10 coisas que você precisa saber sobre Janet Van Dyne, a Vespa!
10 coisas que você precisa saber sobre Janet Van Dyne, a Vespa!
Hora de saber um pouco mais sobre a heroína interpretada por Michelle Pfeiffer em Homem-Formiga e a Vespa!
Janet Van Dyne é uma das figuras mais importantes dos quadrinhos, tendo uma grande relação com o Homem-Formiga e os Vingadores. Na última edição da San Diego Comic-Con, descobrimos que a heroína será interpretada por Michelle Pfeiffer em Homem-Formiga e a Vespa.
Agora, separamos alguns detalhes que você precisa conhecer sobre a Vespa original nos quadrinhos e sua relevância dentro do Universo Marvel!
Créditos: Divulgação (Marvel Comics, Walt Disney)
Vida de inseto
Filha de um renomado cientista, Janet Van Dyne entrou em contato com o mundo heroico quando seu pai foi morto. Abalada, ela procurou ajuda de Hank Pym para expor o assassino, mas acabou desenvolvendo sentimentos românticos pelo Homem-Formiga, que lhe revelou sua identidade secreta.
Mesmo com medo das consequências, Hank expôs Janet às Partículas Pym e ela logo ganhou as mesmas habilidades que ele. No início de sua carreira, a Vespa realizava todas as missões junto do Homem-Formiga, enfrentando espiões soviéticos e outros cientistas malignos decididos a trazer caos ao mundo.
Por trás da máscara
Janet sempre teve uma personalidade única e poderosa. Apesar de ser filha de um cientista, ela nunca teve muita vocação para a área e, em vez disso, usou seu carisma e habilidade social para se tornar uma espécie de celebridade. Fora da vida heroica, ela era uma estilista renomada, o que a deixou conhecida pelas constantes mudanças em seu uniforme.
Por um tempo, ela chegou a servir como a "relações públicas" dos Vingadores, atuando de modo a valorizar a imagem dos heróis perante os civis. Janet também é conhecida por seus diversos relacionamentos na equipe. Além de ter sido casada com Pym, ela já teve flertes e namoros com o Destrutor, o Capitão América e outros.
Formiga e Vespa
Um dos casais mais antigos da Marvel nos quadrinhos, Hank Pym e Janet Van Dyne têm uma longa e tumultuada relação. Eles viviam em conflito, pois Jan sempre esteve interessada em uma vida heroica, enquanto Hank preferia manter seu foco na ciência, o que levou a diversas discussões do casal.
Eles chegaram a se casar em uma cerimônia bizarra - na época, Henry assumiu a identidade do Jaqueta Amarela, dizendo que havia "matado" o Homem-Formiga. Anos depois, Pym teria diversos problemas com seus distúrbios psicológicos, o que resultaria no fatídico momento em que ele a agrediria fisicamente. Por conta disso, os dois se divorciariam e apesar das inúmeras tentativas de reconciliação, permaneceriam separados.
Heróis Mais Poderosos da Terra
A Vespa foi um dos cinco membros originais dos Vingadores, ao lado do Homem-Formiga, Hulk, Thor e Homem de Ferro. Ela permaneceu um bom tempo ao lado dos Heróis Mais Poderosos da Terra e diversas outras equipes derivadas, como os Fabulosos Vingadores e os Poderosos Vingadores, além dos Vingadores da Costa Oeste.
Suas contribuições para a equipe vão além do campo de batalha: foi ela quem deu o nome da equipe e, anos depois, foi por causa dela que o Visão recebeu essa alcunha. Uma curiosidade: originalmente, ela estaria no filme d'Os Vingadores, mas foi substituída pela Viúva Negra.
Bomba-viva
O momento mais devastador da vida de Janet Van Dyne aconteceu durante a Invasão Secreta dos Skrulls na Terra. Em uma de suas reconciliações com Pym, ela passou a nutrir um relacionamento com o Jaqueta Amarela - que era na verdade um Skrull disfarçado, conduzindo experimentos com Partículas Pym no corpo da heroína.
