10 coisas que você precisa saber sobre Jean Grey
10 coisas que você precisa saber sobre Jean Grey
Tudo que você precisa saber sobre a telepata da Marvel!
A maior telepata do Universo Marvel, Jean Grey já foi conhecida como Fênix e Garota Marvel, além de ser uma das mais importantes integrantes dos X-Men. Jean tem uma legião de fãs que a acompanham nos filmes, desenhos e quadrinhos, por isso reunimos aqui dez coisas que você precisa saber sobre a mutante nível ômega!
Qual é a origem de Jean Grey?
Com dez anos de idade, Jean Grey viu sua melhor amiga, Annie, ser atropelada. A emoção de Jean ao segurar sua amiga enquanto ela morria fez com que seus poderes despertassem e devido a sua telepatia, Jean sentiu toda a dor da amiga que estava morrendo.
O evento fez com que Jean Grey entrasse em um profundo estado de depressão. Além disso, Jean não conseguia controlar suas habilidades e tentava ficar longe de todos.
Quando ela tinha onze anos, um psiquiatra amigo dos pais de Jean sugeriu que eles a levassem para um psiquiatra chamado Professor Charles Xavier. Ao conhecer a Jovem, Xavier lhe disse que ela era uma mutante, e passou a treiná-la para conseguir levitar pequenos objetos com suas habilidades psiônicas.
Xavier colocou barreiras telepáticas para que ela não pudesse utilizar suas habilidades telepáticas até atingir certa maturidade. Achando que Jean já havia atingido um bom nível de telecinese, Xavier “recomendou” para seus pais que eles a mandassem para sua nova “Escola para Jovens Superdotados”.
Quais são os poderes de Jean Grey?
Jean Grey é uma mutante nível Ômega. Desde seu nascimento, ela é uma poderosa telepata, telecinética e psiônica, estando entre as mais fortes mutantes do universo Marvel. Ela também é o avatar da Força Fênix, no qual manifesta poderes cósmicos.
A telepatia, telecinése e empatia de Jean são drasticamente aumentadas quando em contato com a Fênix, além de poder viajar no vácuo do espaço além da velocidade da luz. Ela também ganha controle sobre o fogo cósmico, manipulação temporal e a habilidade de ressureição.
Força Fênix
Quando em uma missão com o Quarteto Fantástico no espaço, Jean foi notada pela Força Fênix, uma das mais antigas entidades cósmicas. O ser sentiu o potencial de Jean enquanto tocava sua consciência. Eles voltaram pra Terra e algum tempo depois, em uma nova aventura no espaço, Jean se sacrificou para salvar seus colegas X-Men.
Contudo, ela não morreu. A Fênix atendeu o grito telepático de Jean por ajuda. A entidade veio e segurou a mão de Jean, salvando os X-Men e colocando Jean em um casulo, até suas feridas melhorarem. Após voltarem para a Terra, Jean e Fênix haviam se unido.
Os romances de Jean Grey
Ciclope e Jean Grey ficaram juntos por cerca de duas décadas! Até hoje são um dos mais antigos e adorados casais da Marvel, tanto que eles se casaram e por anos viveram juntos.
Wolverine e Jean Grey é um caso mais complicado. Enquanto Logan sempre foi atraído por Jean, pouquíssimas foram as vezes, antes dos filmes saírem, que Jean deu sinais de retribuir o sentimento.
Enquanto muitos fãs gostariam de ver o casal nos quadrinhos, as chances são bem pequenas... A menos que seja em um universo alternativo, como a “Era de Apocalipse”, onde Jean e Wolverine deram certo.
Além disso, Anjo, Fera e Professor Xavier também já demonstraram sentimentos pela moça.
As amizades de Jean Grey
A melhor amiga de Jean Grey é Ororo Munroe, a Tempestade; é também uma boa amiga de Jubileu e até mesmo Vampira. Além disso, Jean também tem um bom relacionamento com outras heroínas, como Susan Storm e Janet van Dyne.
Madelyne Pryor
Madelyne Pryor era uma mutante muito semelhante a Jean Grey. Tanto que diversas pessoas as confundiam. De maneira mais misteriosa, sua mente sempre foi totalmente fechada para o professor X, e ela foi a única sobrevivente de um acidente que avião que ocorreu no mesmo momento em que a Fênix Negra se sacrificou na Lua.
