10 coisas que você precisa saber sobre a Lady Stoneheart, de Game of Thrones!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a Lady Stoneheart, de Game of Thrones!

Por Márcio Jangarélli

O Frey cortou sua garganta de orelha a orelha. Quando a encontramos à beira do rio, ela estava morta fazia três dias. Harwin me pediu para lhe dar o beijo da vida, mas tinha se passado muito tempo. Eu não faria isso, então Lode Beric colocou seus lábios nos dela em vez disso, e a chama da vida passou dele para ela. E.. ela se levantou. Que o Senhor da Luz nos proteja. Ela se levantou”. – Thoros de Myr em “O Festim dos Corvos“.

Muitos acreditam que agora é a hora da Senhora Coração de Pedra aparecer na série, outros tem certeza que ela não será adaptada. De qualquer forma, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre a Lady Stoneheart, de Game of Thrones! Os mortos não estão chegando só pelo Norte.

Imagem de capa do item

Lady Catelyn

Para falar da Lady Stoneheart, primeiro precisamos de contexto. No caso, é necessário falar sobre Catelyn Stark, a grande matriarca da família nas primeiras temporadas e nos primeiros livros da saga.

Catelyn, antes de ser Stark, era Tully, família que dominava Correrio antes do Casamento Vermelho. Ela é filha do Lorde Hoster Tully e sobrinha do Brynden Tully, o Peixe-Negro. Catelyn tinha vários irmãos, entre eles Lysa Arryn, Senhora do Vale, e Edmure Tully, o único que realmente se casou no fatídico episódio do Casamento na casa dos Frey.

A senhora Stark é descrita como orgulhosa, forte, gentil e generosa. Ela serviu, mesmo que não fosse ouvida na maioria das vezes, como a voz da razão para o Robb durante sua cruzada como Rei do Norte, e era extremamente honrada, seguindo o lema da casa Tully, “Família, Dever, Honra”. Essa era Catelyn.

Imagem de capa do item

Casamento Vermelho

Enfim, Catelyn foi uma das vítimas do Casamento Vermelho, que acontece na terceira temporada e terceiro livro, um ataque arquitetado pela família Frey, pelos Lannister e pelos Bolton para a derrubada de Robb Stark e da própria família Stark como Reis do Norte e conquista de suas terras. No episódio, Catelyn machucou sua própria face com as unhas, quando viu Robb ser morto, e teve sua garganta cortada “de orelha a orelha” por um dos filhos de Walder Frey.

Imagem de capa do item

Funeral

A tormenta de Catelyn não terminou aí. Assim como profanaram o corpo de Robb, cortando sua cabeça e costurando a cabeça de seu lobo, Vento Cinzento, no lugar, como um ato de zombaria aos ritos fúnebres dos Tully, os Frey apenas atiraram o corpo da Lady Stark no rio.

Por conta da tradição, os funerais da família Tully são feitos deixando o corpo, em uma canoa preparada, seguir o curso do rio até ser atingido por uma flecha em chamas, disparada pelo herdeiro ou familiar próximo.

Imagem de capa do item

Nymeria

O corpo de Catelyn ficou no rio por três dias até que Nymeria, a loba da Arya, que foi forçada a fugir no começo da história para não ser morta, depois que atacou o Joffrey, a encontra e leva para a margem.

Ao contrário da série, a Nymeria ainda é citada várias vezes nos livros, principalmente porque as habilidades de Warg não despertam só no Bran, mas nos outros Stark, incluindo a Arya, então ainda temos um pouco da relação da menina com a loba, que cresce forte dentro das florestas da região das Terras Fluviais e torna-se líder de uma matilha. Nymeria foge, deixando o corpo da Lady Stark, quando escuta um grupo se aproximando.

Imagem de capa do item

Irmandade Sem Bandeiras

Por fim, Catelyn é encontrada pela Irmandade Sem Bandeiras e esse é o ponto onde as coisas mudam. A Irmandade, até aquele momento, era liderada pelo Senhor Relâmpago, Beric Dondarrion, e seguiam uma espécie de “código Robin Hood”.