Quando a invasão foi repelida pelos Vingadores, os Skrull elaboraram um macabro plano de contingência: Janet iria aumentar de tamanho e se tornar uma bomba-viva, eliminando toda a cidade de Nova York. Para impedir uma catástrofe maior, o Thor teve de atingi-la com um raio. Ela desapareceu e foi dada como morta. Nesse período, o verdadeiro Pym retornou e, em sua homenagem, adotou o nome "Vespa".
Microverso e (fabuloso) retorno
Contudo, conforme revelado posteriormente, Janet não havia morrido. Ela foi encolhida em um tamanho subatômico, de modo que passou a entrar na realidade conhecida como Microverso - algo similar aconteceu com a heroína nos cinemas.
Após muita luta com o "governo local", ela conseguiu emitir um chamado de socorro para os Vingadores, que puderam salvá-la. Com isso, ela foi convidada a entrar para o Esquadrão Unidade, uma facção dos Vingadores que mostrava que humanos e mutantes podiam trabalhar em harmonia. Aceitando o convite, ela se tornou a agente publicitária da equipe e desenvolveu novos trajes para os membros.
Um casal improvável
Na época em que atuou com os Fabulosos Vingadores, Janet se aproximou de Destrutor, o irmão de Ciclope e "líder" tático da equipe. Juntos, eles tiveram um breve relacionamento que, apesar de curto, teve grandes repercussões no universo. Em um futuro alternativo, Janet e Alex tiveram uma filha que teve de ser apagada da existência quando eles voltaram no tempo.
Isso fez com que Alex perdesse a cabeça, especialmente durante os eventos da saga EIXO, na qual ele foi manipulado pelo Caveira Vermelha para se tornar um vilão, assim como os outros Vingadores. Durante o evento, o relacionamento dos dois deteriorou e Janet está solteira novamente nas HQs.
Negócios de família
Atualmente, uma nova heroína assumiu o manto da Vespa. Trata-se de Nadia Pym, a filha de Hank com sua primeira esposa, Maria, que foi sequestrada ainda grávida por cientistas soviéticos. Como resultado, Nadia cresceu na Rússia, mas fugiu e se tornou uma heroína replicando os experimentos de Hank.
Antes de se juntar à nova formação dos Vingadores, Nadia foi atrás de Janet Van Dyne, em busca de sua "benção". Janet foi extremamente compreensiva e as duas são boas amigas, de modo que a heroína original concordou em compartilhar o manto heroico com sua enteada. Atualmente, ela faz parte dos Vingadores, assim como Janet e possui suas próprias aventuras.
Poderes e habilidades
Assim como Hank Pym, Janet possui a habilidade de controlar seu tamanho corporal. Embora ela possa aumentar, a heroína prefere usar os poderes de encolhimento, já que assim ela pode agir em modo furtivo. Quando em formato diminuto, ela possui dois pares de asas implantados em suas costas, o que permite com que ela possa voar em grandes velocidades.
Como se não bastasse, ela também pode comandar exércitos de insetos graças às antenas de seu traje. Sua habilidade mais ofensiva está na capacidade de disparar rajadas bio-elétricas de suas mãos, que causam intensa dor em suas vítimas e podem atravessar estruturas densas, como se fossem um laser.
Das páginas para Hollywood
A Vespa já teve duas encarnações nos cinemas, em Homem-Formiga. Janet Van Dyne fez uma pequena participação no primeiro filme, onde descobrimos que ela foi enviada para o "Reino Quântico" durante uma missão com seu marido, Hank Pym. Ela retornará na continuação, interpretada por ninguém menos que Michelle Pfeiffer, a Mulher-Gato de Batman: O Retorno.
Além disso, há a Vespa atual, que é Hope Van Dyne. Ela é filha de Hank e Janet, e está começando o treinamento para assumir o manto de sua mãe. Hope é inspirada em uma personagem de mesmo nome que existe em um universo alternativo dos quadrinhos, conhecida como Rainha Vermelha.