do conflito contra Thanos, uma vez que serviu para impedir a primeira grande investida do Titã. Como o vilão havia se libertado e planejava uma revanche, Warlock surgiu para por fim do vilão... até o ressurgimento do Titã Louco nas vésperas do Desafio Infinito.
A Morte do Capitão Marvel
Pouco após seu conflito com Thanos, Mar-Vell se envolveu em uma briga com o criminoso terrestre Nitro, que pretendia roubar e utilizar uma perigosa substância química para causar terror na Terra. Mar-Vell conseguiu impedi-lo, mas acabou sendo exposto ao composto, e isso lhe trouxe um problema irremediável: o câncer.
Oito anos após a edição em que víamos o herói sendo exposto, Jim Starlin lançou a aclamada Morte do Capitão Marvel, a primeira graphic novel da Casa das Ideias. Na trama, seguíamos Mar-Vell enquanto ele descobre seu diagnóstico tardio e começa a se despedir das pessoas ao seu redor. É uma história triste, trágica e excelente, que marcou a história da editora. E isso torna o Mar-Vell um dos únicos personagens que nunca ressuscitou na história da Marvel. Ou melhor...
"Ressurreição"
No início dos anos 2000, Mar-Vell parecia ter ressuscitado nas histórias da Marvel Comics. Ele passou um bom tempo convivendo entre os heróis, e inclusive entrou em contato com um de seus "filhos" - o híbrido Kree-Srull conhecido como Hulkling. Porém, quando a Invasão Secreta foi revelada, esse Mar-Vell foi desmascarado como Khn'nr, um Skrull infiltrado.
Porém, diferente da maioria dos membros de sua raça, Khn'nr fazia parte de um programa especial dos Skrull, já que suas memórias haviam sido alteradas para que ele não soubesse que era um Skrull até ser revelado. Sua ligação com a Terra foi tão forte que, eventualmente, ele se rebelou contra os membros de sua raça para defender o planeta - de forma bem similar ao que Mar-Vell fez com o Império Kree.
Lorde Mar-Vell, do Cancerverso
Durante a saga O Imperativo Thanos, o Universo-616 é confrontado pela invasão de seres de uma terra inóspita e feroz: o Cancerverso. Nessa versão distorcida da realidade, onde a vida "prospera" e destrói tudo ao seu redor, o maior campeão do universo era Lorde Mar-Vell, uma versão distorcida e maligna do Mar-Vell original.
Ele vêm ao universo tradicional para enfrentar e derrotar Thanos, o avatar da Morte - e portanto, a única pessoa capaz de frear a maré corrosiva da vida. Os dois têm um embate letal, e ao final, alguns heróis precisa se sacrificar para derrotá-lo e devolvê-lo ao Cancerverso. Foi bem interessante ver os papéis sendo invertidos, e o Titã Louco representando uma figura quase heroica, antagônica a um maligno Capitão Marvel.
Poderes e habilidades
Antes de mais nada, Mar-Vell é um alienígena da raça Kree e, portanto, possui toda uma fisiologia extraterrestre que é convenientemente útil para combate. Ele tem força, agilidade, reflexos, durabilidade e velocidade sobre-humanas. Além disso, ele recebeu melhorias em sua essência graças às entidades cósmicas Eon e Zo.
A partir disso, ele consegue voar em grandes velocidades, além de ser capaz de absorver e manipular energia. Anos antes de sua morte, durante seu confronto contra Thanos, ele adquiriu uma consciência cósmica absurda, de forma que era capaz de compreender e decifrar os vários enigmas do universo.