Beric é conhecido por ter morrido várias vezes e voltar a vida com a ajuda de outro membro do grupo, Thoros de Myr, um Sacerdote Vermelho da religião que cultua o deus R’hllor, como a Melissandre. A Irmandade já apareceu na série, quando houve o julgamento por combate entre Beric e o Cão.

Imagem de capa do item

Renascimento

Enfim, é descrito por Thoros que quando encontraram o corpo da Lady Stark, ela já estava longe demais para ele aceitar ressuscitá-la, pois já estava no rio há três dias e, antes disso, os Frey demoraram um dia para se desfazerem do corpo.

Beric doa sua própria vida para trazer a Lady Catelyn de volta, sua sétima e última morte. Parece não ter sido o melhor plano de todos, quando muito pouco de Catelyn Stark voltou àquele corpo.

Imagem de capa do item

Senhora Coração de Pedra

Eis que surge a Lady Stoneheart, ou Senhora Coração de Pedra. Catelyn volta à vida, porém já estava morta há muito tempo. Seguindo a história de Beric e suas seis mortes, cada vez que ele voltava do pós-vida, ele ia perdendo um pouco de si mesmo no caminho. Isso porque ele não se demorava tanto nos reinos sem Sol.

Catelyn voltou e, como estava no rio há três dias, seu corpo não se recuperou muito bem. Sua pele ficou extremamente branca, ela tinha pouco cabelo e os restantes tinham ficado brancos, vários machucados pelo corpo, as marcas de suas unhas continuavam em seu rosto e o corte em sua garganta, feito pelo Frey, continuava aberto. Assim, para aumentar mais a imagem aterrorizante da Lady Stark, ela não fala mais, apenas sussurros quando tapa o corte na garganta.

Além da aparência, toda a gentileza e honra de Catelyn se perderam no caminho de volta à vida. Ela voltou fria e apenas direcionada para vingança contra os Frey e todos aqueles que traíram os Starks no passado.

Imagem de capa do item

Forcas

Em sua busca por vingança, Lady Stoneheart tomou a liderança deixada por Beric da Irmandade Sem Bandeiras e o grupo, antes algo subversivo ao sistema de Westeros, tornou-se seu exército.

Ela começou a atacar a família Frey e todos aqueles que cruzavam seu caminho, mesmo que não estivessem ligados ao Casamento Vermelho ou à traição aos Stark, usando o enforcamento como sua marca principal, encontrando, nesse tempo, Brienne de Tarth, que estava nas Terras Fluviais.

Imagem de capa do item

Brienne

Brienne, nos livros, estava à procura de Sansa nas Terras Fluviais quando foi encontrada pela Irmandade. Então, temos o encontro da Lady de Tarth e a Lady Stoneheart. Depois de uma discussão sobre a promessa que Brienne havia feito a Lady Catelyn e sua nova lealdade ao Jaime Lannister, Stoneheart considera Brienne traidora e a condena ao enforcamento. Na cena, também temos Podrick sendo enforcado e o personagem Rorge se passando pelo Cão.

Imagem de capa do item

E na série?

Muitos especulam se veremos ou não a Lady Stoneheart na série. Esperavam sua aparição na quarta temporada, que não aconteceu. Os produtores de GoT disseram que seria um desperdício trazer Michelle Fairley novamente apenas para esse propósito.

No entanto, vários rumores apontam para a aparição da personagem nessa sexta temporada. Depois da retomada de personagens mortos voltando à vida, coisa que não víamos desde a participação da Irmandade (desconsiderando o Montanha), temos a volta das tramas das Terras Fluviais, dos Frey e várias citações ao Casamento Vermelho, principalmente à garganta cortada de Catelyn.

Por fim, com o plot das Terras Fluviais, temos Brienne e Jaime se encaminhando para o local, além da citação e, agora, aparição da Irmanadade Sem Bandeiras, muito mais brutal que a primeira vez. Thoros de Myr também está confirmado nos próximos episódios e a atriz da Lady Catelyn, Michelle Fairley, foi vista próxima dos sets de gravação.

Será que dessa vez teremos a Lady Stoneheart na série?