10 coisas que você precisa saber sobre a Luna Lovegood, de Harry Potter

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a Luna Lovegood, de Harry Potter

Por Gus Fiaux

Uma das personagens mais adoradas do universo de Harry Pottera sonhadora Luna Lovegood tem uma história curiosa nos “bastidores” dos livros e dos filmes, e foi alvo de grandes teorias por parte dos fãs.

Aqui, separamos dez curiosidades que você precisa saber sobre uma das personagens favoritas da própria J.K. Rowling!

Imagem de capa do item

A importância de Luna Lovegood

Quando J.K. Rowling desenvolvia os livros de Harry Potter, ela separou sete personagens que seriam cruciais para o desenvolvimento da trama a partir de A Ordem da Fênix. Esses personagens ficaram conhecidos como o "Big Seven" de Rowling e eles são compostos não apenas pelos mais importantes da franquia, mas também por alguns dos favoritos da autora.

Dentro desse conjunto, temos Harry, Rony, Hermione, Neville, Draco, Gina e a própria Luna. Apesar de ser introduzida no quinto livro, ela tem grande relevância na história, se juntando à Armada de Dumbledore e ajudando no confronto contra os Comensais da Morte. Ela também é uma das primeiras a acreditar em Harry a respeito do retorno de Voldemort.

Imagem de capa do item

Homenagem familiar

Dezenove anos após os eventos de Harry Potter e as Relíquias da Morte, boa parte dos personagens da saga já constituiu sua própria família. Harry se casou com Gina e, juntos, eles tiveram três filhos.

Cada filho do casal tem um nome em homenagem a duas pessoas diferentes. Os rapazes são chamados Alvo Severo Potter e Tiago Sirius Potter, e a jovem moça, por sua vez, se chama Lílian Luna Potter. Considerando que Gina era uma grande amiga de Luna, é de se imaginar que a ideia do nome tenha vindo dela.

Imagem de capa do item

A Luna é uma Anti-Hermione?

Segundo a própria Rowling, Luna foi criada como uma anti-Hermione. Isso não significa que as duas sejam rivais, embora elas compartilhem de diversas cenas de antagonismo, principalmente no quinto livro.

Na verdade, enquanto Hermione é uma personagem organizada, lógica e centrada, Luna é o completo oposto disso, vivendo no mundo da lua e tendo opiniões e ideias muito controversas.

Ainda assim, as duas são muito inteligentes e perceptivas. Rowling descreve Hermione como uma versão exagerada de si própria e Luna como uma pessoa que realmente não se importa para o que as pessoas pensam sobre ela.

Imagem de capa do item

Teorias da conspiração e credos curiosos

Embora os filmes tenham cortado boa parte das interações absurdas de Luna com o restante dos personagens, os livros deixam bem claro que ela é uma menina que acredita em coisas muito peculiares - afinal de contas, seu pai é editor d'O Pasquim.

Para se ter uma ideia, ela acreditava que Sirius Black era, na verdade, Toquinho Boardman, o vocalista de uma banda chamada Os Duendeiros. Segundo ela, Cornélio Fudge matava duendes e fazia tortas com eles. Mas não se engane: essa tendência a acreditar em teorias da conspiração vem do fato de que ela sempre se questionava sobre tudo, uma das características da Corvinal, casa à qual ela pertence.

Imagem de capa do item

Luna Lovegood é uma heroína para muitos

A honestidade brutal de Luna, sua sensibilidade e maneirismos particulares fizeram com que muitos leitores acreditassem que a personagem tivesse Síndrome de Asperger, ou então participasse, de alguma forma, do espectro autista.

Embora isso nunca tenha sido comentado por Rowling, a personagem acabou se tornando uma heroína para pessoas dentro do espectro, inspirando muitos leitores e fãs dos filmes a enfrentarem as dificuldades, assim como a própria Luna.

Imagem de capa do item

Filha de... Severo Snape?

Antes da publicação de Harry Potter e as Relíquias da Morte, onde descobrimos um pouco mais sobre o pai de Luna, Xenofílio, havia uma teoria muito recorrente entre os fãs da franquia, que dizia que Luna era filha de ninguém menos que Severo Snape.

Apesar de muito popular, a teoria nunca teve indicações claras na trama e nem faria sentido dentro do universo construído por Rowling. Contudo, se fosse contada à própria Luna, talvez ela mesma poderia acreditar.

Imagem de capa do item

Relação com Newt Scamander

Após os eventos da Batalha de Hogwarts, a turma cresceu, se formou e evoluiu. Luna Lovegood, apesar de não aparecer no epílogo do sétimo livro, foi mencionada por Rowling em alguns escritos posteriores à publicação de As Relíquias da Morte.

De acordo com a autora, Luna se casaria com Rolf Scamander. Esse sobrenome deve ser familiar para você que já viu Animais Fantásticos e Onde Habitam. Rolf, na verdade, é neto de Newt Scamander e Tina Goldstein, o casal de protagonistas da nova franquia. Juntos, Luna e Rolf tiveram dois filhos, chamados Lysander e Lorcan.

Imagem de capa do item

Magizoologista

Continuando um pouco da história do item anterior, é interessante notar que, após sua graduação em Hogwarts, Luna escolheu o mesmo caminho profissional de seu marido (e do avô dele). Ela se tornou uma magizoologista, estudando animais e criaturas fantásticas ao redor do mundo.

Isso não é uma surpresa para os fãs, já que a personagem sempre se mostrou cativada por criaturas mágicas, como os Testrálios. Contudo, ela teve de deixar para trás várias de suas crenças com relação a outros animais... como por exemplo, talvez, os Erumpentes.

Imagem de capa do item

O significado do nome Luna Lovegood

J.K. Rowling é famosa por seus truques e brincadeiras com palavras ao longo da criação do Mundo Bruxo. Um exemplo claro nisso está na família Lovegood. Enquanto o sobrenome é bem óbvio, simbolizando o afeto e o amor de Luna pelos outros, os nomes também dão detalhes importantes sobre a personalidade dos personagens.

Luna é relacionado à lua, e isso corrobora com a personalidade aluada de Di-Lua. Já Xenofílio, por sua vez, serve quase como o oposto de "xenofóbico" e significa, de certa forma, "amor pelo estranho, pelo desconhecido."

Imagem de capa do item

Quem interpreta a Luna Lovegood nos filmes de Harry Potter?

Nos cinemas, Luna é interpretada por Evanna Lynch, uma atriz de origem irlandesa. Ela passou por uma grande seleção para interpretar a personagem, tendo como concorrente até mesmo Saoirse Ronan - de Brooklyn e Grande Hotel Budapeste.

Curiosamente, antes mesmo de conseguir o papel, a atriz trocava cartas com J.K. Rowling desde 2003, quando foi hospitalizada com anorexia e escreveu à autora falando sobre seu amor pelos livros. No mesmo ano, ela recebeu uma cópia autografada de A Ordem da Fênix, livro onde Luna aparece pela primeira vez.

Quando a seleção de atrizes teve início, cerca de 15.000 garotas passaram pelo teste, e Evanna foi a única a conseguir o papel. Curiosamente, Rowling ainda não havia a conhecido pessoalmente e nem sequer sabia que ela tinha feito audições para a personagem.