Na verdade, ela era uma clone de Jean Grey, criada pelo Sr. Sinistro que acreditava que uma união entre as linhagens de Summers e Grey iria resultar em um poderoso mutante, capaz de derrotar o Apocalipse.
Madelyne conheceu Ciclope, ambos se casaram e tiveram um filho, Nathan, que se tornaria o mutante Cable. Com ele tendo sido sequestrado, ela decidiu ajudar diversos demônios a criarem um portal para a Terra, em troca, querendo a localização de seu filho. Ajudando os demônios, Madelyne lutou contra Jean Grey. Madelyne acabou morrendo, e voltando, diversas outras vezes e hoje é uma recorrente inimiga dos X-Men.
White Hot Room
O “White Hot Room”, ou “Quarto Quente Branco”, em tradução literal, é uma espécie de “pós vida” e base de operações da Fênix. É lá que Jean Grey e a Fênix ficam até serem necessárias. Segundo a Morte, o local é “o Alfa e o Ômega, o começo e o fim de tudo - onde o universo físico se une com o domínio do espirito e imaginação.”
Isso foi inventado pois, após a Fênix Negra ter destruído e matado diversos seres, os editores achavam que ela deveria ser punida por isso. Assim, Jean, após seu sacrifício na Lua, acaba passando um longe tempo criando palácios para as almas que estavam ali por sua culpa.
Jean também recebeu seus pais e familiares, quando foram mortos pelos Shi’ar, que pretendiam eliminar o gene Grey da existência. Dentro do White Hot Room também está a Coroa. Diversas vezes Jean falou do artefato e, segundo a consciência da Fênix, Jean é a “Fênix Branca da Coroa”, contudo o que a Coroa significa, nunca foi revelado.
Jean Grey nos cinemas
Nos filmes dos X-Men Famke Janssen ficou famosa por seu papel como Jean Grey; No entanto, Maria Bello (Os Suspeitos) e Lucy Lawless (Xena: A Princesa Guerreira) foram consideradas anteriormente para o papel.
Além disso, Peta Wilson teve o papel oferecido a ela, contudo recusou pois estava filmando a quarta temporada de “La Femme Nikita”.
Jean Grey, no primeiro filme, teve algumas características do Fera incorporadas no personagem, já que não queriam usar imediatamente o Dr. Hank McCoy, assim ela ganhou conhecimento médico e se tornou uma apoiadora política dos direitos mutantes.
Baby Jean
Nos quadrinhos, recentemente, o Fera trouxe os cinco X-Men originais para o presente. Isso fez com que a Marvel trouxesse Jean Grey de volta sem precisar ressuscitar a mutante. “Baby Jean”, como ficou conhecida pelos fãs, apresenta uma telepatia e telecinése muito mais poderosa do que a mostrada pela personagem anteriormente.
Após começar a treinar com Emma Frost, Jean passou a conseguir utilizar as ondas psíquicas ao seu redor para criar uma poderosa força telecinética, fazendo com que Jean se transformasse em pura energia psiônica.
Baby Jean também, após ter visto toda a sua vida pela mente do Fera, não parece estar muito interessada em romances, mesmo com Ciclope, Anjo e Fera estando apaixonados por ela, o único que ela beijou foi Baby Hank, porém o relacionamento não se desenvolveu, Ciclope foi para o espaço e Warren começou um romance com X-23. Jean, no momento, está muito mais preocupada em aprimorar suas habilidades.
As mortes de Jean Grey
Jean Grey é conhecida por morrer várias vezes. Poucas vezes foram as que ela realmente morreu, em algumas foi apenas dada como morta, ou sumiu por um tempo.
A primeira vez foi quando ela “morreu” pilotando uma nave em Fabulosos X-Men #101; depois ela cometeu suicídio na Lua em Fabulosos X-Men #137; foi apagada da existência por Thanos em Manopla do Infinito #01; foi morta por sentinelas em Fabulosos X-Men #281; acabou sendo empalada por Wolverine no asteroide M em Novos X-Men #148 e logo após foi morta por Xorn em Novos X-Men #150. Após isso, em Phoenix: Endsong ela foi morta em seis ocasiões diferentes por Wolverine, e no fim acaba se matando ao entrar em uma grande geleira.
Até contaria as mortes, mas sou de humanas. Então fique por conta própria.